Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marín, Arturo Diaz
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/1768
Resumo: À medida que se avança no conhecimento do que é a RAM e quais as implicações das suas inovações tecnológicas na aplicação aos meios militares, as FA sentem necessidade de levar a cabo uma alteração dos seus conceitos operacionais, bem como uma transformação profunda na organização da força. A resposta a estas novidades tácticas e tecnológicas, resulta numa liberdade de acção acrescida na especialização das unidades. No entanto, a criação de meios que permitam uma maior iniciativa e aumento dos rendimentos da sua força torna-se necessária. No entanto, a própria RAM pode funcionar como um elemento perturbador do sistema. Perante a dificuldade de aceder às inovações tecnológicas, a aquisição de armas biológicas e químicas poderá aumentar para responder a esse gap tecnológico por parte de potências párias. Tal facto pressuporia um retrocesso na estabilidade mundial.
id RCAP_a266f877612b62868724cd488fde8f65
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/1768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)Segurança internacionalEstratégiaForças armadasRMAPaíses iberoamericanosÀ medida que se avança no conhecimento do que é a RAM e quais as implicações das suas inovações tecnológicas na aplicação aos meios militares, as FA sentem necessidade de levar a cabo uma alteração dos seus conceitos operacionais, bem como uma transformação profunda na organização da força. A resposta a estas novidades tácticas e tecnológicas, resulta numa liberdade de acção acrescida na especialização das unidades. No entanto, a criação de meios que permitam uma maior iniciativa e aumento dos rendimentos da sua força torna-se necessária. No entanto, a própria RAM pode funcionar como um elemento perturbador do sistema. Perante a dificuldade de aceder às inovações tecnológicas, a aquisição de armas biológicas e químicas poderá aumentar para responder a esse gap tecnológico por parte de potências párias. Tal facto pressuporia um retrocesso na estabilidade mundial.Instituto da Defesa NacionalRepositório ComumMarín, Arturo Diaz2011-12-12T16:05:27Z2003-042003-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/1768spa0870-757Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T11:56:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/1768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:53.459875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)
title Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)
spellingShingle Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)
Marín, Arturo Diaz
Segurança internacional
Estratégia
Forças armadas
RMA
Países iberoamericanos
title_short Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)
title_full Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)
title_fullStr Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)
title_full_unstemmed Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)
title_sort Implicaciones de la RAM en la Estrategia y en la Seguridad en los Paises Ibero-americanos (Intervenção da Espanha)
author Marín, Arturo Diaz
author_facet Marín, Arturo Diaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marín, Arturo Diaz
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança internacional
Estratégia
Forças armadas
RMA
Países iberoamericanos
topic Segurança internacional
Estratégia
Forças armadas
RMA
Países iberoamericanos
description À medida que se avança no conhecimento do que é a RAM e quais as implicações das suas inovações tecnológicas na aplicação aos meios militares, as FA sentem necessidade de levar a cabo uma alteração dos seus conceitos operacionais, bem como uma transformação profunda na organização da força. A resposta a estas novidades tácticas e tecnológicas, resulta numa liberdade de acção acrescida na especialização das unidades. No entanto, a criação de meios que permitam uma maior iniciativa e aumento dos rendimentos da sua força torna-se necessária. No entanto, a própria RAM pode funcionar como um elemento perturbador do sistema. Perante a dificuldade de aceder às inovações tecnológicas, a aquisição de armas biológicas e químicas poderá aumentar para responder a esse gap tecnológico por parte de potências párias. Tal facto pressuporia um retrocesso na estabilidade mundial.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04
2003-04-01T00:00:00Z
2011-12-12T16:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/1768
url http://hdl.handle.net/10400.26/1768
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-757X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto da Defesa Nacional
publisher.none.fl_str_mv Instituto da Defesa Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134931879723008