Biblioteca: espaço de memória e de conservação preventiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2070 |
Resumo: | No presente trabalho, propomos uma reflexão sobre a importância das bibliotecas como espaços de “memória do saber” e a “conservação preventiva” dos livros em bibliotecas escolares. A pesquisa inicia-se com uma revisão da literatura da especialidade, expondo estudos, sobre o percurso histórico da biblioteca, e o seu papel na conservação preventiva de documentos gráficos. Essa recolha bibliográfica permitiu-nos obter informações sobre a biblioteca, salvaguarda de materiais (de representação coletiva ou individual) e elementos culturais que foram preservados para futura memória do mundo. Assim, assegurou a recuperação de memórias perdidas, essencialmente em suporte de papel apesar de algumas se encontrarem danificadas pelo tempo, pois os documentos escritos correm perigos vários e requerem cuidados preventivos e técnicas de conservação. O mote desta investigação centrou-se no tipo de ação por parte da biblioteca escolar, nomeadamente do responsável pela mesma, perante os danos causados a livros, após empréstimo. A investigação empírica sobre o papel do bibliotecário na conservação preventiva do acervo baseou-se em escolas de diferentes tipos de ensino (público, particular, privada de solidariedade social e instituição prisional) do distrito da Guarda e na opinião de um coordenador geral das bibliotecas escolares. Dos resultados do estudo empírico, com recurso a entrevistas e observação in loco, concluímos que à falta de pessoal especializado nas bibliotecas escolares, há também falta de preparação na área de conservação preventiva de documentos em suporte de papel, verificamos a inexistência de ações nesta área e que se regista o constante desbaste dos livros devido ao seu uso frequente. A prevenção destes danos deve também incidir na consciencialização dos utilizadores e frequentadores da biblioteca escolar, de modo a respeitar a integridade do livro e a participar ativamente em pequenos restauros. Concluímos este trabalho com a apresentação de propostas de palestras, debates e ateliers, com o objetivo de sensibilizar e alertar todos os que frequentam e trabalham (bibliotecários, utilizadores da biblioteca e funcionários) na biblioteca escolar a repensarem as suas práticas. |
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