Contribui??o do Est?gio Curricular para a Forma??o Acad?mica e Profissional dos Estagi?rios: estudo de caso numa institui??o de ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/321 |
Resumo: | O est?gio curricular, quando bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um importante componente do processo de forma??o acad?mica e profissional, no qual o aluno se prepara para a inser??o no mercado de trabalho mediante a participa??o em situa??es reais de trabalho podendo o aluno pode exercer de forma inicial a sua profiss?o e as fun??es inerentes ? mesma. A presente disserta??o parte de uma investiga??o qualitativa, realizada a dezasseis alunos da licenciatura de Marketing de uma institui??o de ensino portuguesa em particular, bem como aos restantes intervenientes do processo de est?gios (coordenador de est?gios da institui??o e gerentes de uma empresa acolhedora), tendo como objectivos analisar a import?ncia do est?gio curricular para o desenvolvimento profissional e acad?mico dos estagi?rios; verificar se o est?gio possibilita a aplica??o pr?tica dos conhecimentos adquiridos no curso; e entender quais s?o as contribui??es que o est?gio oferece ? vida acad?mica e profissional dos estudantes. A pesquisa explorat?ria realizada envolveu, inicialmente, um levantamento biogr?fico, apresentado por meio de uma revis?o da literatura, e um estudo de caso, onde o instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que, de uma maneira geral, os est?gios contribuem para o desenvolvimento acad?mico e profissional dos estudantes, na medida em que funcionam como uma ?til ferramenta de prepara??o pr?tica do estudante onde o mesmo pode aplicar os conhecimentos te?ricos numa esfera pr?tica e assim experimentar pela primeira vez a sua futura profiss?o. Contudo, verificou-se que o est?gio, ao contr?rio das expetativas dos estagi?rios, n?o se traduziu em emprego efectivo na empresa acolhedora e n?o funcionou como uma ferramenta de inser??o profissional evidenciando o facto de que o est?gio curricular est?, por vezes, a ser usado pelas empresas como forma de flexibiliza??o do trabalho e contrata??o de m?o-de-obra qualificada a baixo custo. Verificou-se ainda que existem muitas lacunas no processo de est?gio, nomeadamente, ao n?vel do acompanhamento e supervis?o prestado aos estagi?rios, tanto pela institui??o de ensino como pela empresa acolhedora, o que empobrece a experi?ncia vivenciada pelos alunos e diminui a sua satisfa??o. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para algumas reflex?es ou futuras pesquisas que demonstrem qual a perce??o destes factos nas demais institui??es e, assim, refletir sobre a realidade do ensino superior portugu?s e dos est?gios curriculares como um todo. / When well organized, structured and supervised the traineeship becomes one of the major components in the professional and academia training. In the traineeship, the student is trained for his first contact with the real work world by facing and dealing with real work situations in a certain company, being able to apply his former knowledge and performing the required work tasks. The present Master?s thesis resulting from an executed qualitative analysis by interviewing sixteen students with the 1st Degree in Marketing, at a certain portuguese teaching institution, as well as those involved in the whole process taking place during the traineeship of a student such as the host academia coordinator and those from the working institution (companies) where the traineeship takes place. The enquiry mainly consisted in the role and importance of the traineeship in the final academia and starting professional life of the students. This exploratory research was firstly based in a carefully elaborated state-of-the-art (literature review) as well as in a case-study in which data was collected using a semi-structured oral interview. Generally, the results appear to point out that the traineeship is very important and effectively contributes to the final academia and starting professional improvement of the students since the traineeship is a most useful tool in the practical training and effective application of the students knowledge in order to face and cope with their first job. Nevertheless, it was also verified that, against the expectations of the students, the traineeship carried out at a certain company did not result in their first effective job experience at the same place, i.e., the traineeship did not become their way of getting their first job at the same company where the traineeship was carried out. The students also revealed, at that time, their frustration since they were hoping that the traineeship would be an effective tool for them acquire professional placing to get their first job in the same place where it was carried out, sometimes accusing the companies of using it as low-cost unqualified hand labour. Finally, a few gaps in the whole process of the traineeship were also identified namely the lack of proper advisement and/or supervision of the students by the host institution itself as well as by the companies where the traineeship takes place. Therefore, this gap is the basis for the traineeship becoming a very poor experience and resulting in the students low degree of satisfaction. Hopefully, this thesis will contribute for further reflections and/or future researches demonstrating the reality of the Portuguese Academia Institutions and the aims of their traineeship. |
