Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13046 |
Resumo: | Este texto constitui-se em um exercício analítico-reflexivo e traz como ideia central a perspectiva das cidades educadoras como possibilidade e condição para a construção de sociedades sustentáveis. Aponta elementos das distopias contemporâneas ao mesmo tempo que traz aportes de diferentes documentos e convenções internacionais que explicitam vontades coletivas para podermos viver juntos e com dignida de. Sublinha aspectos das Cartas das Cidades Educadoras escritas, desde a cidade de Barcelona, nos anos de 1990 e 2020 e dialoga com autores como Henry Lefebvre, Milton Santos, Paulo Freire, entre outros, para pensar a cidade desde a perspectiva de seus serviços, políticas e equipamentos; de suas gentes em diferentes tempos da vida com seus desafios geracionais e intergeracionais; e, desde as possibilidades da instituição escolar, a partir de um horizonte alargado de compreensão da educação como processo de humanização. Afirma a possibilidade de construirmos outros cenários sociais que alimentem a utopia da democracia e da dignidade humana. Palavras chave: cidades educadoras; sociedades sustentáveis; democracia; dignidade humana. |
id |
RCAP_a353686e8f691c231cba804f50dd11d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13046 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadorasEDUCAÇÃOSUSTENTABILIDADE URBANAURBAN SUSTAINABILITYEDUCATIONEste texto constitui-se em um exercício analítico-reflexivo e traz como ideia central a perspectiva das cidades educadoras como possibilidade e condição para a construção de sociedades sustentáveis. Aponta elementos das distopias contemporâneas ao mesmo tempo que traz aportes de diferentes documentos e convenções internacionais que explicitam vontades coletivas para podermos viver juntos e com dignida de. Sublinha aspectos das Cartas das Cidades Educadoras escritas, desde a cidade de Barcelona, nos anos de 1990 e 2020 e dialoga com autores como Henry Lefebvre, Milton Santos, Paulo Freire, entre outros, para pensar a cidade desde a perspectiva de seus serviços, políticas e equipamentos; de suas gentes em diferentes tempos da vida com seus desafios geracionais e intergeracionais; e, desde as possibilidades da instituição escolar, a partir de um horizonte alargado de compreensão da educação como processo de humanização. Afirma a possibilidade de construirmos outros cenários sociais que alimentem a utopia da democracia e da dignidade humana. Palavras chave: cidades educadoras; sociedades sustentáveis; democracia; dignidade humana.This text is an analytical-reflective work and brings as a central idea the perspective of educating cities as a possibility and condition for the construction of sustainable societies. It points out elements of contemporary dystopias at the same time that it brings contributions from different documents and international conventions that express collective desires so that we can live together and with dignity. It highlights aspects of the Letters from Educating Cities written from the city of Barcelona in the 1990s and 2020 and dialogues with authors such as Henry Lefebvre, Milton Santos, Paulo Freire, among others, to think about the city from the perspective of its services, policies and equipment; of its people at different times in life with their generational and intergenerational challenges; and, from the possibilities of the school institution, from a broader horizon of understanding education as a humanization process. It affirms the possibility of building other social scenarios that feed the utopia of democracy and human dignity.Ce texte est un travail d’analyse réflexif et il a comme idée centrale la perspective des villes éducatrices comme possibilité et condition pour la construction de sociétés durables. Il donne les éléments des dystopies contemporaines au même temps qu›il apporte des contributions de différents documents et conventions internationales qui expriment des volontés collectives afin que nous puissions vivre ensemble et avec de la dignité. Il souligne des aspects de la Charte des Villes Éducatrices écrite dans la ville de Barcelone dans les années 1990 et 2020 et il dialogue avec des auteurs comme Henry Lefebvre, Milton Santos, Paulo Freire, entre autres, pour réfléchir à la ville du point de vue de ses services, politiques et équipements; de ses habitants à différents moments de la vie avec leurs défis générationnels et intergénérationnels; et, à partir des possibilités de l’institution scolaire, à partir d’un horizon plus large de compréhension de l’éducation comme processus d’humanisation. Il affirme la possibilité de construire d’autres scénarios sociaux qui nourrissent l’utopie de la démocratie et de la dignité humaine.Este texto constituye un ejercicio analítico-reflexivo y trae como idea central la perspectiva de la ciudad educadora como posibilidad y condición para la construcción de sociedades sostenibles. Señala elementos de las distopías contemporáneas al mismo tiempo que trae aportes de diferentes documentos y convenciones internacionales que expresan deseos colectivos para que podamos vivir juntos y con dignidad. Destaca aspectos de las Cartas de las Ciudades Educadoras escritas en la ciudad de Barcelona en los años 1990 y 2020 y dialoga con autores como Henry Lefebvre, Milton Santos, Paulo Freire, entre otros, para pensar la ciudad desde la perspectiva de sus servicios, políticas y equipamientos; de su gente en diferentes momentos de la vida con sus desafíos generacionales e intergeneracionales; y, desde las posibilidades de la institución escolar, desde un horizonte más amplio de entender la educación como proceso de humanización. Afirma la posibilidad de construir otros escenarios sociales que alimenten la utopía de la democracia y la dignidad humana.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-13T13:46:41Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13046por1645-7250Moll, JaquelineBernardi, Lucí dos SantosTimm, Jordana WruckKuhn, Martininfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:50.572289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras |
title |
Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras |
spellingShingle |
Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras Moll, Jaqueline EDUCAÇÃO SUSTENTABILIDADE URBANA URBAN SUSTAINABILITY EDUCATION |
title_short |
Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras |
title_full |
Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras |
title_fullStr |
Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras |
title_full_unstemmed |
Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras |
title_sort |
Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras |
author |
Moll, Jaqueline |
author_facet |
Moll, Jaqueline Bernardi, Lucí dos Santos Timm, Jordana Wruck Kuhn, Martin |
author_role |
author |
author2 |
Bernardi, Lucí dos Santos Timm, Jordana Wruck Kuhn, Martin |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moll, Jaqueline Bernardi, Lucí dos Santos Timm, Jordana Wruck Kuhn, Martin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO SUSTENTABILIDADE URBANA URBAN SUSTAINABILITY EDUCATION |
topic |
EDUCAÇÃO SUSTENTABILIDADE URBANA URBAN SUSTAINABILITY EDUCATION |
description |
Este texto constitui-se em um exercício analítico-reflexivo e traz como ideia central a perspectiva das cidades educadoras como possibilidade e condição para a construção de sociedades sustentáveis. Aponta elementos das distopias contemporâneas ao mesmo tempo que traz aportes de diferentes documentos e convenções internacionais que explicitam vontades coletivas para podermos viver juntos e com dignida de. Sublinha aspectos das Cartas das Cidades Educadoras escritas, desde a cidade de Barcelona, nos anos de 1990 e 2020 e dialoga com autores como Henry Lefebvre, Milton Santos, Paulo Freire, entre outros, para pensar a cidade desde a perspectiva de seus serviços, políticas e equipamentos; de suas gentes em diferentes tempos da vida com seus desafios geracionais e intergeracionais; e, desde as possibilidades da instituição escolar, a partir de um horizonte alargado de compreensão da educação como processo de humanização. Afirma a possibilidade de construirmos outros cenários sociais que alimentem a utopia da democracia e da dignidade humana. Palavras chave: cidades educadoras; sociedades sustentáveis; democracia; dignidade humana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-13T13:46:41Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13046 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-7250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131245595066368 |