O impacto da responsabilidade social e da divulgação ambiental na performance financeira das empresas: um estudo empírico baseado numa amostra de empresas do PSI-20

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Cristiana Maria de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24771
Resumo: O desenvolvimento tecnológico permite melhorias sociais mas, por vezes, tem como desvantagem a deterioração ambiental. As empresas, no seu funcionamento diário, poluem o ambiente e são consideradas as maiores causadoras de impactos ambientais negativos. Como a minimização dos impactos negativos ambientais requer, na maioria das vezes, dispêndios financeiros, este trabalho propõe-se averiguar se existe relação entre a divulgação ambiental, nos relatórios financeiros e relatórios não financeiros, com o seu desempenho económico-financeiro das empresas. Para isso, propõe-se a identificação de um Índice de Divulgação Ambiental (IDA), a análise da evolução da divulgação ambiental e da sua relação com o desempenho económico-financeiro das empresas cotadas no PSI-20, no período de 2018 a 2021. Os resultados obtidos indicam que, de forma generalizada, há um aumento da divulgação ambiental, mas pouco significativo, ficando aquém das espectativas, dado que os investidores tendem a preferir escolher empresas vocacionadas para as melhorias ambientais, o que, assim sendo, torna-se desvantagem competitiva. No que concerne à relação entre o índice de divulgação ambiental e a performance financeira das empresas verifica-se, de forma geral, não existe relação entre as duas variáveis.
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