As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Rui Manuel Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10232
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
id RCAP_a37065ab1b6aa29d73d071730e4a6a9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarineteEscola Artística do Conservatório de Música de CoimbraClarineteTecnologias no ensinoArtistic School of Coimbra’s Conservatory of MusicClarinetTeachingRelatório de estágio - Mestrado em Ensino de MúsicaResumo I – Prática Pedagógica - Este relatório incide sobre a realização do Estágio do Ensino Especializado, realizado na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo 2016/2017, sob orientação do Professor Doutor Manuel Jerónimo. Na primeira secção deste Relatório de Estágio, é descrito o exercício da prática de ensino de Clarinete, contextualizando a Escola no espaço e no tempo, caracterizando os alunos sobre os quais decorreu a Prática de Ensino Supervisionada e descrevendo algumas das práticas pedagógicas desenvolvidas. Realizado na modalidade que contempla a realização de estágio em exercício de funções docentes, foram selecionados três alunos, de níveis diferentes, sobre os quais ocorreu a Prática de Ensino Supervisionada. Para cada um deles, foram elaboradas as planificações anuais e os respetivos planos de aula e foi aplicado um modelo sustentado nas novas tecnologias e que será detalhadamente descrito na Secção II – Investigação. Também nesta secção, são descritos os contextos de aprendizagem, os objetivos e as dificuldades vivenciadas na sua implementação e as opções seguidas na sua planificação, as metodologias adotadas, os materiais pedagógicos utilizados, os processos de avaliação aplicados e todo um conjunto de aspetos referentes à prática de ensino e à relação pedagógica entre professor e aluno. Pretende-se, assim, partilhar a experiência vivenciada enquanto professor de Clarinete numa escola do Ensino Artístico Especializado da rede pública, com particularidades e dinâmicas próprias. Finalmente é apresentada uma reflexão crítica à atividade docente, salientando os aspetos considerados mais relevantes na realização do Estágio do Ensino Especializado.Resumo II – Investigação -Na segunda secção deste Relatório de Estágio, é descrita a elaboração e aplicação de um modelo pedagógico apoiado nas novas tecnologias. Partindo da pesquisa bibliográfica enquadrada pela temática em estudo, é apresentado um conjunto de metodologias atinentes à aplicação das novas tecnologias ao ensino e são destacados os seus pressupostos. Depois de analisados e discutidos os efeitos das suas aplicações práticas, são descritos os processos de criação e aplicação de um mecanismo personalizado, adaptado às idades, necessidades e níveis de ensino dos alunos, desenvolvido com recurso a dispositivos tecnológicos de fácil acesso e aplicado aos discentes sobre os quais se realizou a Prática de Ensino Supervisionada. Agregando informação, interesse, ludicidade e diversidade à prática letiva, pretende-se destacar as potencialidades que se colocam aos processos de ensino e aprendizagem apoiados nas novas tecnologias. Ao mesmo tempo, salientando os aspetos de carácter prático da sua aplicação e alicerçado na experiência retirada da prática docente, objetivase a sensibilização para a aplicação de novas abordagens pedagógicas aproveitando as novas ferramentas tecnológicas disponíveis, de acesso facilitado, com vista à otimização da prática docente e da potenciação das capacidades artísticas e musicais dos alunos. Na ótica do mestrando, o trabalho realizado cumpriu os objetivos previamente estabelecidos e a criação do modelo pedagógico de base tecnológica contribuiu para o sucesso da aprendizagem dos alunos e para a ampliação das estratégias e ferramentas pedagógicas a aplicar no futuro, servindo assim como ponto de partida para eventuais melhorias e adaptações.Abstract I – Teaching - This report seeks to focus on the Specialized Teaching Training held at Artistic School of Coimbra’s Conservatory of Music, during the school year of 2016/2017, under the guidance of Professor Manuel Jerónimo, Ph.D.. The first part of this report describes the practice of clarinet’s teaching at school by characterizing the students on whom the Supervised Teaching Practice took place and describing some of the pedagogical practices developed. The Specialized Teaching Training was implemented on the modality of the in-service training, that suppose a selection of three students of different levels, on whom supervised teaching practice occurred and on which a wider reflection took place. For each of them, the annual plans and the respective lesson plans were elaborated and a model based on the new technologies was applied and it will be described in detail in Section II - Research. Still in this section it is also described the learning contexts, the objectives and difficulties experienced in its implementation and the options followed in their planning, the methodologies followed, the pedagogical materials used, the evaluation processes and a whole set of aspects related to the practice of teaching and the pedagogical relationship between teacher and student. Thereby, it is intended to share the practice experienced as a teacher of Clarinet in a public school of specialized artistic education with its own characteristics and specificities. Finally, it is presented a critical reflection about teaching performance, highlighting the most relevant aspects for the completion of the Specialized Teaching Training.Abstract II – Research - The second part describes the design and implementation of a pedagogical device supported by new technologies. Starting from bibliographic analysis it is shown a set of methodologies associated to the application of new technologies on teaching and its assumptions are highlighted. After analyzing and discussing the effects of their practical applications it is explained the processes of creation and application of a customized mechanism, developed with resource on easy access technological devices, adapted to the ages, needs and levels of teaching of the students on which the supervised teaching practice took place. In this way, one intended to highlight the potentialities that are placed in the teaching and learning processes supported in the new technologies, adding information, interest, playfulness and diversity to the teaching practice. At the same time, emphasizing the practical aspects of its application and based on experience drawn from teaching practice, it is intended to raise awareness about of the application of new pedagogical approaches, taking advantage of the new technological tools available, with easy access, objectifying to optimize the teaching and increase the artistic and musical abilities of students. From the perspective of the author, all the work accomplished satisfied the previously established objectives and the creation of the pedagogical device supported by new technologies contributed to the success of the students and also to the expansion of the pedagogical strategies and tools to be applied in the future, thus serving as a starting point for possible improvements and adaptations.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaJerónimo, ManuelRCIPLVilela, Rui Manuel Pinto2019-06-28T14:17:55Z2019-022019-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10232TID:202257690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:41.766317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinete
title As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinete
spellingShingle As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinete
Vilela, Rui Manuel Pinto
Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
Clarinete
Tecnologias no ensino
Artistic School of Coimbra’s Conservatory of Music
Clarinet
Teaching
title_short As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinete
title_full As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinete
title_fullStr As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinete
title_full_unstemmed As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinete
title_sort As novas tecnologias como veículo facilitador da aprendizagem musical: possibilidades de aplicação no ensino do clarinete
author Vilela, Rui Manuel Pinto
author_facet Vilela, Rui Manuel Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jerónimo, Manuel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Rui Manuel Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
Clarinete
Tecnologias no ensino
Artistic School of Coimbra’s Conservatory of Music
Clarinet
Teaching
topic Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
Clarinete
Tecnologias no ensino
Artistic School of Coimbra’s Conservatory of Music
Clarinet
Teaching
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28T14:17:55Z
2019-02
2019-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10232
TID:202257690
url http://hdl.handle.net/10400.21/10232
identifier_str_mv TID:202257690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133452042240000