A criatividade urbana como estratégia de competitividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Sónia Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1655
Resumo: A crescente migração urbana tem vindo a alertar para a emergência da criação de novos padrões de adaptabilidade e habitabilidade social e cultural, que possibilitem a concentração desta pluralidade e diversidade humana emergente. Onde a qualidade de vida, se torna o objectivo fulcral e onde surge a necessidade de criar uma nova dinâmica urbana, baseada num conhecimento sustentável e numa criatividade permanente, que surja como resposta imediata às sucessivas mudanças. A criatividade é uma nova abordagem na economia e na política urbana. As cidades criativas, os clusters e indústrias criativas, surgem como esta resposta urgente e necessária, para o emergir da economia criativa, que é, por sua vez, o passaporte para todas as sociedades futuras. Pretende-se apresentar um leque de estratégias orientadoras, que permitam a implementação de um plano para as cidades criativas, valorizando o papel da cultura local, como fonte inspiradora e impulsionadora desta criatividade urbana. Estas estratégias assentam no delinear de modelos e políticas de governação, que tenham por base a participação e a colaboração entre os governantes e a população local, orientando as mentalidades à criatividade. A viabilidade urbana futura deverá ter em consideração a existência e a ligação de factores, como o capital criativo, a competitividade, a sustentabilidade, as indústrias criativas, a cultura e a qualidade de vida. ABSTRACT: Increasing urban migration has inspired a debate about the need for new approaches and standards for adapting urban areas to an emerging diversification of its residents. The reorientation of current models towards new modes of social and cultural adaptability may represent a solution to this problem. Demands for improved quality of urban life are high and growing hence the pressures for creating new urban dynamics based on sustainable consumption patterns to propel creativity forwards, thus contributing to the emergence of creative production in a climate of successive changes. Creativity is a new approach in urban economics and policy. Creative cities, clusters and creative industries are attractive because they are orientated towards the future. In a climate of uncertainty, creative cities are increasingly seen as alternatives to traditional models of culture-led urban development. It is suggested that overcoming the problems associated with urban development require the participation of all parties concerned. Partnerships between local government and other stakeholders pose a critical challenge to meet the opportunities for achieving solutions to existing urban problems. This study explores theoretical issues, models and public policies concerning problems associated with operating partnerships in the pursuit of urban development that may lead to an increase in the application of creativity. Various strategies are proposed for the planning of creative cities to add value to the rich cultural heritage and promote cultural innovation. The implementation of such development strategies creates new prospects that warrant attention to varied elements, including creative capital, competitiveness, sustainability, creative industries, cultural heritage and quality of life.
id RCAP_a37d426bcd520a34bbca7349a1f2b023
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade urbana como estratégia de competitividadePlaneamento urbanoDesenvolvimento urbanoDesenvolvimento regionalDesenvolvimento sustentávelQualidade de vidaA crescente migração urbana tem vindo a alertar para a emergência da criação de novos padrões de adaptabilidade e habitabilidade social e cultural, que possibilitem a concentração desta pluralidade e diversidade humana emergente. Onde a qualidade de vida, se torna o objectivo fulcral e onde surge a necessidade de criar uma nova dinâmica urbana, baseada num conhecimento sustentável e numa criatividade permanente, que surja como resposta imediata às sucessivas mudanças. A criatividade é uma nova abordagem na economia e na política urbana. As cidades criativas, os clusters e indústrias criativas, surgem como esta resposta urgente e necessária, para o emergir da economia criativa, que é, por sua vez, o passaporte para todas as sociedades futuras. Pretende-se apresentar um leque de estratégias orientadoras, que permitam a implementação de um plano para as cidades criativas, valorizando o papel da cultura local, como fonte inspiradora e impulsionadora desta criatividade urbana. Estas estratégias assentam no delinear de modelos e políticas de governação, que tenham por base a participação e a colaboração entre os governantes e a população local, orientando as mentalidades à criatividade. A viabilidade urbana futura deverá ter em consideração a existência e a ligação de factores, como o capital criativo, a competitividade, a sustentabilidade, as indústrias criativas, a cultura e a qualidade de vida. ABSTRACT: Increasing urban migration has inspired a debate about the need for new approaches and standards for adapting urban areas to an emerging diversification of its residents. The reorientation of current models towards new modes of social and cultural adaptability may represent a solution to this problem. Demands for improved quality of urban life are high and growing hence the pressures for creating new urban dynamics based on sustainable consumption patterns to propel creativity forwards, thus contributing to the emergence of creative production in a climate of successive changes. Creativity is a new approach in urban economics and policy. Creative cities, clusters and creative industries are attractive because they are orientated towards the future. In a climate of uncertainty, creative cities are increasingly seen as