A criação coreográfica na Escola de Dança Ana Mangericão, com alunos do 3º Ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/251 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança. |
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A criação coreográfica na Escola de Dança Ana Mangericão, com alunos do 3º CicloEnsino artístico especializadoCriação coreográficaArte na educaçãoDançaRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança.Elaborado no âmbito do Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança, este relatório, referente ao Estágio na Escola de Dança Ana Mangericão, teve como principais objectivos organizar, fundamentar e sistematizar a metodologia desenvolvida, no âmbito da disciplina de Criação Coreográfica. Partimos assim, de uma recolha de elementos relativos à influência da arte na educação, em especial no ensino da dança, e da forma como, nos dias de hoje, este conceito está implantado no nosso país, em particular no ensino artístico especializado. Impera assim, uma análise dos diferentes métodos educacionais existentes no âmbito da área de ensino em questão, a forma como alguns pedagogos organizaram e desenvolveram as componentes de movimento, bem como os seus conteúdos e objectivos. Nesta direcção, aplicou-se uma metodologia de investigação qualitativa, em que a investigação-acção, constituiu um elemento central na recolha e tratamento de informações numa dinâmica constante. A amostra do estudo é composta por alunos do 3º Ciclo, do Ensino Vocacional de Dança, com os quais foi desenvolvido um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, no campo de acção da disciplina de criação coreográfica. Procurámos assim, compreender de que modo os alunos deste grau de ensino, intervêm e interagem em situações ou propostas concretas, ao nível destas abordagens. Ao longo deste estágio e após a análise e reflexão final do estudo em causa, constatou-se que os alunos foram bastante receptivos às estratégias metodológicas aplicadas, desenvolvendo todas as propostas de trabalho de forma entusiasta.Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de LisboaMarques, Ana SilvaRCIPLCayatte, Patrícia Maria Camões Godinho2011-11-07T13:30:43Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/251porporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:36.956900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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