Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dieguez, Teresa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fonseca, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143
Resumo: Objetivo: perceber como fomentar e desenvolver a cultura empreendedora dos estudantes de uma instituição de ensino superior. Metodologia: o artigo parte de uma revisão de literatura, seguindo-se a realização de uma investigação qualitativa, através de dois inquéritos um por entrevista e outro por questionário, o primeiro dirigido a responsáveis de entidades que promovem o empreendedorismo e o segundo direcionado para os indivíduos que estudam ou estudaram no ensino superior, no distrito do Porto. Resultados: o estímulo da cultura empreendedora dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) depende da criação de uma cultura de bem-estar percebido, onde as hierarquias ou títulos académicos são irrelevantes e onde os aspetos afetivos prevalecem sobre os aspetos cognitivos.Limitações: natureza não aleatória da amostra e a sua dimensão. Originalidade: o estudo da forma de estimular a cultura empreendedora de estudantes de uma instituição de ensino superior é escasso em Portugal, pelo que são necessários novos contributos empíricos. Palavras-Chave: empreendedorismo; inovação; modelação de negócios.  [ENG]Title: "Program of action and goals to develop entrepreneurial culture in Higher Education Institutions (HEIs)"AbstractObjective: To understand how to foster and develop the entrepreneurial culture of students in a higher education institution.Methodology: the article starts from a literature review, followed by a qualitative investigation, through two surveys, one per interview and one per questionnaire, the first directed to managers of entities that promote entrepreneurship and the second directed to entrepreneurs. individuals who study or have studied in higher education in the district of Porto.Results: The stimulation of the entrepreneurial culture within a Higher Education Institution (HEI) depends on the creation of a culture of perceived well-being, where hierarchies or academic titles are irrelevant and where affective aspects prevail over cognitive aspects.Limitations: non-random nature of the sample and its size.Originality: the study of how to stimulate the entrepreneurial culture of students of a higher education institution is scarce in Portugal, so new empirical contributions are needed. Keywords: entrepreneurship; innovation; business modeling. 
id RCAP_a2868c3016c10fec4bd9e5bfca5edec6
oai_identifier_str oai:ojs.isag.meupt.com:article/143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)Objetivo: perceber como fomentar e desenvolver a cultura empreendedora dos estudantes de uma instituição de ensino superior. Metodologia: o artigo parte de uma revisão de literatura, seguindo-se a realização de uma investigação qualitativa, através de dois inquéritos um por entrevista e outro por questionário, o primeiro dirigido a responsáveis de entidades que promovem o empreendedorismo e o segundo direcionado para os indivíduos que estudam ou estudaram no ensino superior, no distrito do Porto. Resultados: o estímulo da cultura empreendedora dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) depende da criação de uma cultura de bem-estar percebido, onde as hierarquias ou títulos académicos são irrelevantes e onde os aspetos afetivos prevalecem sobre os aspetos cognitivos.Limitações: natureza não aleatória da amostra e a sua dimensão. Originalidade: o estudo da forma de estimular a cultura empreendedora de estudantes de uma instituição de ensino superior é escasso em Portugal, pelo que são necessários novos contributos empíricos. Palavras-Chave: empreendedorismo; inovação; modelação de negócios.  [ENG]Title: "Program of action and goals to develop entrepreneurial culture in Higher Education Institutions (HEIs)"AbstractObjective: To understand how to foster and develop the entrepreneurial culture of students in a higher education institution.Methodology: the article starts from a literature review, followed by a qualitative investigation, through two surveys, one per interview and one per questionnaire, the first directed to managers of entities that promote entrepreneurship and the second directed to entrepreneurs. individuals who study or have studied in higher education in the district of Porto.Results: The stimulation of the entrepreneurial culture within a Higher Education Institution (HEI) depends on the creation of a culture of perceived well-being, where hierarchies or academic titles are irrelevant and where affective aspects prevail over cognitive aspects.Limitations: non-random nature of the sample and its size.Originality: the study of how to stimulate the entrepreneurial culture of students of a higher education institution is scarce in Portugal, so new empirical contributions are needed. Keywords: entrepreneurship; innovation; business modeling. ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143European Journal of Applied Business and Management; Vol 2, No 2 (2016)2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143/Programa%20de%20a%C3%A7%C3%A3o%20e%20metas%20para%20desenvolver%20a%20cultura%20empreendedora%20nas%20Institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20Ensino%20Superior%20%28IES%29Copyright (c) 2016 European Journal of Applied Business and Managementinfo:eu-repo/semantics/openAccessDieguez, TeresaFonseca, Jorge2024-02-20T14:11:11Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:07.514463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)
title Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)
spellingShingle Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)
Dieguez, Teresa
title_short Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)
title_full Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)
title_fullStr Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)
title_full_unstemmed Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)
title_sort Programa de ação e metas para desenvolver a cultura empreendedora nas Instituições de Ensino Superior (IES)
author Dieguez, Teresa
author_facet Dieguez, Teresa
Fonseca, Jorge
author_role author
author2 Fonseca, Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dieguez, Teresa
Fonseca, Jorge
description Objetivo: perceber como fomentar e desenvolver a cultura empreendedora dos estudantes de uma instituição de ensino superior. Metodologia: o artigo parte de uma revisão de literatura, seguindo-se a realização de uma investigação qualitativa, através de dois inquéritos um por entrevista e outro por questionário, o primeiro dirigido a responsáveis de entidades que promovem o empreendedorismo e o segundo direcionado para os indivíduos que estudam ou estudaram no ensino superior, no distrito do Porto. Resultados: o estímulo da cultura empreendedora dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES) depende da criação de uma cultura de bem-estar percebido, onde as hierarquias ou títulos académicos são irrelevantes e onde os aspetos afetivos prevalecem sobre os aspetos cognitivos.Limitações: natureza não aleatória da amostra e a sua dimensão. Originalidade: o estudo da forma de estimular a cultura empreendedora de estudantes de uma instituição de ensino superior é escasso em Portugal, pelo que são necessários novos contributos empíricos. Palavras-Chave: empreendedorismo; inovação; modelação de negócios.  [ENG]Title: "Program of action and goals to develop entrepreneurial culture in Higher Education Institutions (HEIs)"AbstractObjective: To understand how to foster and develop the entrepreneurial culture of students in a higher education institution.Methodology: the article starts from a literature review, followed by a qualitative investigation, through two surveys, one per interview and one per questionnaire, the first directed to managers of entities that promote entrepreneurship and the second directed to entrepreneurs. individuals who study or have studied in higher education in the district of Porto.Results: The stimulation of the entrepreneurial culture within a Higher Education Institution (HEI) depends on the creation of a culture of perceived well-being, where hierarchies or academic titles are irrelevant and where affective aspects prevail over cognitive aspects.Limitations: non-random nature of the sample and its size.Originality: the study of how to stimulate the entrepreneurial culture of students of a higher education institution is scarce in Portugal, so new empirical contributions are needed. Keywords: entrepreneurship; innovation; business modeling. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143
url https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/143/Programa%20de%20a%C3%A7%C3%A3o%20e%20metas%20para%20desenvolver%20a%20cultura%20empreendedora%20nas%20Institui%C3%A7%C3%B5es%20de%20Ensino%20Superior%20%28IES%29
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 European Journal of Applied Business and Management
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 European Journal of Applied Business and Management
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
publisher.none.fl_str_mv ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business and Management; Vol 2, No 2 (2016)
2183-5594
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137441276231680