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Contribui??o do Est?gio Curricular para a Forma??o Acad?mica e Profissional dos Estagi?rios: estudo de caso numa institui??o de ensino superiorEst?gio curricular - TraineeshipInser??o profissional - Professional insertionProcesso did?tico-pedag?gico - Didatic-pedagogical processO est?gio curricular, quando bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um importante componente do processo de forma??o acad?mica e profissional, no qual o aluno se prepara para a inser??o no mercado de trabalho mediante a participa??o em situa??es reais de trabalho podendo o aluno pode exercer de forma inicial a sua profiss?o e as fun??es inerentes ? mesma. A presente disserta??o parte de uma investiga??o qualitativa, realizada a dezasseis alunos da licenciatura de Marketing de uma institui??o de ensino portuguesa em particular, bem como aos restantes intervenientes do processo de est?gios (coordenador de est?gios da institui??o e gerentes de uma empresa acolhedora), tendo como objectivos analisar a import?ncia do est?gio curricular para o desenvolvimento profissional e acad?mico dos estagi?rios; verificar se o est?gio possibilita a aplica??o pr?tica dos conhecimentos adquiridos no curso; e entender quais s?o as contribui??es que o est?gio oferece ? vida acad?mica e profissional dos estudantes. A pesquisa explorat?ria realizada envolveu, inicialmente, um levantamento biogr?fico, apresentado por meio de uma revis?o da literatura, e um estudo de caso, onde o instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que, de uma maneira geral, os est?gios contribuem para o desenvolvimento acad?mico e profissional dos estudantes, na medida em que funcionam como uma ?til ferramenta de prepara??o pr?tica do estudante onde o mesmo pode aplicar os conhecimentos te?ricos numa esfera pr?tica e assim experimentar pela primeira vez a sua futura profiss?o. Contudo, verificou-se que o est?gio, ao contr?rio das expetativas dos estagi?rios, n?o se traduziu em emprego efectivo na empresa acolhedora e n?o funcionou como uma ferramenta de inser??o profissional evidenciando o facto de que o est?gio curricular est?, por vezes, a ser usado pelas empresas como forma de flexibiliza??o do trabalho e contrata??o de m?o-de-obra qualificada a baixo custo. Verificou-se ainda que existem muitas lacunas no processo de est?gio, nomeadamente, ao n?vel do acompanhamento e supervis?o prestado aos estagi?rios, tanto pela institui??o de ensino como pela empresa acolhedora, o que empobrece a experi?ncia vivenciada pelos alunos e diminui a sua satisfa??o. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para algumas reflex?es ou futuras pesquisas que demonstrem qual a perce??o destes factos nas demais institui??es e, assim, refletir sobre a realidade do ensino superior portugu?s e dos est?gios curriculares como um todo. / When well organized, structured and supervised the traineeship becomes one of the major components in the professional and academia training. In the traineeship, the student is trained for his first contact with the real work world by facing and dealing with real work situations in a certain company, being able to apply his former knowledge and performing the required work tasks. The present Master?s thesis resulting from an executed qualitative analysis by interviewing sixteen students with the 1st Degree in Marketing, at a certain portuguese teaching institution, as well as those involved in the whole process taking place during the traineeship of a student such as the host academia coordinator and those from the working institution (companies) where the traineeship takes place. The enquiry mainly consisted in the role and importance of the traineeship in the final academia and starting professional life of the students. This exploratory research was firstly based in a carefully elaborated state-of-the-art (literature review) as well as in a case-study in which data was collected using a semi-structured oral interview. Generally, the results appear to point out that the traineeship is very important and effectively contributes to the final academia and starting professional improvement of the students since the traineeship is a most useful tool in the practical training and effective application of the students knowledge in order to face and cope with their first job. Nevertheless, it was also verified that, against the expectations of the students, the traineeship carried out at a certain company did not result in their first effective job experience at the same place, i.e., the traineeship did not become their way of getting their first job at the same company where the traineeship was carried out. The students also revealed, at that time, their frustration since they were hoping that the traineeship would be an effective tool for them acquire professional placing to get their first job in the same place where it was carried out, sometimes accusing the companies of using it as low-cost unqualified hand labour. Finally, a few gaps in the whole process of the traineeship were also identified namely the lack of proper advisement and/or supervision of the students by the host institution itself as well as by the companies where the traineeship takes place. Therefore, this gap is the basis for the traineeship becoming a very poor experience and resulting in the students low degree of satisfaction. 