Satisfação das necessidades psicológicas das crianças : perspetiva parental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/45861 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020 |
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Satisfação das necessidades psicológicas das crianças : perspetiva parentalNecessidades psicológicasCriançasAjustamento psicológicoTemperamentoTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020Quando nos referimos à satisfação das necessidades psicológicas básicas de crianças, tem-se percebido que esta se verifica quando os pais apoiam a autonomia dos filhos, de modo voluntário, bem como quando demonstram empatia e a promovem e quando fornecem uma estrutura para que os comportamentos dos filhos se demonstrem ajustados do ponto de vista psicossocial (Decy &Ryan, 2000). Estudos mais recentes parecem evidenciar a relação entre os comportamentos parentais e o comportamento dos filhos (Kuppens, Grietens, Onghena & Michiels, 2009). Assim sendo, esta investigação teve como objetivo estudar os comportamentos parentais promotores da satisfação das necessidade psicológicas dos filhos e compreender a relação entre esta variável e o ajustamento dos filhos. Neste estudo participaram 46 indivíduos, pais e educadoras, de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, de um jardim-de-infância de Lisboa. Para avaliar o que os pais fazem no sentido de satisfazer as necessidades psicológicas dos filhos foi desenvolvido um instrumento de avaliação, o Questionário da Perceção da Relação Parental (QPRP-P). Os dados deste estudo demonstraram que a maioria dos pais promove o estabelecimento de regras, fornece afeto, e apresenta comportamentos promotores das competências dos filhos. Contudo não foram encontradas correlações entre os comportamentos parentais e as capacidades e dificuldades das crianças, ao contrário do esperado. Os resultados permitiram constatar a concordância entre pais e educadoras em reação às dificuldades das crianças, nomeadamente quando estas se referem à manutenção da atenção e da concentração ou ao controlo da energia motora. E, por fim, os resultados permitiram estudar o temperamento na amostra, bem como identificar as correlações entre o temperamento e as capacidades e dificuldades das crianças o que nos possibilitou compreender qual o impacto do temperamento nos comportamentos e emoções das crianças.When we refer to the satisfaction of children's basic psychological needs, it has been noticed that this occurs when parents voluntarily support their children's autonomy, as well as when they show empathy and promote it and when they provide a structure for behaviors of the children (Decy & Ryan, 2000). More recent studies seem to show the relationship between parental behavior and children's behavior (Kuppens, Grietens, Onghena & Michiels, 2009). Therefore, this investigation aimed to study the parental behavior ’s that promote the satisfaction of the psychological needs of the children and to understand the relationship between this variable and the adjustment of the children. This study involved 46 individuals, parents and educators, from children aged between 4 and 5 years, from a kindergarten in Lisbon. To assess what parents do in order to meet their children's psychological needs, an assessment tool was developed, the Parental Relationship Perception Questionnaire (QPRP-P). The results of this study demonstrated that most parents promote the establishment of rules, provide affection, and exhibit behavior s that promote their children's competencies. However, no correlations were found between parental behavior s and children's abilities and difficulties, contrary to expectations. The results allowed to verify the agreement between parents and educators in reaction to the children's difficulties, namely when they refer to the maintenance of attention and concentration or the control of motor energy. And, finally, the results allowed us to study the temperament in the sample, as well as to identify the correlations between the temperament and the children's abilities and difficulties, which allowed us to understand what the impact of temperament on the children's behavior s and emotions.Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-Repositório da Universidade de LisboaConde, Catarina Alexandra da Rocha2021-01-20T10:11:57Z20202020-07-062020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45861TID:202694330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:12.748440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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