Otimização de uma Linha de Produção de Tubos de Ar Condicionado para a Indústria Automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19225 |
Resumo: | O trabalho realizado consistiu na aplicação ferramentas de melhoria contínua para a redução do desperdício e da variabilidade dos processos ao longo da linha de produção AA23, com objetivo de determinar a capacidade da linha e de atingir os níveis de produtividade pretendidos. Verificou-se esta necessidade, uma vez que a linha tinha uma produtividade e eficiência inferiores às restantes linhas de produção da empresa. Adicionalmente, existiam poucos dados ou documentação que contribuíssem para o melhor conhecimento da linha, o que ultimamente justificou a necessidade de realizar uma análise profunda da linha AA23. Para tal, procedeu-se à análise dos processos da linha, aliada à aplicação integrada de ferramentas de melhoria contínua e Lean para determinar e otimizar a sua capacidade produtiva. Para tal, realizou-se um estudo de variabilidade. Inicialmente foram formadas famílias de referências, procedendo depois ao cálculo da proporção de pedidos por família e à medição dos tempos de ciclo. De seguida partiu-se para o cálculo do Work Content, do Takt Time e à determinação do número mínimo de operadores (N) sob a forma de vários métodos distintos. Finalmente, partiu-se para a realização do balanceado para N, N-1 e N+1 operadores. Após o balanceamento, foram efetuadas várias melhorias a nível do layout da linha, de forma a melhorar o funcionamento da linha e reduzir movimentação desnecessária dos colaboradores. Simultaneamente, foi realizada a implementação da metodologia de Constant Work-In-Progress (CONWIP) de forma a facilitar a gestão da produção dos componentes antes da sua entrada em linha. Foram também implementadas outras modificações, tanto a nível mecânico como a nível de documentação, para apoiar a produção e contribuir para o aumento da eficiência, qualidade e segurança da linha. Através do balanceamento, considerou-se, com base nos dados fornecidos, que inicialmente a linha era capaz de produzir 28 peças/hora. De seguida, partiu-se para a Iteração 1, onde se procedeu ao balanceamento da linha de acordo com os tempos medidos, para um funcionamento a 2 turnos. Finalmente, na Iteração 2, partiu-se para a aplicação de algumas melhorias e para a realização de um novo balanceamento, considerando um funcionamento de 3 turnos. No final, determinou-se a capacidade da linha, concluindo-se que esta poderia funcionar a 3 turnos com N-1 operadores ou a 2 turnos com N+1 operadores, com um objetivo de produção de 38,5 peças/hora ou de 66,5 peças/hora. As intervenções a nível da melhoria do layout contribuíram para a melhoria do fluxo produtivo na linha e nas áreas envolventes. Entre as alterações efetuadas, a substituição da máquina de cavilhas possibilitou a redução do tempo de ciclo em 59%. Da mesma forma, a implementação da metodologia CONWIP na linha facilitou a tarefa da gestão das fases de produção para os componentes antes da entrada em linha. Foram também executadas outras intervenções, que contribuíram para o aumento da robustez dos processos e do funcionamento da linha em geral Os resultados obtidos são então relevantes, uma vez que além de determinar e aumentar a capacidade da linha, verifica-se também o aumento da produtividade e eficiência da mesma, de 28,81% para 47,21% desde fevereiro a junho. O Overrall Equipment Effectiveness no mesmo período indica também uma subida de 28,2% para 46,2%, o que revela o sucesso das medidas aplicadas. |
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Para tal, realizou-se um estudo de variabilidade. Inicialmente foram formadas famílias de referências, procedendo depois ao cálculo da proporção de pedidos por família e à medição dos tempos de ciclo. De seguida partiu-se para o cálculo do Work Content, do Takt Time e à determinação do número mínimo de operadores (N) sob a forma de vários métodos distintos. Finalmente, partiu-se para a realização do balanceado para N, N-1 e N+1 operadores. Após o balanceamento, foram efetuadas várias melhorias a nível do layout da linha, de forma a melhorar o funcionamento da linha e reduzir movimentação desnecessária dos colaboradores. Simultaneamente, foi realizada a implementação da metodologia de Constant Work-In-Progress (CONWIP) de forma a facilitar a gestão da produção dos componentes antes da sua entrada em linha. Foram também implementadas outras modificações, tanto a nível mecânico como a nível de documentação, para apoiar a produção e contribuir para o aumento da eficiência, qualidade e segurança da linha. Através do balanceamento, considerou-se, com base nos dados fornecidos, que inicialmente a linha era capaz de produzir 28 peças/hora. De seguida, partiu-se para a Iteração 1, onde se procedeu ao balanceamento da linha de acordo com os tempos medidos, para um funcionamento a 2 turnos. Finalmente, na