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O est?gio curricular, quando bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um importante componente do processo de forma??o acad?mica e profissional, no qual o aluno se prepara para a inser??o no mercado de trabalho mediante a participa??o em situa??es reais de trabalho podendo o aluno pode exercer de forma inicial a sua profiss?o e as fun??es inerentes ? mesma. A presente disserta??o parte de uma investiga??o qualitativa, realizada a dezasseis alunos da licenciatura de Marketing de uma institui??o de ensino portuguesa em particular, bem como aos restantes intervenientes do processo de est?gios (coordenador de est?gios da institui??o e gerentes de uma empresa acolhedora), tendo como objectivos analisar a import?ncia do est?gio curricular para o desenvolvimento profissional e acad?mico dos estagi?rios; verificar se o est?gio possibilita a aplica??o pr?tica dos conhecimentos adquiridos no curso; e entender quais s?o as contribui??es que o est?gio oferece ? vida acad?mica e profissional dos estudantes. A pesquisa explorat?ria realizada envolveu, inicialmente, um levantamento biogr?fico, apresentado por meio de uma revis?o da literatura, e um estudo de caso, onde o instrumento utilizado para a recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam que, de uma maneira geral, os est?gios contribuem para o desenvolvimento acad?mico e profissional dos estudantes, na medida em que funcionam como uma ?til ferramenta de prepara??o pr?tica do estudante onde o mesmo pode aplicar os conhecimentos te?ricos numa esfera pr?tica e assim experimentar pela primeira vez a sua futura profiss?o. Contudo, verificou-se que o est?gio, ao contr?rio das expetativas dos estagi?rios, n?o se traduziu em emprego efectivo na empresa acolhedora e n?o funcionou como uma ferramenta de inser??o profissional evidenciando o facto de que o est?gio curricular est?, por vezes, a ser usado pelas empresas como forma de flexibiliza??o do trabalho e contrata??o de m?o-de-obra qualificada a baixo custo. Verificou-se ainda que existem muitas lacunas no processo de est?gio, nomeadamente, ao n?vel do acompanhamento e supervis?o prestado aos estagi?rios, tanto pela institui??o de ensino como pela empresa acolhedora, o que empobrece a experi?ncia vivenciada pelos alunos e diminui a sua satisfa??o. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para algumas reflex?es ou futuras pesquisas que demonstrem qual a perce??o destes factos nas demais institui??es e, assim, refletir sobre a realidade do ensino superior portugu?s e dos est?gios curriculares como um todo. / When well organized, structured and supervised the traineeship becomes one of the major components in the professional and academia training. In the traineeship, the student is trained for his first contact with the real work world by facing and dealing with real work situations in a certain company, being able to apply his former knowledge and performing the required work tasks. The present Master?s thesis resulting from an executed qualitative analysis by interviewing sixteen students with the 1st Degree in Marketing, at a certain portuguese teaching institution, as well as those involved in the whole process taking place during the traineeship of a student such as the host academia coordinator and those from the working institution (companies) where the traineeship takes place. The enquiry mainly consisted in the role and importance of the traineeship in the final academia and starting professional life of the students. This exploratory research was firstly based in a carefully elaborated state-of-the-art (literature review) as well as in a case-study in which data was collected using a semi-structured oral interview. Generally, the results appear to point out that the traineeship is very important and effectively contributes to the final academia and starting professional improvement of the students since the traineeship is a most useful tool in the practical training and effective application of the students knowledge in order to face and cope with their first job. Nevertheless, it was also verified that, against the expectations of the students, the traineeship carried out at a certain company did not result in their first effective job experience at the same place, i.e., the traineeship did not become their way of getting their first job at the same company where the traineeship was carried out. The students also revealed, at that time, their frustration since they were hoping that the traineeship would be an effective tool for them acquire professional placing to get their first job in the same place where it was carried out, sometimes accusing the companies of using it as low-cost unqualified hand labour. Finally, a few gaps in the whole process of the traineeship were also identified namely the lack of proper advisement and/or supervision of the students by the host institution itself as well as by the companies where the traineeship takes place. Therefore, this gap is the basis for the traineeship becoming a very poor experience and resulting in the students low degree of satisfaction. Hopefully, this thesis will contribute for further reflections and/or future researches demonstrating the reality of the Portuguese Academia Institutions and the aims of their traineeship. |
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