Enrocamento compactado? Sim.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinta-Ferreira, Mário
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Veiga Pinto, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35277
Resumo: Os aterros nas obras de engenharia são normalmente construídos com solos dado o seu reduzido custo. As técnicas de construção e de controlo de qualidade deste material estão bastante divulgadas e são bem conhecidas. No entanto em Portugal ocorrem grandes extensões em que abundam os maciços rochosos com escassez de solos. Nestes locais o custo de utilização dos solos torna se muitas vezes proibitivo dadas as distâncias de transporte. Por outro lado a crescente interferência das obras com o terreno, em resultado das maiores dimensões dos empreendimentos e de projectos mais exigentes, origina a escavação de grandes volumes de rocha cujo destino é necessário acautelar para não conduzir a grandes depósitos com custos acrescidos. Para a construção de aterros de enrocamento com os tipos de rochas existentes em obra há que proceder à caracterização e selecção das rochas e utilizar procedimentos na colocação e compactação adequados aos materiais de enrocamento.
id RCAP_a2522c0478d43f9faa625fa95c521e6f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/35277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Enrocamento compactado? Sim.Os aterros nas obras de engenharia são normalmente construídos com solos dado o seu reduzido custo. As técnicas de construção e de controlo de qualidade deste material estão bastante divulgadas e são bem conhecidas. No entanto em Portugal ocorrem grandes extensões em que abundam os maciços rochosos com escassez de solos. Nestes locais o custo de utilização dos solos torna se muitas vezes proibitivo dadas as distâncias de transporte. Por outro lado a crescente interferência das obras com o terreno, em resultado das maiores dimensões dos empreendimentos e de projectos mais exigentes, origina a escavação de grandes volumes de rocha cujo destino é necessário acautelar para não conduzir a grandes depósitos com custos acrescidos. Para a construção de aterros de enrocamento com os tipos de rochas existentes em obra há que proceder à caracterização e selecção das rochas e utilizar procedimentos na colocação e compactação adequados aos materiais de enrocamento.Associação de Engenharias da Universidade de Coimbra1994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/35277http://hdl.handle.net/10316/35277porQuinta-Ferreira, M.; Veiga Pinto, A. 1994. "Enrocamento compactado? Sim.", Vertical. Revista da Associação de Engenharias da Universidade de Coimbra, nº1: 38 - 43.Quinta-Ferreira, MárioVeiga Pinto, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T04:53:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:55:14.479382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Enrocamento compactado? Sim.
title Enrocamento compactado? Sim.
spellingShingle Enrocamento compactado? Sim.
Quinta-Ferreira, Mário
title_short Enrocamento compactado? Sim.
title_full Enrocamento compactado? Sim.
title_fullStr Enrocamento compactado? Sim.
title_full_unstemmed Enrocamento compactado? Sim.
title_sort Enrocamento compactado? Sim.
author Quinta-Ferreira, Mário
author_facet Quinta-Ferreira, Mário
Veiga Pinto, António
author_role author
author2 Veiga Pinto, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinta-Ferreira, Mário
Veiga Pinto, António
description Os aterros nas obras de engenharia são normalmente construídos com solos dado o seu reduzido custo. As técnicas de construção e de controlo de qualidade deste material estão bastante divulgadas e são bem conhecidas. No entanto em Portugal ocorrem grandes extensões em que abundam os maciços rochosos com escassez de solos. Nestes locais o custo de utilização dos solos torna se muitas vezes proibitivo dadas as distâncias de transporte. Por outro lado a crescente interferência das obras com o terreno, em resultado das maiores dimensões dos empreendimentos e de projectos mais exigentes, origina a escavação de grandes volumes de rocha cujo destino é necessário acautelar para não conduzir a grandes depósitos com custos acrescidos. Para a construção de aterros de enrocamento com os tipos de rochas existentes em obra há que proceder à caracterização e selecção das rochas e utilizar procedimentos na colocação e compactação adequados aos materiais de enrocamento.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/35277
http://hdl.handle.net/10316/35277
url http://hdl.handle.net/10316/35277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Quinta-Ferreira, M.; Veiga Pinto, A. 1994. "Enrocamento compactado? Sim.", Vertical. Revista da Associação de Engenharias da Universidade de Coimbra, nº1: 38 - 43.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Engenharias da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Associação de Engenharias da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133838925889536