Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005 |
Resumo: | This article, based on the theatrical productions Gemelos and Sin Sangre by the Chilean company TeatroCinema (Ex-La Troppa), proposes a poetic articulation between puppet and audiovisual technology, crucial elements in each of these works respectively. In a neo-baroque interpretation, considering the context of the contemporary scene in the Latin American perspective, as well as the globalized setting in which these theatrical pieces emerge, the company's scenic aspects will be studied in terms of their sensory and imagery strength, in order to outline a political link encrypted in their poetics. |
id |
RCAP_a37c5c82d227d66eac0393989be587b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/34010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisualNeo-baroquePuppetAudiovisual technologyTheatre and politicsNeobarrocoMarioneteTecnologia audiovisualTeatro e políticaThis article, based on the theatrical productions Gemelos and Sin Sangre by the Chilean company TeatroCinema (Ex-La Troppa), proposes a poetic articulation between puppet and audiovisual technology, crucial elements in each of these works respectively. In a neo-baroque interpretation, considering the context of the contemporary scene in the Latin American perspective, as well as the globalized setting in which these theatrical pieces emerge, the company's scenic aspects will be studied in terms of their sensory and imagery strength, in order to outline a political link encrypted in their poetics.Este artigo, a partir das montagens teatrais Gemelos e Sin Sangre, da companhia chilena TeatroCinema(Ex-La Troppa), propõe-se realizar uma articulação poética entre a marionete e a tecnologia audiovisual, elementos respectivamente cruciais em cada uma dessas obras. Numa leitura neobarroca, considerando o contexto da cena contemporânea na perspectiva latino- -americana, assim como o território globalizado no qual estas peças teatraisemergem, serão estudados os seus aspectos cênicos, no sentido da sua força sensória e imagética, a fim de delinear um vínculo político cifrado nas suas poéticas.Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2023-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005Sinais de Cena; 3rd Series, no. 2 (2023); 70-107Sinais de Cena; 3ème série, nº 2 (2023); 70-107Sinais de Cena; 3ª série, nº2 (2023); 70-1072184-95521646-0715reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34010https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34010/23738Direitos de Autor (c) 2023 Héctor Brionesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBriones, Héctor2024-01-13T05:16:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/34010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:48.854815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual |
title |
Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual |
spellingShingle |
Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual Briones, Héctor Neo-baroque Puppet Audiovisual technology Theatre and politics Neobarroco Marionete Tecnologia audiovisual Teatro e política |
title_short |
Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual |
title_full |
Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual |
title_fullStr |
Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual |
title_full_unstemmed |
Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual |
title_sort |
Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual |
author |
Briones, Héctor |
author_facet |
Briones, Héctor |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Briones, Héctor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neo-baroque Puppet Audiovisual technology Theatre and politics Neobarroco Marionete Tecnologia audiovisual Teatro e política |
topic |
Neo-baroque Puppet Audiovisual technology Theatre and politics Neobarroco Marionete Tecnologia audiovisual Teatro e política |
description |
This article, based on the theatrical productions Gemelos and Sin Sangre by the Chilean company TeatroCinema (Ex-La Troppa), proposes a poetic articulation between puppet and audiovisual technology, crucial elements in each of these works respectively. In a neo-baroque interpretation, considering the context of the contemporary scene in the Latin American perspective, as well as the globalized setting in which these theatrical pieces emerge, the company's scenic aspects will be studied in terms of their sensory and imagery strength, in order to outline a political link encrypted in their poetics. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005 https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005 |
url |
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34010 https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34010/23738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Héctor Briones info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Héctor Briones |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sinais de Cena; 3rd Series, no. 2 (2023); 70-107 Sinais de Cena; 3ème série, nº 2 (2023); 70-107 Sinais de Cena; 3ª série, nº2 (2023); 70-107 2184-9552 1646-0715 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136452141907968 |