A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ilda Gama
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5644
Resumo: O presente estudo centra-se na temática das políticas de autonomia da escola pública portuguesa, particularmente na problemática da participação dos alunos na organização e gestão da escola, e tem como objetivo conhecer o modo como se constrói e se desenvolve a participação dos alunos do ensino secundário na escola objeto de análise. Procurámos conjugar a análise teórica da evolução dos modelos de administração escolar, no pós-25 de abril, com especial foco para o atual regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas, implementado pelo DL n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo DL nº 137/2012, de 2 de julho e a forma como se constrói a participação dos alunos do ensino secundário nos órgãos de gestão e administração de uma escola secundária com 3º ciclo, sita em Viseu. Dada a existência de uma relação intrínseca entre democracia e educação, o nosso estudo foi alicerçado no ideário da "gestão democrática da escola", no que tange à participação dos alunos na tomada de decisões na vida organizativa da sua escola. Para tal, importa identificar os espaços formais e informais da participação discente na vida da escola e perceber de que forma as experiências participativas, no contexto da escola, podem contribuir para o exercício de uma verdadeira cidadania ativa. Embora a legislação atualmente em vigor promova a autonomia da escola e abra espaço à participação dos alunos, constatamos que as decisões na escola ainda estão centradas nos professores, caracterizando-se a participação dos alunos nesses órgãos, por uma participação formal e passiva (presencial), elegendo outras áreas de participação, tais como em atividades de complemento curricular e as promovidas pela AE. A nossa investigação permitiu-nos concluir que é importante a participação dos alunos na gestão e organização da escola, mas que essa participação não ocorre de forma espontânea. É necessário criar estratégias de motivação e de incentivo à participação dos alunos, através da criação de espaços de diálogo que potenciem a construção de uma verdadeira cultura de cidadania participativa dos alunos na escola. É fruto deste contexto que propomos a implementação do projeto "Dar voz aos Alunos".
id RCAP_a3323024893207cffc970286ca4c0bbb
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limitesEscolaGestão EscolarAutonomiaDemocraciaParticipaçãoCidadaniaAlunosSchoolSchool ManagementAutonomyDemocracyParticipationCitizenshipStudentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo centra-se na temática das políticas de autonomia da escola pública portuguesa, particularmente na problemática da participação dos alunos na organização e gestão da escola, e tem como objetivo conhecer o modo como se constrói e se desenvolve a participação dos alunos do ensino secundário na escola objeto de análise. Procurámos conjugar a análise teórica da evolução dos modelos de administração escolar, no pós-25 de abril, com especial foco para o atual regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas, implementado pelo DL n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo DL nº 137/2012, de 2 de julho e a forma como se constrói a participação dos alunos do ensino secundário nos órgãos de gestão e administração de uma escola secundária com 3º ciclo, sita em Viseu. Dada a existência de uma relação intrínseca entre democracia e educação, o nosso estudo foi alicerçado no ideário da "gestão democrática da escola", no que tange à participação dos alunos na tomada de decisões na vida organizativa da sua escola. Para tal, importa identificar os espaços formais e informais da participação discente na vida da escola e perceber de que forma as experiências participativas, no contexto da escola, podem contribuir para o exercício de uma verdadeira cidadania ativa. Embora a legislação atualmente em vigor promova a autonomia da escola e abra espaço à participação dos alunos, constatamos que as decisões na escola ainda estão centradas nos professores, caracterizando-se a participação dos alunos nesses órgãos, por uma participação formal e passiva (presencial), elegendo outras áreas de participação, tais como em atividades de complemento curricular e as promovidas pela AE. A nossa investigação permitiu-nos concluir que é importante a participação dos alunos na gestão e organização da escola, mas que essa participação não ocorre de forma espontânea. É necessário criar estratégias de motivação e de incentivo à participação dos alunos, através da criação de espaços de diálogo que potenciem a construção de uma verdadeira cultura de cidadania participativa dos alunos na escola. É fruto deste contexto que propomos a implementação do projeto "Dar voz aos Alunos".The present study focuses on the autonomy policies of Portuguese public schools, particularly when it comes to the participation of students in school organization and management, and its aim is to look always to encourage secondary school students participation. We tried to relate the theoretical analysis of the evolution of school administration models in the post-April 25 period, with a special focus on the current legal regime set up by Decree-Law no. 75/2008 published on April 22 and updated by Decree-Law no. 137/2012 published on July 2, ruling the autonomy, administration and management of schools to the way you can increase