Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Laudenice Barbosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3231
Resumo: Enquadramento: O stress acompanha o indivíduo, tanto no trabalho como na vida social. Desencadeado por diversos fatores, o stress está, também,presente na vida do professor. Objetivos: Identificar os fatores que têm desencadeado situações de stress dos professores no Ensino Fundamental do município de Campo Grande-AL; Determinar os principais stressores no bem-estar e satisfação dos mesmos. Material e métodos: Optou-se pelo tipo de investigação quantitativo e não experimental, com corte transversal, descritivo e correlacional. A recolha de dados foi realizada através de protocolo constituído por questionário de caraterização sócio demográfica e escalas de: Satisfação Geral do Trabalho; Vulnerabilidade ao Stress; Afecto Positivo e Negativo; Apgar Familiar e Inventário de Qualidade de Vida. A amostra é não probabilística por conveniência constituída por 70 (setenta) professores do Ensino Fundamental. Resultados: Constatou-se que 50% dos participantes apresentaram vulnerabilidade ao stress, 28,5% boa relação com pessoas desconhecidas e 55% revelaram ter apoio dos amigos. Não foram identificados problemas familiares e 65% dos inquiridos referiram ter ajuda da família. Na satisfação do trabalho apenas 27% dos professores estão satisfeitos e 30% pensaram abandonar o trabalho. Conclusões:O desgaste em sala de aula envolve situações diárias dos professores, levando à necessidade de alertar os órgãos públicos, a fim de adotarem estratégias para o bem estar e satisfação dos professores, visando o sucesso desejado. Palavras-chave: Vulnerabilidade ao Stress; Professor; Bem-estar; Satisfação Profissional.
id RCAP_a2754d2c2328b683a77d3105b8272a6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3231
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professorDocentesEsgotamento profissionalSatisfação profissionalStresse psicológocoBurnout, professionalFacultyJob satisfactionStress, psychologicalBrasilDomínio/Área Científica::Ciências MédicasEnquadramento: O stress acompanha o indivíduo, tanto no trabalho como na vida social. Desencadeado por diversos fatores, o stress está, também,presente na vida do professor. Objetivos: Identificar os fatores que têm desencadeado situações de stress dos professores no Ensino Fundamental do município de Campo Grande-AL; Determinar os principais stressores no bem-estar e satisfação dos mesmos. Material e métodos: Optou-se pelo tipo de investigação quantitativo e não experimental, com corte transversal, descritivo e correlacional. A recolha de dados foi realizada através de protocolo constituído por questionário de caraterização sócio demográfica e escalas de: Satisfação Geral do Trabalho; Vulnerabilidade ao Stress; Afecto Positivo e Negativo; Apgar Familiar e Inventário de Qualidade de Vida. A amostra é não probabilística por conveniência constituída por 70 (setenta) professores do Ensino Fundamental. Resultados: Constatou-se que 50% dos participantes apresentaram vulnerabilidade ao stress, 28,5% boa relação com pessoas desconhecidas e 55% revelaram ter apoio dos amigos. Não foram identificados problemas familiares e 65% dos inquiridos referiram ter ajuda da família. Na satisfação do trabalho apenas 27% dos professores estão satisfeitos e 30% pensaram abandonar o trabalho. Conclusões:O desgaste em sala de aula envolve situações diárias dos professores, levando à necessidade de alertar os órgãos públicos, a fim de adotarem estratégias para o bem estar e satisfação dos professores, visando o sucesso desejado. Palavras-chave: Vulnerabilidade ao Stress; Professor; Bem-estar; Satisfação Profissional.ABSTRACT Background: Stress comes with the individual, both at work and in social life. Triggered by several factors, stress is also present in the life of the teacher. Objectives: Identify the factors that have triggered stress situations of teachers in elementary school in the city of Campo Grande-AL; Determine the main stressors on welfare and satisfaction. Methods: We opted for the type of quantitative research and not experimental, crosssectional, descriptive and correlational. Data collection was performed by protocol that consists of sociodemographic characterization questionnaire and scale: Overall Satisfaction of Labor; Vulnerability to Stress; Positive Affect and Negative; Apgar Family and Inventory Quality of Life. The sample is not