«An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee Konitz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prazeres, Gonçalo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pinheiro, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11224
Resumo: O presente artigo tem como objectivo principal examinar os mecanismos através dos quais Lee Konitz recorre à melodia de standards de jazz no âmbito do seu processo improvisativo. Partindo da transcrição e análise detalhada de cinco solos improvisados, e utilizando o método de análise temática, procedeu-se à identificação de ideias melódicas provenientes dos temas sobre as quais o saxofonista constrói alguns dos seus solos. Concluiu-se que Lee Konitz, para além de citar claramente a melodia dos standards de jazz sobre os quais improvisa, recorre também com frequência à utilização de algumas das suas notas enquanto notas-alvo, assim como também ao desenvolvimento de motivos melódicos inspirados nessa mesma melodia.
id RCAP_a314f4f44e923e7c70bffba65bb6f56f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee KonitzLee KonitzImprovisaçãoJazzMelodiaStandard de jazzImprovisationMelodyJazz standardO presente artigo tem como objectivo principal examinar os mecanismos através dos quais Lee Konitz recorre à melodia de standards de jazz no âmbito do seu processo improvisativo. Partindo da transcrição e análise detalhada de cinco solos improvisados, e utilizando o método de análise temática, procedeu-se à identificação de ideias melódicas provenientes dos temas sobre as quais o saxofonista constrói alguns dos seus solos. Concluiu-se que Lee Konitz, para além de citar claramente a melodia dos standards de jazz sobre os quais improvisa, recorre também com frequência à utilização de algumas das suas notas enquanto notas-alvo, assim como também ao desenvolvimento de motivos melódicos inspirados nessa mesma melodia.ABSTRACT - The main goal of the following article is to examine the mechanisms through which Lee Konitz uses the melody of jazz standards in his improvisation process. Beginning with the transcription and comprehensive analysis of five improvised solos, and using the thematic analysis method, we identified melodic ideas coming from the songs on which the saxophonist builds some of his solos. Our conclusion is that Lee Konitz, besides clearly quoting the melody of jazz standards on which he improvises, also frequently uses some of its notes as target-notes, and develops melodic motifs inspired by that same melody.Revista Portuguesa de MusicologiaRCIPLPrazeres, GonçaloPinheiro, Ricardo2020-03-11T11:02:25Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11224por2183-8410info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:30.975739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee Konitz
title «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee Konitz
spellingShingle «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee Konitz
Prazeres, Gonçalo
Lee Konitz
Improvisação
Jazz
Melodia
Standard de jazz
Improvisation
Melody
Jazz standard
title_short «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee Konitz
title_full «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee Konitz
title_fullStr «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee Konitz
title_full_unstemmed «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee Konitz
title_sort «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee Konitz
author Prazeres, Gonçalo
author_facet Prazeres, Gonçalo
Pinheiro, Ricardo
author_role author
author2 Pinheiro, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Prazeres, Gonçalo
Pinheiro, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Lee Konitz
Improvisação
Jazz
Melodia
Standard de jazz
Improvisation
Melody
Jazz standard
topic Lee Konitz
Improvisação
Jazz
Melodia
Standard de jazz
Improvisation
Melody
Jazz standard
description O presente artigo tem como objectivo principal examinar os mecanismos através dos quais Lee Konitz recorre à melodia de standards de jazz no âmbito do seu processo improvisativo. Partindo da transcrição e análise detalhada de cinco solos improvisados, e utilizando o método de análise temática, procedeu-se à identificação de ideias melódicas provenientes dos temas sobre as quais o saxofonista constrói alguns dos seus solos. Concluiu-se que Lee Konitz, para além de citar claramente a melodia dos standards de jazz sobre os quais improvisa, recorre também com frequência à utilização de algumas das suas notas enquanto notas-alvo, assim como também ao desenvolvimento de motivos melódicos inspirados nessa mesma melodia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2020-03-11T11:02:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11224
url http://hdl.handle.net/10400.21/11224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-8410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Musicologia
publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Musicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133462217621504