Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Luzia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12019
Resumo: O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o paradigma da sociedade atual exigem que as escolas e centros de formação se adaptem a novas realidades resultantes da necessidade de desenvolver competências de aprendizagem ao longo da vida e da descodificação das literacias emergentes. Esta dissertação tem por objetivo apresentar a exploração e avaliação da plataforma INTACT (Interactive Teaching Materials Across Culture and Technology), quer na perspetiva do formando, quer na perspetiva do formador, nas sessões de língua portuguesa, de um curso profissional. Para tal, foram desenvolvidos previamente objetos de aprendizagem e conteúdos que depois foram explorados em contexto de formação, quer em sala de formação, quer a distância. Os resultados obtidos tiveram por base o estudo de caso exploratório único e tiveram por base a análise do trabalho desenvolvido pelo formador, os resultados da aprendizagem evidenciados pelos formandos, a observação direta e dois inquéritos. Estamos convictos de que, apesar de muito haver a fazer ao nível da disseminação e promoção da plataforma INTACT, o projeto atingiu os principais objetivos, e esta dissertação enfatiza os seguintes: a utilidade da plataforma em contexto formativo e a sua contribuição para o desenvolvimento de competências de aprendizagem colaborativa.
id RCAP_a2ef5604fe9c886c050090ea48cb9197
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionaisO desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o paradigma da sociedade atual exigem que as escolas e centros de formação se adaptem a novas realidades resultantes da necessidade de desenvolver competências de aprendizagem ao longo da vida e da descodificação das literacias emergentes. Esta dissertação tem por objetivo apresentar a exploração e avaliação da plataforma INTACT (Interactive Teaching Materials Across Culture and Technology), quer na perspetiva do formando, quer na perspetiva do formador, nas sessões de língua portuguesa, de um curso profissional. Para tal, foram desenvolvidos previamente objetos de aprendizagem e conteúdos que depois foram explorados em contexto de formação, quer em sala de formação, quer a distância. Os resultados obtidos tiveram por base o estudo de caso exploratório único e tiveram por base a análise do trabalho desenvolvido pelo formador, os resultados da aprendizagem evidenciados pelos formandos, a observação direta e dois inquéritos. Estamos convictos de que, apesar de muito haver a fazer ao nível da disseminação e promoção da plataforma INTACT, o projeto atingiu os principais objetivos, e esta dissertação enfatiza os seguintes: a utilidade da plataforma em contexto formativo e a sua contribuição para o desenvolvimento de competências de aprendizagem colaborativa.The development of Information and Communication Technologies (ICT) and the paradigm of modern society require that schools and training centers adapt to new realities resulting from the need to develop learning skills throughout life and decode emerging literacies. This thesis aims to present the exploration and evaluation of the open source INTACT (Interactive Teaching Materials Across Culture and Technology) platform, both in the trainees and trainer’s perspectives, in the Portuguese language sessions, in a professional course. To this purpose, learning objects and content were previously developed and later used in training context, both in the training room and in distance learning. The results were based on the single exploratory case study and in the analysis of the work done by the trainer, the learning outcomes evidenced by the trainees, by direct observation and by conducting two surveys. We believe that although there is much to do in terms of dissemination and promotion of INTACT platform, the project achieved the main goals, and this thesis emphasizes the following: the platform’s use in training context and its contribution to the development of collaborative learning skills.Gonçalves, VitorBiblioteca Digital do IPBMartins, Maria Luzia2015-07-31T14:29:21Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12019TID:201012308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:16Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:28.932335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionais
title Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionais
spellingShingle Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionais
Martins, Maria Luzia
title_short Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionais
title_full Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionais
title_fullStr Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionais
title_full_unstemmed Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionais
title_sort Plataforma INTACT: estudo de caso no ensino da língua portuguesa em cursos profissionais
author Martins, Maria Luzia
author_facet Martins, Maria Luzia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Vitor
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Luzia
description O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o paradigma da sociedade atual exigem que as escolas e centros de formação se adaptem a novas realidades resultantes da necessidade de desenvolver competências de aprendizagem ao longo da vida e da descodificação das literacias emergentes. Esta dissertação tem por objetivo apresentar a exploração e avaliação da plataforma INTACT (Interactive Teaching Materials Across Culture and Technology), quer na perspetiva do formando, quer na perspetiva do formador, nas sessões de língua portuguesa, de um curso profissional. Para tal, foram desenvolvidos previamente objetos de aprendizagem e conteúdos que depois foram explorados em contexto de formação, quer em sala de formação, quer a distância. Os resultados obtidos tiveram por base o estudo de caso exploratório único e tiveram por base a análise do trabalho desenvolvido pelo formador, os resultados da aprendizagem evidenciados pelos formandos, a observação direta e dois inquéritos. Estamos convictos de que, apesar de muito haver a fazer ao nível da disseminação e promoção da plataforma INTACT, o projeto atingiu os principais objetivos, e esta dissertação enfatiza os seguintes: a utilidade da plataforma em contexto formativo e a sua contribuição para o desenvolvimento de competências de aprendizagem colaborativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31T14:29:21Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12019
TID:201012308
url http://hdl.handle.net/10198/12019
identifier_str_mv TID:201012308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135263841058816