probabilistic conveniently made up of 70 (seventy) elementary school teachers. Results: It was found that 50% of participants showed vulnerability to stress, 28,5% good relationship with strangers and 55% reported having support from friends. There were no identified family problems and 65% of respondents reported having family help. In job satisfaction only 27% of teachers are satisfied and 30% thought abandon the work. Conclusions: The wear in the classroom involves everyday situations of teachers, leading to the need to alert government agencies in order to adopt strategies for the welfare and satisfaction of teachers, targeting the desired success. Keywords: Vulnerability to Stress; Teacher; Welfare; Job Satisfaction.Martins, Maria da Conceição AlmeidaDuarte, João CarvalhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBispo, Laudenice Barbosa2018-09-30T00:30:09Z2015-09-302015-07-142015-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3231TID:201179814porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:35Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:17.505654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professor
title Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professor
spellingShingle Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professor
Bispo, Laudenice Barbosa
Docentes
Esgotamento profissional
Satisfação profissional
Stresse psicológoco
Burnout, professional
Faculty
Job satisfaction
Stress, psychological
Brasil
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professor
title_full Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professor
title_fullStr Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professor
title_full_unstemmed Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professor
title_sort Vulnerabilidade ao stress : implicações no bem-estar e satisfação do professor
author Bispo, Laudenice Barbosa
author_facet Bispo, Laudenice Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria da Conceição Almeida
Duarte, João Carvalho
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Laudenice Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Esgotamento profissional
Satisfação profissional
Stresse psicológoco
Burnout, professional
Faculty
Job satisfaction
Stress, psychological
Brasil
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Docentes
Esgotamento profissional
Satisfação profissional
Stresse psicológoco
Burnout, professional
Faculty
Job satisfaction
Stress, psychological
Brasil
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Enquadramento: O stress acompanha o indivíduo, tanto no trabalho como na vida social. Desencadeado por diversos fatores, o stress está, também,presente na vida do professor. Objetivos: Identificar os fatores que têm desencadeado situações de stress dos professores no Ensino Fundamental do município de Campo Grande-AL; Determinar os principais stressores no bem-estar e satisfação dos mesmos. Material e métodos: Optou-se pelo tipo de investigação quantitativo e não experimental, com corte transversal, descritivo e correlacional. A recolha de dados foi realizada através de protocolo constituído por questionário de caraterização sócio demográfica e escalas de: Satisfação Geral do Trabalho; Vulnerabilidade ao Stress; Afecto Positivo e Negativo; Apgar Familiar e Inventário de Qualidade de Vida. A amostra é não probabilística por conveniência constituída por 70 (setenta) professores do Ensino Fundamental. Resultados: Constatou-se que 50% dos participantes apresentaram vulnerabilidade ao stress, 28,5% boa relação com pessoas desconhecidas e 55% revelaram ter apoio dos amigos. Não foram identificados problemas familiares e 65% dos inquiridos referiram ter ajuda da família. Na satisfação do trabalho apenas 27% dos professores estão satisfeitos e 30% pensaram abandonar o trabalho. Conclusões:O desgaste em sala de aula envolve situações diárias dos professores, levando à necessidade de alertar os órgãos públicos, a fim de adotarem estratégias para o bem estar e satisfação dos professores, visando o sucesso desejado. Palavras-chave: Vulnerabilidade ao Stress; Professor; Bem-estar; Satisfação Profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
2015-07-14
2015-09-30T00:00:00Z
2018-09-30T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3231
TID:201179814
url http://hdl.handle.net/10400.19/3231
identifier_str_mv TID:201179814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130890049159168