students participation in the management and administration boards of a secondary + 3rd basic cycle school located in Viseu. Once there is an intrinsic relationship between democracy and education, our study is based on the ideas of “democratic school management” concerning the students participation in the decision making process of their schools organization. It is therefore important to identify the formal and informal areas of student participation in school life and understand the way those experiences can contribute to a full, active citizenship. Even though current legislation provides a lot of room for autonomy and active participation of students in school matters, we notice that decision-making is still heavily centered on teachers and that the participation of students in those boards is still too formal and passive. They tend to opt for tasks in other areas such as extracurricular activities and others promoted by the Students Association. Our research allowed us to conclude that, albeit important, the participation of students in school management and organization does not occur spontaneously. It is necessary to motivate students via the creation of areas of dialogue in order to promote an active, participatory citizenship. In this context, we propose the implementation of a project named "Giving Students Voice".Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSimões, Ilda Gama2016-11-06T15:58:24Z2016-11-02T00:00:00Z2016-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5644202447499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:03Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:31.035707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limites
title A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limites
spellingShingle A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limites
Simões, Ilda Gama
Escola
Gestão Escolar
Autonomia
Democracia
Participação
Cidadania
Alunos
School
School Management
Autonomy
Democracy
Participation
Citizenship
Students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limites
title_full A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limites
title_fullStr A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limites
title_full_unstemmed A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limites
title_sort A participação dos alunos no Governo da Escola Pública: potencialidades e limites
author Simões, Ilda Gama
author_facet Simões, Ilda Gama
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Ilda Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Gestão Escolar
Autonomia
Democracia
Participação
Cidadania
Alunos
School
School Management
Autonomy
Democracy
Participation
Citizenship
Students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola
Gestão Escolar
Autonomia
Democracia
Participação
Cidadania
Alunos
School
School Management
Autonomy
Democracy
Participation
Citizenship
Students
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo centra-se na temática das políticas de autonomia da escola pública portuguesa, particularmente na problemática da participação dos alunos na organização e gestão da escola, e tem como objetivo conhecer o modo como se constrói e se desenvolve a participação dos alunos do ensino secundário na escola objeto de análise. Procurámos conjugar a análise teórica da evolução dos modelos de administração escolar, no pós-25 de abril, com especial foco para o atual regime jurídico da autonomia, administração e gestão das escolas, implementado pelo DL n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo DL nº 137/2012, de 2 de julho e a forma como se constrói a participação dos alunos do ensino secundário nos órgãos de gestão e administração de uma escola secundária com 3º ciclo, sita em Viseu. Dada a existência de uma relação intrínseca entre democracia e educação, o nosso estudo foi alicerçado no ideário da "gestão democrática da escola", no que tange à participação dos alunos na tomada de decisões na vida organizativa da sua escola. Para tal, importa identificar os espaços formais e informais da participação discente na vida da escola e perceber de que forma as experiências participativas, no contexto da escola, podem contribuir para o exercício de uma verdadeira cidadania ativa. Embora a legislação atualmente em vigor promova a autonomia da escola e abra espaço à participação dos alunos, constatamos que as decisões na escola ainda estão centradas nos professores, caracterizando-se a participação dos alunos nesses órgãos, por uma participação formal e passiva (presencial), elegendo outras áreas de participação, tais como em atividades de complemento curricular e as promovidas pela AE. A nossa investigação permitiu-nos concluir que é importante a participação dos alunos na gestão e organização da escola, mas que essa participação não ocorre de forma espontânea. É necessário criar estratégias de motivação e de incentivo à participação dos alunos, através da criação de espaços de diálogo que potenciem a construção de uma verdadeira cultura de cidadania participativa dos alunos na escola. É fruto deste contexto que propomos a implementação do projeto "Dar voz aos Alunos".
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-06T15:58:24Z
2016-11-02T00:00:00Z
2016-11-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5644
202447499
url http://hdl.handle.net/10284/5644
identifier_str_mv 202447499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130291326943232