Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Briones, Héctor
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005
Resumo: This article, based on the theatrical productions Gemelos and Sin Sangre by the Chilean company TeatroCinema (Ex-La Troppa), proposes a poetic articulation between puppet and audiovisual technology, crucial elements in each of these works respectively. In a neo-baroque interpretation, considering the context of the contemporary scene in the Latin American perspective, as well as the globalized setting in which these theatrical pieces emerge, the company's scenic aspects will be studied in terms of their sensory and imagery strength, in order to outline a political link encrypted in their poetics.
id RCAP_a37c5c82d227d66eac0393989be587b1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/34010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisualNeo-baroquePuppetAudiovisual technologyTheatre and politicsNeobarrocoMarioneteTecnologia audiovisualTeatro e políticaThis article, based on the theatrical productions Gemelos and Sin Sangre by the Chilean company TeatroCinema (Ex-La Troppa), proposes a poetic articulation between puppet and audiovisual technology, crucial elements in each of these works respectively. In a neo-baroque interpretation, considering the context of the contemporary scene in the Latin American perspective, as well as the globalized setting in which these theatrical pieces emerge, the company's scenic aspects will be studied in terms of their sensory and imagery strength, in order to outline a political link encrypted in their poetics.Este artigo, a partir das montagens teatrais Gemelos e Sin Sangre, da companhia chilena TeatroCinema(Ex-La Troppa), propõe-se realizar uma articulação poética entre a marionete e a tecnologia audiovisual, elementos respectivamente cruciais em cada uma dessas obras. Numa leitura neobarroca, considerando o contexto da cena contemporânea na perspectiva latino- -americana, assim como o território globalizado no qual estas peças teatraisemergem, serão estudados os seus aspectos cênicos, no sentido da sua força sensória e imagética, a fim de delinear um vínculo político cifrado nas suas poéticas.Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2023-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005Sinais de Cena; 3rd Series, no. 2 (2023); 70-107Sinais de Cena; 3ème série, nº 2 (2023); 70-107Sinais de Cena; 3ª série, nº2 (2023); 70-1072184-95521646-0715reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34010https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34010/23738Direitos de Autor (c) 2023 Héctor Brionesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBriones, Héctor2024-01-13T05:16:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/34010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:48.854815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual
title Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual
spellingShingle Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual
Briones, Héctor
Neo-baroque
Puppet
Audiovisual technology
Theatre and politics
Neobarroco
Marionete
Tecnologia audiovisual
Teatro e política
title_short Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual
title_full Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual
title_fullStr Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual
title_full_unstemmed Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual
title_sort Políticas da imagem em Gemelos e Sin Sangre: Articulações poéticas entre cena, marionete e tecnologia audiovisual
author Briones, Héctor
author_facet Briones, Héctor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Briones, Héctor
dc.subject.por.fl_str_mv Neo-baroque
Puppet
Audiovisual technology
Theatre and politics
Neobarroco
Marionete
Tecnologia audiovisual
Teatro e política
topic Neo-baroque
Puppet
Audiovisual technology
Theatre and politics
Neobarroco
Marionete
Tecnologia audiovisual
Teatro e política
description This article, based on the theatrical productions Gemelos and Sin Sangre by the Chilean company TeatroCinema (Ex-La Troppa), proposes a poetic articulation between puppet and audiovisual technology, crucial elements in each of these works respectively. In a neo-baroque interpretation, considering the context of the contemporary scene in the Latin American perspective, as well as the globalized setting in which these theatrical pieces emerge, the company's scenic aspects will be studied in terms of their sensory and imagery strength, in order to outline a political link encrypted in their poetics.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005
url https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34010
https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34010/23738
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Héctor Briones
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Héctor Briones
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sinais de Cena; 3rd Series, no. 2 (2023); 70-107
Sinais de Cena; 3ème série, nº 2 (2023); 70-107
Sinais de Cena; 3ª série, nº2 (2023); 70-107
2184-9552
1646-0715
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136452141907968