SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rui Fernando Barreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1858
Resumo: O presente estudo é resultante da observação em espaço de aula, referente às aplicações práticas do Sketching no processo de ensino superior, em particular na área do Design de Produto e Design Industrial. Pretende-se fazer um levantamento do estado da arte e do contexto histórico até à atualidade, assim como, propor uma unidade curricular de Sketching como disciplina autónoma, com um plano curricular indi-vidual no ensino superior. Quando acaba o Sketching e começa o desenho é uma das questões de investigação que o estudo aborda com o intuito de propor uma abordagem de ensino mais independente do desenho acadé-mico enquanto disciplina. As questões que levaram ao objetivo geral deste estudo, culminarão na elaboração de uma proposta de metodologia Sketch Thinking assente em três fases: Thinking; Talking; Treasuring. De forma a se alcançar os objetivos determinados inicialmente, foi realizada a observação direta de aulas de projeto em Design de Produto e Design Industrial, em licenciatura e mestrado, percebendo como os docentes e discentes articulam as práticas que abarcam a participação do Sketching no percurso criativo do desenvolvimento do projeto em instituições de ensino portuguesas. Pretende-se sugerir ferramentas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da área, através do princí-pio que ensinar é um ato criativo.
id RCAP_a2801add2f778d9dfbcdb24395ba48eb
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTOSketchingDesign de ProdutoDesign IndustrialEnsino SuperiorCriatividadeO presente estudo é resultante da observação em espaço de aula, referente às aplicações práticas do Sketching no processo de ensino superior, em particular na área do Design de Produto e Design Industrial. Pretende-se fazer um levantamento do estado da arte e do contexto histórico até à atualidade, assim como, propor uma unidade curricular de Sketching como disciplina autónoma, com um plano curricular indi-vidual no ensino superior. Quando acaba o Sketching e começa o desenho é uma das questões de investigação que o estudo aborda com o intuito de propor uma abordagem de ensino mais independente do desenho acadé-mico enquanto disciplina. As questões que levaram ao objetivo geral deste estudo, culminarão na elaboração de uma proposta de metodologia Sketch Thinking assente em três fases: Thinking; Talking; Treasuring. De forma a se alcançar os objetivos determinados inicialmente, foi realizada a observação direta de aulas de projeto em Design de Produto e Design Industrial, em licenciatura e mestrado, percebendo como os docentes e discentes articulam as práticas que abarcam a participação do Sketching no percurso criativo do desenvolvimento do projeto em instituições de ensino portuguesas. Pretende-se sugerir ferramentas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da área, através do princí-pio que ensinar é um ato criativo.2020-01-18T13:13:47Z2020-01-18T13:13:47Z2020-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1858oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858porhttp://hdl.handle.net/11110/1858202370984Costa, Rui Fernando Barreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:11Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:09.581390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO
title SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO
spellingShingle SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO
Costa, Rui Fernando Barreira
Sketching
Design de Produto
Design Industrial
Ensino Superior
Criatividade
title_short SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO
title_full SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO
title_fullStr SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO
title_full_unstemmed SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO
title_sort SKETCH THINKING AS IDEIAS NÃO VERBAIS NO TERRITÓRIO DO DESIGN DE PRODUTO
author Costa, Rui Fernando Barreira
author_facet Costa, Rui Fernando Barreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rui Fernando Barreira
dc.subject.por.fl_str_mv Sketching
Design de Produto
Design Industrial
Ensino Superior
Criatividade
topic Sketching
Design de Produto
Design Industrial
Ensino Superior
Criatividade
description O presente estudo é resultante da observação em espaço de aula, referente às aplicações práticas do Sketching no processo de ensino superior, em particular na área do Design de Produto e Design Industrial. Pretende-se fazer um levantamento do estado da arte e do contexto histórico até à atualidade, assim como, propor uma unidade curricular de Sketching como disciplina autónoma, com um plano curricular indi-vidual no ensino superior. Quando acaba o Sketching e começa o desenho é uma das questões de investigação que o estudo aborda com o intuito de propor uma abordagem de ensino mais independente do desenho acadé-mico enquanto disciplina. As questões que levaram ao objetivo geral deste estudo, culminarão na elaboração de uma proposta de metodologia Sketch Thinking assente em três fases: Thinking; Talking; Treasuring. De forma a se alcançar os objetivos determinados inicialmente, foi realizada a observação direta de aulas de projeto em Design de Produto e Design Industrial, em licenciatura e mestrado, percebendo como os docentes e discentes articulam as práticas que abarcam a participação do Sketching no percurso criativo do desenvolvimento do projeto em instituições de ensino portuguesas. Pretende-se sugerir ferramentas pedagógicas para o ensino e aprendizagem da área, através do princí-pio que ensinar é um ato criativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-18T13:13:47Z
2020-01-18T13:13:47Z
2020-01-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1858
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858
url http://hdl.handle.net/11110/1858
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1858
202370984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129892228431872