Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Mário Augusto Roque
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15257
Resumo: A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com a "Newcosme", uma empresa de retalho no sector dos cosméticos, cujo core business é o comércio B2B para profissionais de beleza, localizada em Lisboa e cujo volume de negócios tem vindo a decrescer sucessivamente nos últimos anos. A investigação está centrada na reinvenção do modelo de negócios da empresa através da determinação, do ponto de vista do mercado, dos fatores críticos de sucesso em que o sector compete; da avaliação das seis opções estratégicas que levam à criação de "Oceanos Azuis" e, posteriormente, a definição de uma estratégia focada e divergente dos competidores. Finalmente, a nova estratégia dará origem ao modelo de negócios inovador através da sua representação no CANVAS. O novo modelo de negócios surge como um conceito bastante diferente, caracterizado por estratégias simultaneamente de baixo custo e de diferenciação, através da oferta de fontes de valor totalmente novas e redução de aspectos que foram sobrevalorizados pela empresa, perspectivando-se que possa contribuir para um aumento sustentado das receitas da "Newcosme", se bem implementado.
id RCAP_a3642a92e70df8a083c77d8a0109db55
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócioGestão de empresasModelos de negócioIndústria cosméticaComércioEstratégias de comercializaçãoPortugalBusiness modelBlue ocean strategyCosmeticsA presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com a "Newcosme", uma empresa de retalho no sector dos cosméticos, cujo core business é o comércio B2B para profissionais de beleza, localizada em Lisboa e cujo volume de negócios tem vindo a decrescer sucessivamente nos últimos anos. A investigação está centrada na reinvenção do modelo de negócios da empresa através da determinação, do ponto de vista do mercado, dos fatores críticos de sucesso em que o sector compete; da avaliação das seis opções estratégicas que levam à criação de "Oceanos Azuis" e, posteriormente, a definição de uma estratégia focada e divergente dos competidores. Finalmente, a nova estratégia dará origem ao modelo de negócios inovador através da sua representação no CANVAS. O novo modelo de negócios surge como um conceito bastante diferente, caracterizado por estratégias simultaneamente de baixo custo e de diferenciação, através da oferta de fontes de valor totalmente novas e redução de aspectos que foram sobrevalorizados pela empresa, perspectivando-se que possa contribuir para um aumento sustentado das receitas da "Newcosme", se bem implementado.The present master thesis is a project-company in cooperation with Newcosme, a retail company in the cosmetics sector, whose core business is B2B commerce to beauty professionals, located in Lisbon and whose turnover has been decreasing successively in the last years. The research is centered on reinventing the company's business model by determining, from the market point of view, the critical success factors in the sector, evaluating the six strategic options that lead to the creation of Blue Oceans and, subsequently, a strategy both focused and divergent from the competitors has been defined. Finally, the new strategy became the innovative business model through its representation in CANVAS. The new business model emerged as a strongly different concept, characterized by both low cost and differentiation strategies, trough the offer of entirely new value sources and the reduction of aspects that were overvalued by the company, with the prospect of contributing to a Newcosme revenue growth, if carefully implemented.2018-02-23T18:14:17Z2017-11-20T00:00:00Z2017-11-202017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15257TID:201762188porDuarte, Mário Augusto Roqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:32Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:11.730304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
title Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
spellingShingle Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
Duarte, Mário Augusto Roque
Gestão de empresas
Modelos de negócio
Indústria cosmética
Comércio
Estratégias de comercialização
Portugal
Business model
Blue ocean strategy
Cosmetics
title_short Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
title_full Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
title_fullStr Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
title_full_unstemmed Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
title_sort Comercialização de produtos de cosmética: reinvenção do modelo de negócio
author Duarte, Mário Augusto Roque
author_facet Duarte, Mário Augusto Roque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Mário Augusto Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas
Modelos de negócio
Indústria cosmética
Comércio
Estratégias de comercialização
Portugal
Business model
Blue ocean strategy
Cosmetics
topic Gestão de empresas
Modelos de negócio
Indústria cosmética
Comércio
Estratégias de comercialização
Portugal
Business model
Blue ocean strategy
Cosmetics
description A presente tese de mestrado é um projeto-empresa em cooperação com a "Newcosme", uma empresa de retalho no sector dos cosméticos, cujo core business é o comércio B2B para profissionais de beleza, localizada em Lisboa e cujo volume de negócios tem vindo a decrescer sucessivamente nos últimos anos. A investigação está centrada na reinvenção do modelo de negócios da empresa através da determinação, do ponto de vista do mercado, dos fatores críticos de sucesso em que o sector compete; da avaliação das seis opções estratégicas que levam à criação de "Oceanos Azuis" e, posteriormente, a definição de uma estratégia focada e divergente dos competidores. Finalmente, a nova estratégia dará origem ao modelo de negócios inovador através da sua representação no CANVAS. O novo modelo de negócios surge como um conceito bastante diferente, caracterizado por estratégias simultaneamente de baixo custo e de diferenciação, através da oferta de fontes de valor totalmente novas e redução de aspectos que foram sobrevalorizados pela empresa, perspectivando-se que possa contribuir para um aumento sustentado das receitas da "Newcosme", se bem implementado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-20T00:00:00Z
2017-11-20
2017-09
2018-02-23T18:14:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/15257
TID:201762188
url http://hdl.handle.net/10071/15257
identifier_str_mv TID:201762188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134825256321024