As actividades de motivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Filipa Alves Real dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/64791
Resumo: O presente trabalho serve para chamar atenção da importância da motivação, parte estruturante de uma aula, e as atividades que um professor pode implementar. Esta é uma das questões que muitas das vezes passa ao lado a muitos professores, principalmente a professores estagiários, a planificação de uma aula não é suficiente por si só, é necessário colocar em prática e adequa-la ao tempo e espaço. É neste momento da aula que devemos preparar os alunos, motivando-os e espicaçar a sua curiosidade, pois estamos perante um momento fulcral no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Este relatório reflete a experiência de uma professora estagiária na Escola Secundária Eça de Queirós, tendo como ponto de partida as avaliações feitas pelos alunos, do Ensino Secundário na disciplina de Espanhol, acerca das minhas atividades de motivação, desenvolvidas ao longo do ano letivo 2010/2011. Numa primeira parte apresento a parte teórica, na qual abordo a motivação como parte estruturante da aula, a motivação dos alunos e alguns exemplos de atividades possíveis de se realizar com eles. Na segunda parte dá-se conta da parte prática, ou seja, apresento as análises e os resultados obtidos das minhas atividades avaliadas pelos discentes. Por fim, conclui-se enfatizando uma vez mais a importância da motivação no ensino-aprendizagem e uma apreciação global de todo este relatório.
id RCAP_a27c66072287a5f2d9180d8919f24b99
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/64791
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As actividades de motivaçãoEducação - MotivaçãoO presente trabalho serve para chamar atenção da importância da motivação, parte estruturante de uma aula, e as atividades que um professor pode implementar. Esta é uma das questões que muitas das vezes passa ao lado a muitos professores, principalmente a professores estagiários, a planificação de uma aula não é suficiente por si só, é necessário colocar em prática e adequa-la ao tempo e espaço. É neste momento da aula que devemos preparar os alunos, motivando-os e espicaçar a sua curiosidade, pois estamos perante um momento fulcral no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Este relatório reflete a experiência de uma professora estagiária na Escola Secundária Eça de Queirós, tendo como ponto de partida as avaliações feitas pelos alunos, do Ensino Secundário na disciplina de Espanhol, acerca das minhas atividades de motivação, desenvolvidas ao longo do ano letivo 2010/2011. Numa primeira parte apresento a parte teórica, na qual abordo a motivação como parte estruturante da aula, a motivação dos alunos e alguns exemplos de atividades possíveis de se realizar com eles. Na segunda parte dá-se conta da parte prática, ou seja, apresento as análises e os resultados obtidos das minhas atividades avaliadas pelos discentes. Por fim, conclui-se enfatizando uma vez mais a importância da motivação no ensino-aprendizagem e uma apreciação global de todo este relatório.Porto : [Edição do Autor]20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/64791porSantos, Joana Filipa Alves Real dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:15:56Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/64791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:37:01.129540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As actividades de motivação
title As actividades de motivação
spellingShingle As actividades de motivação
Santos, Joana Filipa Alves Real dos
Educação - Motivação
title_short As actividades de motivação
title_full As actividades de motivação
title_fullStr As actividades de motivação
title_full_unstemmed As actividades de motivação
title_sort As actividades de motivação
author Santos, Joana Filipa Alves Real dos
author_facet Santos, Joana Filipa Alves Real dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Filipa Alves Real dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Motivação
topic Educação - Motivação
description O presente trabalho serve para chamar atenção da importância da motivação, parte estruturante de uma aula, e as atividades que um professor pode implementar. Esta é uma das questões que muitas das vezes passa ao lado a muitos professores, principalmente a professores estagiários, a planificação de uma aula não é suficiente por si só, é necessário colocar em prática e adequa-la ao tempo e espaço. É neste momento da aula que devemos preparar os alunos, motivando-os e espicaçar a sua curiosidade, pois estamos perante um momento fulcral no que diz respeito ao ensino-aprendizagem. Este relatório reflete a experiência de uma professora estagiária na Escola Secundária Eça de Queirós, tendo como ponto de partida as avaliações feitas pelos alunos, do Ensino Secundário na disciplina de Espanhol, acerca das minhas atividades de motivação, desenvolvidas ao longo do ano letivo 2010/2011. Numa primeira parte apresento a parte teórica, na qual abordo a motivação como parte estruturante da aula, a motivação dos alunos e alguns exemplos de atividades possíveis de se realizar com eles. Na segunda parte dá-se conta da parte prática, ou seja, apresento as análises e os resultados obtidos das minhas atividades avaliadas pelos discentes. Por fim, conclui-se enfatizando uma vez mais a importância da motivação no ensino-aprendizagem e uma apreciação global de todo este relatório.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/64791
url http://hdl.handle.net/10216/64791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135683340664832