Iteração 2, partiu-se para a aplicação de algumas melhorias e para a realização de um novo balanceamento, considerando um funcionamento de 3 turnos. No final, determinou-se a capacidade da linha, concluindo-se que esta poderia funcionar a 3 turnos com N-1 operadores ou a 2 turnos com N+1 operadores, com um objetivo de produção de 38,5 peças/hora ou de 66,5 peças/hora. As intervenções a nível da melhoria do layout contribuíram para a melhoria do fluxo produtivo na linha e nas áreas envolventes. Entre as alterações efetuadas, a substituição da máquina de cavilhas possibilitou a redução do tempo de ciclo em 59%. Da mesma forma, a implementação da metodologia CONWIP na linha facilitou a tarefa da gestão das fases de produção para os componentes antes da entrada em linha. Foram também executadas outras intervenções, que contribuíram para o aumento da robustez dos processos e do funcionamento da linha em geral Os resultados obtidos são então relevantes, uma vez que além de determinar e aumentar a capacidade da linha, verifica-se também o aumento da produtividade e eficiência da mesma, de 28,81% para 47,21% desde fevereiro a junho. O Overrall Equipment Effectiveness no mesmo período indica também uma subida de 28,2% para 46,2%, o que revela o sucesso das medidas aplicadas.The presented work consisted of applying continuous improvement tools to reduce waste and process variability along the AA23 production line, with the aim of determining the line's capacity and achieving the desired productivity levels. This need was comproved, since the line had lower productivity and efficiency than the company's remaining production lines. Additionally, there was little data or documentation that contributed to a better knowledge of the line, which ultimately justified the need to carry out a thorough analysis of the AA23 line. To this end, the line's processes were analyzed, together with the integrated application of continuous improvement and Lean tools to determine and optimize its production capacity. To this end, a variability study was carried out. Initially, reference families were formed, then proceeding to the calculation of the proportion of orders per family and the measurement of cycle times. Then, the calculation of Work Content, Takt Time and the determination of the minimum number of operators (N) using several different methods was performed. Finally, it was decided to carry out the balanced performance for N, N-1 and N+1 operators. After balancing, several improvements were made to the layout of the line, in order to improve the operation of the line and reduce unnecessary movements from the employees. Simultaneously, the Constant Work-In-Progress (CONWIP) methodology was implemented in order to facilitate the management of the component’s production before their entrance on the production line. Other modifications were also implemented, both mechanically and in terms of documentation, to support production and contribute to the efficiency increase, quality and safety of the line. Through balancing, it was considered, based on the data provided, that initially the line was capable of producing 28 pieces/hour. Then, it went to Iteration 1, where the line was balanced according to the measured times, for a 2-shift operation. Finally, in Iteration 2, it was decided to apply some improvements and to carry out a new leveling, considering a 3-shift operation. In the end, the capacity of the line was determined, concluding that it could run 3 shifts with N-1 operators or 2 shifts with N+1 operators, with a production objective of 38,5 pieces/hour or 66,5 pieces/hour. Interventions in terms of improving the layout contributed to improving the production flow in the line and in the surrounding areas. Among the changes made, the replacement of the dowel machine made it possible to reduce the cycle time by 59%. Likewise, the implementation of the CONWIP methodology on the line made it easier to manage the production phases for the components before they enter the line itself. Other interventions were also carried out, which contributed to increasing the robustness of the processes and the operation of the line in general. The results obtained are therefore relevant, since in addition to determining and increasing the capacity of the line, there is also an increase in its productivity and efficiency, from 28,81% to 47,21% from February to June. The Overrall Equipment Effectiveness (OEE) in the same period also increased from 28,2% to 46,2%, which reveals the success of the measures applied.Pereira, Maria Teresa RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLaroca, Ana Isabel Carvalho de Sousa2021-12-29T14:56:13Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19225TID:202795748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:17.568424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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