Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832010000400004 |
Resumo: | O objeto do estudo aborda a formação dos estudantes de graduação em enfermagem tendo os cenários de aprendizagem/cuidado como mantenedores de práticas pedagógicas que promovam experiências e habilidades para a sustentabilidade ambiental. O objetivo é identificar como as palavras e desenhos emitidos pelos estudantes em cenários de aprendizagem têm contribuindo para a formação de uma consciência ambiental fortalecendo-os para a profissão de enfermagem. Estudo realizado numa perspectiva qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira no curso de graduação em enfermagem. Os sujeitos foram 41 estudantes do 1º período. A coleta de dados aconteceu em Maio/2009, mediante um questionário com perguntas abertas. Os dados foram analisados e descritos em unidades temáticas: a teoria-prática-humanização permite formar uma consciência ambiental; a experiência-habilidade articulada a práticas pedagógicas promove a sustentabilidade ambiental; o social apreendido e trabalhado como cenário de aprendizagem-ambiente de cuidado, fortalece os estudantes de enfermagem. A consciência social pode construir um mundo melhor. |
id |
RCAP_a2886afae750d9bbc7d3ce73d9f95a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832010000400004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantesenfermagemaprendizagemambienteO objeto do estudo aborda a formação dos estudantes de graduação em enfermagem tendo os cenários de aprendizagem/cuidado como mantenedores de práticas pedagógicas que promovam experiências e habilidades para a sustentabilidade ambiental. O objetivo é identificar como as palavras e desenhos emitidos pelos estudantes em cenários de aprendizagem têm contribuindo para a formação de uma consciência ambiental fortalecendo-os para a profissão de enfermagem. Estudo realizado numa perspectiva qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira no curso de graduação em enfermagem. Os sujeitos foram 41 estudantes do 1º período. A coleta de dados aconteceu em Maio/2009, mediante um questionário com perguntas abertas. Os dados foram analisados e descritos em unidades temáticas: a teoria-prática-humanização permite formar uma consciência ambiental; a experiência-habilidade articulada a práticas pedagógicas promove a sustentabilidade ambiental; o social apreendido e trabalhado como cenário de aprendizagem-ambiente de cuidado, fortalece os estudantes de enfermagem. A consciência social pode construir um mundo melhor.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832010000400004Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.2 2010reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832010000400004Silva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas daTanji,SuzelaineSantos,Neiva Maria PicininiViana,Ligia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:14Zoai:scielo:S0874-02832010000400004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:02.910439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes |
title |
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes |
spellingShingle |
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes Silva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da enfermagem aprendizagem ambiente |
title_short |
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes |
title_full |
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes |
title_fullStr |
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes |
title_sort |
Consciência ambiental na Enfermagem: Reconstruíndo um mundo melhor com a contribuição dos estudantes |
author |
Silva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da |
author_facet |
Silva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Tanji,Suzelaine Santos,Neiva Maria Picinini Viana,Ligia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Tanji,Suzelaine Santos,Neiva Maria Picinini Viana,Ligia de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Tanji,Suzelaine Santos,Neiva Maria Picinini Viana,Ligia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem aprendizagem ambiente |
topic |
enfermagem aprendizagem ambiente |
description |
O objeto do estudo aborda a formação dos estudantes de graduação em enfermagem tendo os cenários de aprendizagem/cuidado como mantenedores de práticas pedagógicas que promovam experiências e habilidades para a sustentabilidade ambiental. O objetivo é identificar como as palavras e desenhos emitidos pelos estudantes em cenários de aprendizagem têm contribuindo para a formação de uma consciência ambiental fortalecendo-os para a profissão de enfermagem. Estudo realizado numa perspectiva qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior Brasileira no curso de graduação em enfermagem. Os sujeitos foram 41 estudantes do 1º período. A coleta de dados aconteceu em Maio/2009, mediante um questionário com perguntas abertas. Os dados foram analisados e descritos em unidades temáticas: a teoria-prática-humanização permite formar uma consciência ambiental; a experiência-habilidade articulada a práticas pedagógicas promove a sustentabilidade ambiental; o social apreendido e trabalhado como cenário de aprendizagem-ambiente de cuidado, fortalece os estudantes de enfermagem. A consciência social pode construir um mundo melhor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832010000400004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832010000400004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832010000400004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.2 2010 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137312131514368 |