SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1858 |
Resumo: | O presente estudo é resultante da observação em espaço de aula, referente às aplicações práticas do Sketching no processo de ensino superior, em particular na área do Design de Produto e Design Industrial. Pretende-se fazer um levantamento do estado da arte e do contexto histórico até à atualidade, assim como, propor uma unidade curricular de Sketching como disciplina autónoma, com um plano curricular indi-vidual no ensino superior. Quando acaba o Sketching e começa o desenho é uma das questões de investigação que o estudo aborda com o intuito de propor uma abordagem de ensino mais independente do desenho acadé-mico enquanto disciplina. As questões que levaram ao objetivo geral deste estudo, culminarão na elaboração de uma proposta de metodologia Sketch Thinking assente em três fases: Thinking; Talking; Treasuring. De forma a se alcançar os objetivos determinados inicialmente, foi realizada a observação direta de aulas de projeto em Design de Produto e Design Industrial, em licenciatura e mestrado, percebendo como os docentes e discentes articulam as práticas que abarcam a participação do Sketching no percurso criativo do desenvolvimento do projeto em instituições de ensino portuguesas. Pretende-se sugerir ferramentas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da área, através do princí-pio que ensinar é um ato criativo. |
id |
RCAP_a2801add2f778d9dfbcdb24395ba48eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTOSketchingDesign de ProdutoDesign IndustrialEnsino SuperiorCriatividadeO presente estudo é resultante da observação em espaço de aula, referente às aplicações práticas do Sketching no processo de ensino superior, em particular na área do Design de Produto e Design Industrial. Pretende-se fazer um levantamento do estado da arte e do contexto histórico até à atualidade, assim como, propor uma unidade curricular de Sketching como disciplina autónoma, com um plano curricular indi-vidual no ensino superior. Quando acaba o Sketching e começa o desenho é uma das questões de investigação que o estudo aborda com o intuito de propor uma abordagem de ensino mais independente do desenho acadé-mico enquanto disciplina. As questões que levaram ao objetivo geral deste estudo, culminarão na elaboração de uma proposta de metodologia Sketch Thinking assente em três fases: Thinking; Talking; Treasuring. De forma a se alcançar os objetivos determinados inicialmente, foi realizada a observação direta de aulas de projeto em Design de Produto e Design Industrial, em licenciatura e mestrado, percebendo como os docentes e discentes articulam as práticas que abarcam a participação do Sketching no percurso criativo do desenvolvimento do projeto em instituições de ensino portuguesas. Pretende-se sugerir ferramentas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da área, através do princí-pio que ensinar é um ato criativo.2020-01-18T13:13:47Z2020-01-18T13:13:47Z2020-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1858oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858porhttp://hdl.handle.net/11110/1858202370984Costa, Rui Fernando Barreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:11Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:09.581390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO |
title |
SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO |
spellingShingle |
SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO Costa, Rui Fernando Barreira Sketching Design de Produto Design Industrial Ensino Superior Criatividade |
title_short |
SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO |
title_full |
SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO |
title_fullStr |
SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO |
title_full_unstemmed |
SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO |
title_sort |
SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO |
author |
Costa, Rui Fernando Barreira |
author_facet |
Costa, Rui Fernando Barreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rui Fernando Barreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sketching Design de Produto Design Industrial Ensino Superior Criatividade |
topic |
Sketching Design de Produto Design Industrial Ensino Superior Criatividade |
description |
O presente estudo é resultante da observação em espaço de aula, referente às aplicações práticas do Sketching no processo de ensino superior, em particular na área do Design de Produto e Design Industrial. Pretende-se fazer um levantamento do estado da arte e do contexto histórico até à atualidade, assim como, propor uma unidade curricular de Sketching como disciplina autónoma, com um plano curricular indi-vidual no ensino superior. Quando acaba o Sketching e começa o desenho é uma das questões de investigação que o estudo aborda com o intuito de propor uma abordagem de ensino mais independente do desenho acadé-mico enquanto disciplina. As questões que levaram ao objetivo geral deste estudo, culminarão na elaboração de uma proposta de metodologia Sketch Thinking assente em três fases: Thinking; Talking; Treasuring. De forma a se alcançar os objetivos determinados inicialmente, foi realizada a observação direta de aulas de projeto em Design de Produto e Design Industrial, em licenciatura e mestrado, percebendo como os docentes e discentes articulam as práticas que abarcam a participação do Sketching no percurso criativo do desenvolvimento do projeto em instituições de ensino portuguesas. Pretende-se sugerir ferramentas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da área, através do princí-pio que ensinar é um ato criativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-18T13:13:47Z 2020-01-18T13:13:47Z 2020-01-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1858 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/1858 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/1858 202370984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129892228431872 |