Bem-Estar e Atividade Física em Estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11734 |
Resumo: | A entrada no Ensino Superior pode ter um impacto considerável na vida dos estudantes, tanto positivo como negativo, em dimensões que poderão ir além das suas vivências académicas. Atendendo aos múltiplos desafios, exigências e mudanças tipicamente suscitadas, e ao facto de muitos estudantes se tornarem mais vulneráveis e em risco de desadaptação após a transição para o Ensino Superior, importa conhecer os comportamentos que melhor poderão contribuir para a sua saúde e bem-estar. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivos principais caracterizar a prática de atividade física e o bem-estar em estudantes do Ensino Superior (com um foco particular sobre as variáveis género e idade) e analisar a relação entre ambos. Trata-se de um estudo empírico, de natureza exploratória, correlacional e transversal, estando enquadrado numa linha de investigação da Psicologia Positiva. Esta investigação contou com 115 participantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 50 anos, a maioria do género feminino (n=84; 73%). Foram utilizados o Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-3) e a escala Hedonic, Eudaimonic and Extrinsic Motives for Activities (HEEMA). No geral, os resultados obtidos revelaramque a maioria dos estudantes tem por hábito praticar atividade física (n=66, 59.1%), que tendencialmente se identificam com as razões subjacentes a esta prática e que, com a idade, há uma maior propensão para o fazer devido a valores já interiorizados. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas, em nenhuma das dimensões em análise, em função do género dos participantes. Em termos gerais, níveis superiores de bem-estar associam-se à motivação para a prática de atividade física. Por fim, o seguinte estudo pode estabelecer o ponto de partida para uma maior compreensão do bem-estar, como beneficio da prática de atividade física, no contexto universitário. |
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Bem-Estar e Atividade Física em Estudantes do Ensino SuperiorAtividade FísicaBem-EstarEnsino SuperiorMotivos EudaimónicosMotivos HedónicosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA entrada no Ensino Superior pode ter um impacto considerável na vida dos estudantes, tanto positivo como negativo, em dimensões que poderão ir além das suas vivências académicas. Atendendo aos múltiplos desafios, exigências e mudanças tipicamente suscitadas, e ao facto de muitos estudantes se tornarem mais vulneráveis e em risco de desadaptação após a transição para o Ensino Superior, importa conhecer os comportamentos que melhor poderão contribuir para a sua saúde e bem-estar. Neste sentido, a presente dissertação tem como objetivos principais caracterizar a prática de atividade física e o bem-estar em estudantes do Ensino Superior (com um foco particular sobre as variáveis género e idade) e analisar a relação entre ambos. Trata-se de um estudo empírico, de natureza exploratória, correlacional e transversal, estando enquadrado numa linha de investigação da Psicologia Positiva. Esta investigação contou com 115 participantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 50 anos, a maioria do género feminino (n=84; 73%). Foram utilizados o Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-3) e a escala Hedonic, Eudaimonic and Extrinsic Motives for Activities (HEEMA). No geral, os resultados obtidos revelaramque a maioria dos estudantes tem por hábito praticar atividade física (n=66, 59.1%), que tendencialmente se identificam com as razões subjacentes a esta prática e que, com a idade, há uma maior propensão para o fazer devido a valores já interiorizados. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas, em nenhuma das dimensões em análise, em função do género dos participantes. Em termos gerais, níveis superiores de bem-estar associam-se à motivação para a prática de atividade física. Por fim, o seguinte estudo pode estabelecer o ponto de partida para uma maior compreensão do bem-estar, como beneficio da prática de atividade física, no contexto universitário.The entrance in Higher Education can have a significant impact in the life of students, negative or positive, in dimensions that can go further than their academic life. Given the challenge, the demands and changes required, and the fact that many students become more vulnerable and at risk of maladjustment after the transition to Higher Education, it’s important to know what contributes to their health and well-being. In this sense, this dissertation has as main objectives to characterize the practice of physical activity and well-being in Higher Education students (with a particular focus on the variables gender and age) and to analyze the relationship between them. This is an empirical, exploratory, correlational and cross-sectional study, framed in a line of research in Positive Psychology. This investigation had 115 participants, aged between 19 and 50 years, mostly female (n=84; 73%). The Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire (BREQ-3) and the Hedonic, Eudaimonic and Extrinisc Motives for Activities (HEEMA) were the scales used. Overall, the chosen results revealed that most students have a habit of practicing physical activity (n=66; 59.1%), which tends to identify with the underlying reasons for this practice and that, with age, there is a greater propensity to do so due to values already internalized. There were no significant differences, in any of the dimensions under analysis, depending on the gender of the participants. In general terms, higher levels of well-being are associated with motivation to practice physical activity. Finally, the following study can establish the starting point for a greater understanding of well-being, as a benefit of the practice of physical activity, in the university context.Oliveira, Ema Patrícia de LimauBibliorumHerdade, Mariana Ferreira2022-01-12T16:44:17Z2021-07-272021-06-152021-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11734TID:202856801porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:26Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:27.261204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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