Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143 |
Resumo: | Objetivo: perceber como fomentar e desenvolver a cultura empreendedora dos estudantes de uma instituição de ensino superior. Metodologia: o artigo parte de uma revisão de literatura, seguindo-se a realização de uma investigação qualitativa, através de dois inquéritos um por entrevista e outro por questionário, o primeiro dirigido a responsáveis de entidades que promovem o empreendedorismo e o segundo direcionado para os indivíduos que estudam ou estudaram no ensino superior, no distrito do Porto. Resultados: o estímulo da cultura empreendedora dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) depende da criação de uma cultura de bem-estar percebido, onde as hierarquias ou títulos académicos são irrelevantes e onde os aspetos afetivos prevalecem sobre os aspetos cognitivos.Limitações: natureza não aleatória da amostra e a sua dimensão. Originalidade: o estudo da forma de estimular a cultura empreendedora de estudantes de uma instituição de ensino superior é escasso em Portugal, pelo que são necessários novos contributos empíricos. Palavras-Chave: empreendedorismo; inovação; modelação de negócios. [ENG]Title: "Program of action and goals to develop entrepreneurial culture in Higher Education Institutions (HEIs)"AbstractObjective: To understand how to foster and develop the entrepreneurial culture of students in a higher education institution.Methodology: the article starts from a literature review, followed by a qualitative investigation, through two surveys, one per interview and one per questionnaire, the first directed to managers of entities that promote entrepreneurship and the second directed to entrepreneurs. individuals who study or have studied in higher education in the district of Porto.Results: The stimulation of the entrepreneurial culture within a Higher Education Institution (HEI) depends on the creation of a culture of perceived well-being, where hierarchies or academic titles are irrelevant and where affective aspects prevail over cognitive aspects.Limitations: non-random nature of the sample and its size.Originality: the study of how to stimulate the entrepreneurial culture of students of a higher education institution is scarce in Portugal, so new empirical contributions are needed. Keywords: entrepreneurship; innovation; business modeling. |
id |
RCAP_a2868c3016c10fec4bd9e5bfca5edec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.isag.meupt.com:article/143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)Objetivo: perceber como fomentar e desenvolver a cultura empreendedora dos estudantes de uma instituição de ensino superior. Metodologia: o artigo parte de uma revisão de literatura, seguindo-se a realização de uma investigação qualitativa, através de dois inquéritos um por entrevista e outro por questionário, o primeiro dirigido a responsáveis de entidades que promovem o empreendedorismo e o segundo direcionado para os indivíduos que estudam ou estudaram no ensino superior, no distrito do Porto. Resultados: o estímulo da cultura empreendedora dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) depende da criação de uma cultura de bem-estar percebido, onde as hierarquias ou títulos académicos são irrelevantes e onde os aspetos afetivos prevalecem sobre os aspetos cognitivos.Limitações: natureza não aleatória da amostra e a sua dimensão. Originalidade: o estudo da forma de estimular a cultura empreendedora de estudantes de uma instituição de ensino superior é escasso em Portugal, pelo que são necessários novos contributos empíricos. Palavras-Chave: empreendedorismo; inovação; modelação de negócios. [ENG]Title: "Program of action and goals to develop entrepreneurial culture in Higher Education Institutions (HEIs)"AbstractObjective: To understand how to foster and develop the entrepreneurial culture of students in a higher education institution.Methodology: the article starts from a literature review, followed by a qualitative investigation, through two surveys, one per interview and one per questionnaire, the first directed to managers of entities that promote entrepreneurship and the second directed to entrepreneurs. individuals who study or have studied in higher education in the district of Porto.Results: The stimulation of the entrepreneurial culture within a Higher Education Institution (HEI) depends on the creation of a culture of perceived well-being, where hierarchies or academic titles are irrelevant and where affective aspects prevail over cognitive aspects.Limitations: non-random nature of the sample and its size.Originality: the study of how to stimulate the entrepreneurial culture of students of a higher education institution is scarce in Portugal, so new empirical contributions are needed. Keywords: entrepreneurship; innovation; business modeling. ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143European Journal of Applied Business and Management; Vol 2, No 2 (2016)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143/Programa%20de%20a%C3%A7%C3%A3o%20e%20metas%20para%20desenvolver%20a%20cultura%20empreendedora%20nas%20Institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20Ensino%20Superior%20%28IES%29Copyright (c) 2016 European Journal of Applied Business and Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessDieguez, TeresaFonseca, Jorge2024-02-20T14:11:11Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:07.514463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES) |
title |
Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES) |
spellingShingle |
Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES) Dieguez, Teresa |
title_short |
Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES) |
title_full |
Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES) |
title_fullStr |
Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES) |
title_full_unstemmed |
Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES) |
title_sort |
Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES) |
author |
Dieguez, Teresa |
author_facet |
Dieguez, Teresa Fonseca, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dieguez, Teresa Fonseca, Jorge |
description |
Objetivo: perceber como fomentar e desenvolver a cultura empreendedora dos estudantes de uma instituição de ensino superior. Metodologia: o artigo parte de uma revisão de literatura, seguindo-se a realização de uma investigação qualitativa, através de dois inquéritos um por entrevista e outro por questionário, o primeiro dirigido a responsáveis de entidades que promovem o empreendedorismo e o segundo direcionado para os indivíduos que estudam ou estudaram no ensino superior, no distrito do Porto. Resultados: o estímulo da cultura empreendedora dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) depende da criação de uma cultura de bem-estar percebido, onde as hierarquias ou títulos académicos são irrelevantes e onde os aspetos afetivos prevalecem sobre os aspetos cognitivos.Limitações: natureza não aleatória da amostra e a sua dimensão. Originalidade: o estudo da forma de estimular a cultura empreendedora de estudantes de uma instituição de ensino superior é escasso em Portugal, pelo que são necessários novos contributos empíricos. Palavras-Chave: empreendedorismo; inovação; modelação de negócios. [ENG]Title: "Program of action and goals to develop entrepreneurial culture in Higher Education Institutions (HEIs)"AbstractObjective: To understand how to foster and develop the entrepreneurial culture of students in a higher education institution.Methodology: the article starts from a literature review, followed by a qualitative investigation, through two surveys, one per interview and one per questionnaire, the first directed to managers of entities that promote entrepreneurship and the second directed to entrepreneurs. individuals who study or have studied in higher education in the district of Porto.Results: The stimulation of the entrepreneurial culture within a Higher Education Institution (HEI) depends on the creation of a culture of perceived well-being, where hierarchies or academic titles are irrelevant and where affective aspects prevail over cognitive aspects.Limitations: non-random nature of the sample and its size.Originality: the study of how to stimulate the entrepreneurial culture of students of a higher education institution is scarce in Portugal, so new empirical contributions are needed. Keywords: entrepreneurship; innovation; business modeling. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143 |
url |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143 https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143/Programa%20de%20a%C3%A7%C3%A3o%20e%20metas%20para%20desenvolver%20a%20cultura%20empreendedora%20nas%20Institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20Ensino%20Superior%20%28IES%29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 European Journal of Applied Business and Management info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 European Journal of Applied Business and Management |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
European Journal of Applied Business and Management; Vol 2, No 2 (2016) 2183-5594 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137441276231680 |