alternatives to traditional models of culture-led urban development. It is suggested that overcoming the problems associated with urban development require the participation of all parties concerned. Partnerships between local government and other stakeholders pose a critical challenge to meet the opportunities for achieving solutions to existing urban problems. This study explores theoretical issues, models and public policies concerning problems associated with operating partnerships in the pursuit of urban development that may lead to an increase in the application of creativity. Various strategies are proposed for the planning of creative cities to add value to the rich cultural heritage and promote cultural innovation. The implementation of such development strategies creates new prospects that warrant attention to varied elements, including creative capital, competitiveness, sustainability, creative industries, cultural heritage and quality of life.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:44:59Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1655porSimas, Sónia Cristina de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:15Zoai:ria.ua.pt:10773/1655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:16.236736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade urbana como estratégia de competitividade
title A criatividade urbana como estratégia de competitividade
spellingShingle A criatividade urbana como estratégia de competitividade
Simas, Sónia Cristina de Oliveira
Planeamento urbano
Desenvolvimento urbano
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento sustentável
Qualidade de vida
title_short A criatividade urbana como estratégia de competitividade
title_full A criatividade urbana como estratégia de competitividade
title_fullStr A criatividade urbana como estratégia de competitividade
title_full_unstemmed A criatividade urbana como estratégia de competitividade
title_sort A criatividade urbana como estratégia de competitividade
author Simas, Sónia Cristina de Oliveira
author_facet Simas, Sónia Cristina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas, Sónia Cristina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento urbano
Desenvolvimento urbano
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento sustentável
Qualidade de vida
topic Planeamento urbano
Desenvolvimento urbano
Desenvolvimento regional
Desenvolvimento sustentável
Qualidade de vida
description A crescente migração urbana tem vindo a alertar para a emergência da criação de novos padrões de adaptabilidade e habitabilidade social e cultural, que possibilitem a concentração desta pluralidade e diversidade humana emergente. Onde a qualidade de vida, se torna o objectivo fulcral e onde surge a necessidade de criar uma nova dinâmica urbana, baseada num conhecimento sustentável e numa criatividade permanente, que surja como resposta imediata às sucessivas mudanças. A criatividade é uma nova abordagem na economia e na política urbana. As cidades criativas, os clusters e indústrias criativas, surgem como esta resposta urgente e necessária, para o emergir da economia criativa, que é, por sua vez, o passaporte para todas as sociedades futuras. Pretende-se apresentar um leque de estratégias orientadoras, que permitam a implementação de um plano para as cidades criativas, valorizando o papel da cultura local, como fonte inspiradora e impulsionadora desta criatividade urbana. Estas estratégias assentam no delinear de modelos e políticas de governação, que tenham por base a participação e a colaboração entre os governantes e a população local, orientando as mentalidades à criatividade. A viabilidade urbana futura deverá ter em consideração a existência e a ligação de factores, como o capital criativo, a competitividade, a sustentabilidade, as indústrias criativas, a cultura e a qualidade de vida. ABSTRACT: Increasing urban migration has inspired a debate about the need for new approaches and standards for adapting urban areas to an emerging diversification of its residents. The reorientation of current models towards new modes of social and cultural adaptability may represent a solution to this problem. Demands for improved quality of urban life are high and growing hence the pressures for creating new urban dynamics based on sustainable consumption patterns to propel creativity forwards, thus contributing to the emergence of creative production in a climate of successive changes. Creativity is a new approach in urban economics and policy. Creative cities, clusters and creative industries are attractive because they are orientated towards the future. In a climate of uncertainty, creative cities are increasingly seen as alternatives to traditional models of culture-led urban development. It is suggested that overcoming the problems associated with urban development require the participation of all parties concerned. Partnerships between local government and other stakeholders pose a critical challenge to meet the opportunities for achieving solutions to existing urban problems. This study explores theoretical issues, models and public policies concerning problems associated with operating partnerships in the pursuit of urban development that may lead to an increase in the application of creativity. Various strategies are proposed for the planning of creative cities to add value to the rich cultural heritage and promote cultural innovation. The implementation of such development strategies creates new prospects that warrant attention to varied elements, including creative capital, competitiveness, sustainability, creative industries, cultural heritage and quality of life.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:44:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1655
url http://hdl.handle.net/10773/1655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137452065030144