Evolução do conhecimento da estrutura atómica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, António Jorge Cabeças Tenda da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3197
Resumo: Este relatório final de estágio pedagógico representa uma análise de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto escolar, durante todo o ano letivo, e uma revisão bibliográfica sobre um tema abordado numa aula supervisionada. É composto por uma introdução, pelo capítulo 1, referente à revisão bibliográfica, capítulo 2, atividades desenvolvidas e finaliza com as conclusões e anexos. Para a realização do capítulo 1, foi consultada diversa bibliografia de modo a recolher a necessária informação para o desenvolvimento da parte científica deste relatório. O capítulo 1 desenvolve dois subtemas lecionados no 10º ano de escolaridade, Espetros, Radiação e Energia, Átomo de Hidrogénio e Estrutura Atómica. Estes subtemas estão inserido na Unidade 1 “Das estrelas ao átomo” do programa de Física e Química A, do 10º ano, componente de Química. Apresenta uma introdução, descreve a evolução histórica dos modelos atómicos, os conteúdos teóricos e experimentais relativos aos espetros, radiação e energia, a importância do modelo de Bohr e suas limitações que levaram ao modelo quântico. O capítulo 2 apresenta uma breve introdução às atividades letivas, a caraterização da escola, Agrupamento de Escolas do Fundão, fazendo referência à sua origem, localização, oferta educativa e população escolar. Refere e caracteriza as turmas onde decorreram as práticas de ensino supervisionado. Indica as aulas lecionadas desenvolvendo mais detalhadamente duas dessas aulas. Faz ainda alusão a algumas das atividades de complemento curricular desenvolvidas pelos núcleos de estágio. Nas conclusões finais salienta-se os aspetos mais relevantes de todo o trabalho.
id RCAP_a3501124850421d2bd307dbf461e0f6b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução do conhecimento da estrutura atómicaEstrutura atómicaModelo de BolirRadiaçõesEspetrosEste relatório final de estágio pedagógico representa uma análise de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto escolar, durante todo o ano letivo, e uma revisão bibliográfica sobre um tema abordado numa aula supervisionada. É composto por uma introdução, pelo capítulo 1, referente à revisão bibliográfica, capítulo 2, atividades desenvolvidas e finaliza com as conclusões e anexos. Para a realização do capítulo 1, foi consultada diversa bibliografia de modo a recolher a necessária informação para o desenvolvimento da parte científica deste relatório. O capítulo 1 desenvolve dois subtemas lecionados no 10º ano de escolaridade, Espetros, Radiação e Energia, Átomo de Hidrogénio e Estrutura Atómica. Estes subtemas estão inserido na Unidade 1 “Das estrelas ao átomo” do programa de Física e Química A, do 10º ano, componente de Química. Apresenta uma introdução, descreve a evolução histórica dos modelos atómicos, os conteúdos teóricos e experimentais relativos aos espetros, radiação e energia, a importância do modelo de Bohr e suas limitações que levaram ao modelo quântico. O capítulo 2 apresenta uma breve introdução às atividades letivas, a caraterização da escola, Agrupamento de Escolas do Fundão, fazendo referência à sua origem, localização, oferta educativa e população escolar. Refere e caracteriza as turmas onde decorreram as práticas de ensino supervisionado. Indica as aulas lecionadas desenvolvendo mais detalhadamente duas dessas aulas. Faz ainda alusão a algumas das atividades de complemento curricular desenvolvidas pelos núcleos de estágio. Nas conclusões finais salienta-se os aspetos mais relevantes de todo o trabalho.This report attempts to summarize an analysis of the pedagogical practice developed in a school context during the last school year giving a literature review about the topic taught in a supervised lesson. The report is divided in several parts. Chapter one concerns the Literature review, chapter two refers the activities developed throughout the lessons, followed by the conclusion and annexes. For the writing of the first chapter we have studied the scientific literature in order to gather the basic information concerning the scientific area of our report. In chapter one, we developed two subtopics taught in the 10th grade (High School), Spectra, Radiation and Energy, Hydrogen Atom and Atomic Structure. These subtopics are set in the first Unit mainly concerning Chemistry of the course book “Das estrelas ao átomo” (From stars getting to the atom) of Chemistry and Physics school subject Level A of the 10th grade. The introduction describes the historical evolution of atomic models, the theoretical and experimental assumptions, radiation and energy and finally the importance and limitations of the Bohr Theory that led us to the quantum mechanical model. Chapter two gives a short introduction to the teaching activities, the school’s characterization, and the characterization of the schools group of Fundão referring their origins, localization, learning courses available and the school population. There is also a description of classes where the teaching practice took place and the lessons with more detailed observations made concerning two particular lessons. At last we refer to extracurricular activities developed by the teaching practice groups. Our conclusion aims the most relevant aspects of our whole study and teaching practice.Ciríaco, Maria de Lurdes FrancouBibliorumSilva, António Jorge Cabeças Tenda da2015-04-07T11:16:49Z2013-0620132013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:31Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:41.213129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução do conhecimento da estrutura atómica
title Evolução do conhecimento da estrutura atómica
spellingShingle Evolução do conhecimento da estrutura atómica
Silva, António Jorge Cabeças Tenda da
Estrutura atómica
Modelo de Bolir
Radiações
Espetros
title_short Evolução do conhecimento da estrutura atómica
title_full Evolução do conhecimento da estrutura atómica
title_fullStr Evolução do conhecimento da estrutura atómica
title_full_unstemmed Evolução do conhecimento da estrutura atómica
title_sort Evolução do conhecimento da estrutura atómica
author Silva, António Jorge Cabeças Tenda da
author_facet Silva, António Jorge Cabeças Tenda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ciríaco, Maria de Lurdes Franco
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, António Jorge Cabeças Tenda da
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura atómica
Modelo de Bolir
Radiações
Espetros
topic Estrutura atómica
Modelo de Bolir
Radiações
Espetros
description Este relatório final de estágio pedagógico representa uma análise de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto escolar, durante todo o ano letivo, e uma revisão bibliográfica sobre um tema abordado numa aula supervisionada. É composto por uma introdução, pelo capítulo 1, referente à revisão bibliográfica, capítulo 2, atividades desenvolvidas e finaliza com as conclusões e anexos. Para a realização do capítulo 1, foi consultada diversa bibliografia de modo a recolher a necessária informação para o desenvolvimento da parte científica deste relatório. O capítulo 1 desenvolve dois subtemas lecionados no 10º ano de escolaridade, Espetros, Radiação e Energia, Átomo de Hidrogénio e Estrutura Atómica. Estes subtemas estão inserido na Unidade 1 “Das estrelas ao átomo” do programa de Física e Química A, do 10º ano, componente de Química. Apresenta uma introdução, descreve a evolução histórica dos modelos atómicos, os conteúdos teóricos e experimentais relativos aos espetros, radiação e energia, a importância do modelo de Bohr e suas limitações que levaram ao modelo quântico. O capítulo 2 apresenta uma breve introdução às atividades letivas, a caraterização da escola, Agrupamento de Escolas do Fundão, fazendo referência à sua origem, localização, oferta educativa e população escolar. Refere e caracteriza as turmas onde decorreram as práticas de ensino supervisionado. Indica as aulas lecionadas desenvolvendo mais detalhadamente duas dessas aulas. Faz ainda alusão a algumas das atividades de complemento curricular desenvolvidas pelos núcleos de estágio. Nas conclusões finais salienta-se os aspetos mais relevantes de todo o trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06
2013
2013-06-01T00:00:00Z
2015-04-07T11:16:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3197
url http://hdl.handle.net/10400.6/3197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136343981293568