Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15257 |
Resumo: | A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com a "Newcosme", uma empresa de retalho no sector dos cosméticos, cujo core business é o comércio B2B para profissionais de beleza, localizada em Lisboa e cujo volume de negócios tem vindo a decrescer sucessivamente nos últimos anos. A investigação está centrada na reinvenção do modelo de negócios da empresa através da determinação, do ponto de vista do mercado, dos fatores críticos de sucesso em que o sector compete; da avaliação das seis opções estratégicas que levam à criação de "Oceanos Azuis" e, posteriormente, a definição de uma estratégia focada e divergente dos competidores. Finalmente, a nova estratégia dará origem ao modelo de negócios inovador através da sua representação no CANVAS. O novo modelo de negócios surge como um conceito bastante diferente, caracterizado por estratégias simultaneamente de baixo custo e de diferenciação, através da oferta de fontes de valor totalmente novas e redução de aspectos que foram sobrevalorizados pela empresa, perspectivando-se que possa contribuir para um aumento sustentado das receitas da "Newcosme", se bem implementado. |
id |
RCAP_a3642a92e70df8a083c77d8a0109db55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15257 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócioGestão de empresasModelos de negócioIndústria cosméticaComércioEstratégias de comercializaçãoPortugalBusiness modelBlue ocean strategyCosmeticsA presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com a "Newcosme", uma empresa de retalho no sector dos cosméticos, cujo core business é o comércio B2B para profissionais de beleza, localizada em Lisboa e cujo volume de negócios tem vindo a decrescer sucessivamente nos últimos anos. A investigação está centrada na reinvenção do modelo de negócios da empresa através da determinação, do ponto de vista do mercado, dos fatores críticos de sucesso em que o sector compete; da avaliação das seis opções estratégicas que levam à criação de "Oceanos Azuis" e, posteriormente, a definição de uma estratégia focada e divergente dos competidores. Finalmente, a nova estratégia dará origem ao modelo de negócios inovador através da sua representação no CANVAS. O novo modelo de negócios surge como um conceito bastante diferente, caracterizado por estratégias simultaneamente de baixo custo e de diferenciação, através da oferta de fontes de valor totalmente novas e redução de aspectos que foram sobrevalorizados pela empresa, perspectivando-se que possa contribuir para um aumento sustentado das receitas da "Newcosme", se bem implementado.The present master thesis is a project-company in cooperation with Newcosme, a retail company in the cosmetics sector, whose core business is B2B commerce to beauty professionals, located in Lisbon and whose turnover has been decreasing successively in the last years. The research is centered on reinventing the company's business model by determining, from the market point of view, the critical success factors in the sector, evaluating the six strategic options that lead to the creation of Blue Oceans and, subsequently, a strategy both focused and divergent from the competitors has been defined. Finally, the new strategy became the innovative business model through its representation in CANVAS. The new business model emerged as a strongly different concept, characterized by both low cost and differentiation strategies, trough the offer of entirely new value sources and the reduction of aspects that were overvalued by the company, with the prospect of contributing to a Newcosme revenue growth, if carefully implemented.2018-02-23T18:14:17Z2017-11-20T00:00:00Z2017-11-202017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15257TID:201762188porDuarte, Mário Augusto Roqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:32Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:11.730304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio |
title |
Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio |
spellingShingle |
Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio Duarte, Mário Augusto Roque Gestão de empresas Modelos de negócio Indústria cosmética Comércio Estratégias de comercialização Portugal Business model Blue ocean strategy Cosmetics |
title_short |
Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio |
title_full |
Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio |
title_fullStr |
Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio |
title_full_unstemmed |
Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio |
title_sort |
Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio |
author |
Duarte, Mário Augusto Roque |
author_facet |
Duarte, Mário Augusto Roque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Mário Augusto Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de empresas Modelos de negócio Indústria cosmética Comércio Estratégias de comercialização Portugal Business model Blue ocean strategy Cosmetics |
topic |
Gestão de empresas Modelos de negócio Indústria cosmética Comércio Estratégias de comercialização Portugal Business model Blue ocean strategy Cosmetics |
description |
A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com a "Newcosme", uma empresa de retalho no sector dos cosméticos, cujo core business é o comércio B2B para profissionais de beleza, localizada em Lisboa e cujo volume de negócios tem vindo a decrescer sucessivamente nos últimos anos. A investigação está centrada na reinvenção do modelo de negócios da empresa através da determinação, do ponto de vista do mercado, dos fatores críticos de sucesso em que o sector compete; da avaliação das seis opções estratégicas que levam à criação de "Oceanos Azuis" e, posteriormente, a definição de uma estratégia focada e divergente dos competidores. Finalmente, a nova estratégia dará origem ao modelo de negócios inovador através da sua representação no CANVAS. O novo modelo de negócios surge como um conceito bastante diferente, caracterizado por estratégias simultaneamente de baixo custo e de diferenciação, através da oferta de fontes de valor totalmente novas e redução de aspectos que foram sobrevalorizados pela empresa, perspectivando-se que possa contribuir para um aumento sustentado das receitas da "Newcosme", se bem implementado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-20T00:00:00Z 2017-11-20 2017-09 2018-02-23T18:14:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/15257 TID:201762188 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/15257 |
identifier_str_mv |
TID:201762188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134825256321024 |