Aplicação 3D de apoio à cidadania virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Ângela Maria da Silva Guedes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/143
Resumo: Com o progresso da internet e o aparecimento de novas formas de comunicação, muitas são as aplicações que são desenvolvidas com o intuito de dar apoio à cidadania virtual, levando ao aparecimento de novas formas de interacção social entre os utilizadores da internet. Ora, tais aplicações vão desde simples páginas Web a sistemas de videoconferência e ambientes virtuais colaborativos. Também os governos, como o português, cientes da mais-valia da cidadania virtual, apostaram na criação de serviços on-line, como o portal do cidadão. Os ambientes virtuais colaborativos são uma área que tem contribuído para o desenvolvimento do trabalho cooperativo suportado por computador (CSCW). Aliás, o CSCW pode ser encarado como uma área que estuda a forma como as pessoas trabalham em grupo, e como os computadores e as novas tecnologias podem ajudar a suportar essa colaboração. É objectivo desta dissertação o desenvolvimento de uma aplicação 3D de apoio à cidadania virtual. Para tal, pretende-se criar uma sala virtual para conferência, para que esta possa ser utilizada pelos cidadãos de forma a poderem expressar-se. Assim, poderá ser utilizada por juntas de freguesia ou mesmo por outras entidades particulares, como empresas, que aí queiram fazer as suas reuniões. Para construirmos a aplicação, utilizámos o ambiente virtual colaborativo Second Life, que permite, com as ferramentas que disponibiliza e com a sua linguagem de programação (lsl), a criação de uma sala 3D, a implementação de videoconferência, e a criação de mecanismos de gestão da comunicação. Toda a comunicação dentro do Second Life é controlada recorrendo a um botão, um microfone, um gestor e um registo. O cliente necessita apenas de ter instalado o Second Life, de possuir uma webcam e um programa de captura de vídeo, que é enviado para o servidor. Desta forma, qualquer pessoa que queira participar na reunião necessita apenas de registar-se e fazer o seu pedido de intervenção. Aquando da sua vez de falar o streaming do seu vídeo será mostrado num ecrã construído dentro do Second Life para o efeito.
id RCAP_a30932835747e9ac07479b93e96677cc
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação 3D de apoio à cidadania virtualTeleconferênciaMultimédiaSistemas de computação interactivosCSCW- Computer Supported Cooperative WorkCom o progresso da internet e o aparecimento de novas formas de comunicação, muitas são as aplicações que são desenvolvidas com o intuito de dar apoio à cidadania virtual, levando ao aparecimento de novas formas de interacção social entre os utilizadores da internet. Ora, tais aplicações vão desde simples páginas Web a sistemas de videoconferência e ambientes virtuais colaborativos. Também os governos, como o português, cientes da mais-valia da cidadania virtual, apostaram na criação de serviços on-line, como o portal do cidadão. Os ambientes virtuais colaborativos são uma área que tem contribuído para o desenvolvimento do trabalho cooperativo suportado por computador (CSCW). Aliás, o CSCW pode ser encarado como uma área que estuda a forma como as pessoas trabalham em grupo, e como os computadores e as novas tecnologias podem ajudar a suportar essa colaboração. É objectivo desta dissertação o desenvolvimento de uma aplicação 3D de apoio à cidadania virtual. Para tal, pretende-se criar uma sala virtual para conferência, para que esta possa ser utilizada pelos cidadãos de forma a poderem expressar-se. Assim, poderá ser utilizada por juntas de freguesia ou mesmo por outras entidades particulares, como empresas, que aí queiram fazer as suas reuniões. Para construirmos a aplicação, utilizámos o ambiente virtual colaborativo Second Life, que permite, com as ferramentas que disponibiliza e com a sua linguagem de programação (lsl), a criação de uma sala 3D, a implementação de videoconferência, e a criação de mecanismos de gestão da comunicação. Toda a comunicação dentro do Second Life é controlada recorrendo a um botão, um microfone, um gestor e um registo. O cliente necessita apenas de ter instalado o Second Life, de possuir uma webcam e um programa de captura de vídeo, que é enviado para o servidor. Desta forma, qualquer pessoa que queira participar na reunião necessita apenas de registar-se e fazer o seu pedido de intervenção. Aquando da sua vez de falar o streaming do seu vídeo será mostrado num ecrã construído dentro do Second Life para o efeito.With the progress of the Internet and the emergence of new means of communication, there are many applications being developed with the aim of providing support to the virtual citizenship, leading to the emergence of new forms of social interaction between users of the Internet. However, such applications could range from simple web pages to video conferencing systems and collaborative virtual environments. Governments, like the Portuguese, are aware of the added value of virtual citizenship, had bet on the