Barreiras à internacionalização : o caso das empresas portuguesas no mercado belga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Pedro Neves da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/26596
Resumo: As empresas portuguesas têm-se tornado cada vez mais internacionais, quer por necessidade, devido ao contexto desfavorável vivido em Portugal (e no resto do mundo), nos últimos tempos, quer devido ao progresso tecnológico que possibilitou a globalização dos mercados internacionais. Contudo, ainda continuam a existir bastantes barreiras à internacionalização empresarial. Posto isto, um dos principais objetivos desta tese é compreender quais são as principais barreiras à internacionalização no mercado belga (uma vez que o meu estágio teve lugar na Embaixada de Portugal em Bruxelas), para as empresas portuguesas. A diplomacia económica tem sido cada vez mais reconhecida como um instrumento para eliminar barreiras à internacionalização. Neste contexto, esta tese tem, também, o objetivo de averiguar qual o papel da embaixada e da delegação da AICEP nesta matéria. Para alcançar estes dois objetivos foi realizado um questionário online a empresas portuguesas presentes no mercado belga através de diferentes formas de internacionalização, e entrevistas às duas entidades de diplomacia económica referidas acima. As conclusões do estudo apontam como principais dificuldades e necessidades, para as empresas portuguesas neste mercado, o estabelecimento de contactos e parcerias com empresas belgas, assim como a falta de informação relacionadas com o mercado. Recomendando-se um aumento da cooperação da AICEP e da Embaixada com entidades privadas, como Câmaras de Comércio e Associações Empresariais, para que estes serviços (de informação) sejam fornecidos de uma forma mais eficiente.
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