Educação intercultural na Universidade de Aveiro: desafios e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziyi Rong
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/42145
Resumo: A Comunidade Estrangeira na UA é cada vez maior: praticamente duplicou nos últimos cinco anos. Segundo dados do portal oficial da UA, dentro do ano letivo 2020/2021, a comunidade estudantil contava com 93 nacionalidades e 410 estudantes de mobilidades de incoming. Essa crescente comunidade internacional cria um ecossistema multicultural favorável à aplicação e ao desenvolvimento da EI. Numa universidade como a UA, a implementação da EI é particularmente importante. Esta investigação tem como objetivo analisar quais as ações que a UA tem desenvolvido no sentido de promover a Educação Intercultural entre a comunidade académica. Para tanto, buscará analisar as ações propostas pela Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI); descobrir quais as competências necessárias ao desenvolvimento de ações efetivas voltadas à EI e, finalmente, identificar quais são os principais desafios e potencialidades que o processo formativo enfrenta e oferece. A metodologia adotada para a realização deste trabalho prevê a realização de revisão de literatura, análise do conteúdo disponível na página web e outros documentos sobre a Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI) e uma análise do conteúdo disponível no site da UA e no Repositório Institucional sobre as ações, programas e projetos voltados à Educação Intercultural na instituição.
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