creation of online services, such as the portal of the citizen. Collaborative virtual environments are an area that has contributed to the development of computer supported cooperative work (CSCW). Indeed, the CSCW can be seen a research area that studies how people work in groups, and how the computers and new technologies can help support this cooperation. The main goal of this dissertation is the development of a 3D application to support virtual citizenship. So, the intention is to create a virtual conference room that can be used by citizens to express themselves. In this way, it can be used by City Halls or other private entities such as companies, who intend to conduct their meetings. To build the application, we have used the collaborative virtual environment Second Life, which provides the necessary tools and a programming language (LSL), for the creation of a 3D room, the implementation of videoconferencing, and the creation of mechanisms for the management of communication. All communication inside the Second Life is controlled by a button, a microphone, a manager and a record. The user only needs to have Second Life installed, a web camera and a program to capture the video, which is sent to the server. In this way, anyone who wants to participate in the meeting only needs to register and make the request for intervention. During his/her turn to speak the streaming of its video will be displayed on a screen built into the Second Life for this purpose.2010-08-16T10:31:27Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/143porAugusto, Ângela Maria da Silva Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T04:31:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T04:31:29Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação 3D de apoio à cidadania virtual
title Aplicação 3D de apoio à cidadania virtual
spellingShingle Aplicação 3D de apoio à cidadania virtual
Augusto, Ângela Maria da Silva Guedes
Teleconferência
Multimédia
Sistemas de computação interactivos
CSCW- Computer Supported Cooperative Work
title_short Aplicação 3D de apoio à cidadania virtual
title_full Aplicação 3D de apoio à cidadania virtual
title_fullStr Aplicação 3D de apoio à cidadania virtual
title_full_unstemmed Aplicação 3D de apoio à cidadania virtual
title_sort Aplicação 3D de apoio à cidadania virtual
author Augusto, Ângela Maria da Silva Guedes
author_facet Augusto, Ângela Maria da Silva Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Ângela Maria da Silva Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Teleconferência
Multimédia
Sistemas de computação interactivos
CSCW- Computer Supported Cooperative Work
topic Teleconferência
Multimédia
Sistemas de computação interactivos
CSCW- Computer Supported Cooperative Work
description Com o progresso da internet e o aparecimento de novas formas de comunicação, muitas são as aplicações que são desenvolvidas com o intuito de dar apoio à cidadania virtual, levando ao aparecimento de novas formas de interacção social entre os utilizadores da internet. Ora, tais aplicações vão desde simples páginas Web a sistemas de videoconferência e ambientes virtuais colaborativos. Também os governos, como o português, cientes da mais-valia da cidadania virtual, apostaram na criação de serviços on-line, como o portal do cidadão. Os ambientes virtuais colaborativos são uma área que tem contribuído para o desenvolvimento do trabalho cooperativo suportado por computador (CSCW). Aliás, o CSCW pode ser encarado como uma área que estuda a forma como as pessoas trabalham em grupo, e como os computadores e as novas tecnologias podem ajudar a suportar essa colaboração. É objectivo desta dissertação o desenvolvimento de uma aplicação 3D de apoio à cidadania virtual. Para tal, pretende-se criar uma sala virtual para conferência, para que esta possa ser utilizada pelos cidadãos de forma a poderem expressar-se. Assim, poderá ser utilizada por juntas de freguesia ou mesmo por outras entidades particulares, como empresas, que aí queiram fazer as suas reuniões. Para construirmos a aplicação, utilizámos o ambiente virtual colaborativo Second Life, que permite, com as ferramentas que disponibiliza e com a sua linguagem de programação (lsl), a criação de uma sala 3D, a implementação de videoconferência, e a criação de mecanismos de gestão da comunicação. Toda a comunicação dentro do Second Life é controlada recorrendo a um botão, um microfone, um gestor e um registo. O cliente necessita apenas de ter instalado o Second Life, de possuir uma webcam e um programa de captura de vídeo, que é enviado para o servidor. Desta forma, qualquer pessoa que queira participar na reunião necessita apenas de registar-se e fazer o seu pedido de intervenção. Aquando da sua vez de falar o streaming do seu vídeo será mostrado num ecrã construído dentro do Second Life para o efeito.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2010-08-16T10:31:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/143
url http://hdl.handle.net/10348/143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543154660802560