CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santa Anna, Jorge
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/4584
Resumo: Resumo: Esta investigação discorre sobre a Organização da Informação, um dos mais importantes campos da Ciência da Informação, com foco na prática da catalogação realizada em acervos de bibliotecas. Objetiva demonstrar a percepção dos usuários no que se refere à função de comunicação viabilizada pelo processo de catalogação. Expõe referencial teórico sobre Ciência da Informação e catalogação no âmago do processo comunicativo e analisa o entendimento que os usuários fazem sobre os registros gerados com a catalogação. Metodologicamente, utiliza pesquisa bibliográfica e estudo focal, o que caracteriza este estudo como de natureza qualitativa, tendo como grupo selecionado, 20 alunos finalistas de uma mesma turma do curso de Biblioteconomia de uma universidade, considerando que esses sujeitos já possuíam um conhecimento prévio acerca dos registros catalográficos. Após aplicação dos métodos de pesquisa, foi possível concluir que a catalogação está inserida no âmbito da Ciência da Informação, uma vez que comunga concepções similares, sobretudo quanto ao processo de comunicação. Todavia, para os sujeitos participantes, a extensão dos registros gerados com a catalogação pode comprometer o entendimento, sobretudo daqueles que não possuem domínio específico de conhecimento da área. Na visão dos alunos, as dificuldades de entendimento dos registros remetem à necessidade de constante aprimoramento dos serviços prestados ao usuário, seja quanto à melhoria do serviço de referência, bem como a aplicação de capacitações aos usuários quanto à leitura e entendimento dos registros bibliográficos, tornando o usuário mais autônomo e facilitando a transferência e uso da informação. Portanto, para que a catalogação atinja suas principais finalidades, sobretudo quanto à emissão das mensagens expressas nos registros catalográficos, faz-se necessário adotar estratégias educativas junto aos usuários, de modo que catalogar e educar sejam práticas indissociáveis, tendo em vista promover a comunicação do que foi representado. Palavras-chave: Catalogação; Ciência da Informação; Educação de usuários; Processo de comunicação
id RCAP_a340017c2d957c8575482898215e4389
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/4584
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicarArtigosResumo: Esta investigação discorre sobre a Organização da Informação, um dos mais importantes campos da Ciência da Informação, com foco na prática da catalogação realizada em acervos de bibliotecas. Objetiva demonstrar a percepção dos usuários no que se refere à função de comunicação viabilizada pelo processo de catalogação. Expõe referencial teórico sobre Ciência da Informação e catalogação no âmago do processo comunicativo e analisa o entendimento que os usuários fazem sobre os registros gerados com a catalogação. Metodologicamente, utiliza pesquisa bibliográfica e estudo focal, o que caracteriza este estudo como de natureza qualitativa, tendo como grupo selecionado, 20 alunos finalistas de uma mesma turma do curso de Biblioteconomia de uma universidade, considerando que esses sujeitos já possuíam um conhecimento prévio acerca dos registros catalográficos. Após aplicação dos métodos de pesquisa, foi possível concluir que a catalogação está inserida no âmbito da Ciência da Informação, uma vez que comunga concepções similares, sobretudo quanto ao processo de comunicação. Todavia, para os sujeitos participantes, a extensão dos registros gerados com a catalogação pode comprometer o entendimento, sobretudo daqueles que não possuem domínio específico de conhecimento da área. Na visão dos alunos, as dificuldades de entendimento dos registros remetem à necessidade de constante aprimoramento dos serviços prestados ao usuário, seja quanto à melhoria do serviço de referência, bem como a aplicação de capacitações aos usuários quanto à leitura e entendimento dos registros bibliográficos, tornando o usuário mais autônomo e facilitando a transferência e uso da informação. Portanto, para que a catalogação atinja suas principais finalidades, sobretudo quanto à emissão das mensagens expressas nos registros catalográficos, faz-se necessário adotar estratégias educativas junto aos usuários, de modo que catalogar e educar sejam práticas indissociáveis, tendo em vista promover a comunicação do que foi representado. Palavras-chave: Catalogação; Ciência da Informação; Educação de usuários; Processo de comunicaçãoFLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2018-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/4584por2183-66710873-5670Santa Anna, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:41Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/4584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:32.299216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicar
title CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicar
spellingShingle CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicar
Santa Anna, Jorge
Artigos
title_short CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicar
title_full CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicar
title_fullStr CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicar
title_full_unstemmed CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicar
title_sort CATALOGAÇÃO DE REGISTROS BIBLIOGRÁFICOS DO PONTO DE VISTA DO USUÁRIO: catalogar e educar para bem comunicar
author Santa Anna, Jorge
author_facet Santa Anna, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santa Anna, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Resumo: Esta investigação discorre sobre a Organização da Informação, um dos mais importantes campos da Ciência da Informação, com foco na prática da catalogação realizada em acervos de bibliotecas. Objetiva demonstrar a percepção dos usuários no que se refere à função de comunicação viabilizada pelo processo de catalogação. Expõe referencial teórico sobre Ciência da Informação e catalogação no âmago do processo comunicativo e analisa o entendimento que os usuários fazem sobre os registros gerados com a catalogação. Metodologicamente, utiliza pesquisa bibliográfica e estudo focal, o que caracteriza este estudo como de natureza qualitativa, tendo como grupo selecionado, 20 alunos finalistas de uma mesma turma do curso de Biblioteconomia de uma universidade, considerando que esses sujeitos já possuíam um conhecimento prévio acerca dos registros catalográficos. Após aplicação dos métodos de pesquisa, foi possível concluir que a catalogação está inserida no âmbito da Ciência da Informação, uma vez que comunga concepções similares, sobretudo quanto ao processo de comunicação. Todavia, para os sujeitos participantes, a extensão dos registros gerados com a catalogação pode comprometer o entendimento, sobretudo daqueles que não possuem domínio específico de conhecimento da área. Na visão dos alunos, as dificuldades de entendimento dos registros remetem à necessidade de constante aprimoramento dos serviços prestados ao usuário, seja quanto à melhoria do serviço de referência, bem como a aplicação de capacitações aos usuários quanto à leitura e entendimento dos registros bibliográficos, tornando o usuário mais autônomo e facilitando a transferência e uso da informação. Portanto, para que a catalogação atinja suas principais finalidades, sobretudo quanto à emissão das mensagens expressas nos registros catalográficos, faz-se necessário adotar estratégias educativas junto aos usuários, de modo que catalogar e educar sejam práticas indissociáveis, tendo em vista promover a comunicação do que foi representado. Palavras-chave: Catalogação; Ciência da Informação; Educação de usuários; Processo de comunicação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/4584
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/4584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6671
0873-5670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130858664230912