Intervenção de duas esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio (Portalegre) e de uma escultura em madeira policromada do Museu de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28751 |
Resumo: | Ficheiros não abrem |
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Intervenção de duas esculturas em terracota policromada da Casa-Museu José Régio (Portalegre) e de uma escultura em madeira policromada do Museu de AveiroEsculturaEscultura policromadaTerracotaMadeiraCasa-Museu José RégioMuseu de AveiroFicheiros não abremO relatório que se apresenta pretende descrever todos os processos de estudo e intervenção efetuados no âmbito do estágio curricular, para aquisição do título de Mestre em Conservação e Restauro. O estágio foi dividido em duas fases distintas e tem com objetivo principal abordar a problemática da conservação e restauro de obras de arte sacra musealizadas, através do estudo e intervenção de peças provenientes de dois museus diferentes – a Casa-Museu José Régio, em Portalegre, e o Museu de Aveiro. A primeira fase do estágio compreendeu três meses e teve lugar no Laboratório de Conservação e Restauro de Materiais Cerâmicos, no Instituto Politécnico de Tomar onde foram estudadas e intervencionadas duas esculturas em terracota policromada, pertencentes ao grupo escultório “barros de Portalegre” provenientes da Casa-Museu José Régio, em Portalegre. A segunda fase do estágio teve uma duração de seis meses e decorreu no Laboratório José Figueiredo, DGPC, em Lisboa, onde foi efetuado o estudo e intervencionada a escultura “S. José” (séc. XVII), pertencente ao Museu de Aveiro. Pretende-se, com o conhecimento da história das esculturas, dos materiais que as compõem e das técnicas de execução, compreender o estado de conservação, de forma a elaborar uma proposta de intervenção para cada peça e responder às problemáticas especificas que surgiram no curso do estudo e intervenção de cada esculturaInstituto Politécnico de TomarTriães, RicardoMurta, ElsaFalcão, CláudiaRepositório ComumPaba, Francesca2019-05-31T11:26:37Z2014-092015-042014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28751TID:201822326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:51:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:39.214142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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