A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preto, Leonel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Magalhães, Carlos Pires, Fernandes, Adília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/2744
Resumo: A simulação é uma estratégia formativa que visa melhorar habilidades e competências clínicas. O pressuposto básico que subjaz ao incremento das práticas simuladas em cuidados de enfermagem é a de que esta ferramenta favorece o processo formativo ao confrontar o aluno com situações predefinidas. Na tentativa de resolução dessas situações, e orientado pelo professor, o formando contextualiza o problema do qual detém um conhecimento prévio, pondo em jogo todos os subsídios teóricos adquiridos em sala de aulas, com vista a à compressão /solução do problema. Este método de ensino ajusta-se às situações que envolvam processos de tomada de decisão, ou então a actividades práticas e cuidados complexos, em que a exigência da tarefa excede a habilidade na tarefa, e o treino pode aperfeiçoar o desempenho e reduzir o erro. Com o crescimento da complexidade dos problemas reais a simulação constitui uma ferramenta cada vez mais usada em várias áreas do conhecimento. Alguns conceitos referentes a esta técnica de ensino são aqui apresentados.
id RCAP_a37eadf74f0890dc86b99474576cebb3
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativaSimulaçãoSimuladoresCuidarFormaçãoA simulação é uma estratégia formativa que visa melhorar habilidades e competências clínicas. O pressuposto básico que subjaz ao incremento das práticas simuladas em cuidados de enfermagem é a de que esta ferramenta favorece o processo formativo ao confrontar o aluno com situações predefinidas. Na tentativa de resolução dessas situações, e orientado pelo professor, o formando contextualiza o problema do qual detém um conhecimento prévio, pondo em jogo todos os subsídios teóricos adquiridos em sala de aulas, com vista a à compressão /solução do problema. Este método de ensino ajusta-se às situações que envolvam processos de tomada de decisão, ou então a actividades práticas e cuidados complexos, em que a exigência da tarefa excede a habilidade na tarefa, e o treino pode aperfeiçoar o desempenho e reduzir o erro. Com o crescimento da complexidade dos problemas reais a simulação constitui uma ferramenta cada vez mais usada em várias áreas do conhecimento. Alguns conceitos referentes a esta técnica de ensino são aqui apresentados.FormasauBiblioteca Digital do IPBPreto, LeonelMagalhães, Carlos PiresFernandes, Adília2010-11-09T15:19:03Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/2744porPreto, L; Magalhães, Carlos Pires; Fernandes, A. (2010). A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa. Sinais Vitais. ISSN 0873-5689. 89 p. 48-510872-8844info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:07:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:55:45.179556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa
title A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa
spellingShingle A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa
Preto, Leonel
Simulação
Simuladores
Cuidar
Formação
title_short A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa
title_full A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa
title_fullStr A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa
title_full_unstemmed A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa
title_sort A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa
author Preto, Leonel
author_facet Preto, Leonel
Magalhães, Carlos Pires
Fernandes, Adília
author_role author
author2 Magalhães, Carlos Pires
Fernandes, Adília
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Preto, Leonel
Magalhães, Carlos Pires
Fernandes, Adília
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação
Simuladores
Cuidar
Formação
topic Simulação
Simuladores
Cuidar
Formação
description A simulação é uma estratégia formativa que visa melhorar habilidades e competências clínicas. O pressuposto básico que subjaz ao incremento das práticas simuladas em cuidados de enfermagem é a de que esta ferramenta favorece o processo formativo ao confrontar o aluno com situações predefinidas. Na tentativa de resolução dessas situações, e orientado pelo professor, o formando contextualiza o problema do qual detém um conhecimento prévio, pondo em jogo todos os subsídios teóricos adquiridos em sala de aulas, com vista a à compressão /solução do problema. Este método de ensino ajusta-se às situações que envolvam processos de tomada de decisão, ou então a actividades práticas e cuidados complexos, em que a exigência da tarefa excede a habilidade na tarefa, e o treino pode aperfeiçoar o desempenho e reduzir o erro. Com o crescimento da complexidade dos problemas reais a simulação constitui uma ferramenta cada vez mais usada em várias áreas do conhecimento. Alguns conceitos referentes a esta técnica de ensino são aqui apresentados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-09T15:19:03Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/2744
url http://hdl.handle.net/10198/2744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Preto, L; Magalhães, Carlos Pires; Fernandes, A. (2010). A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa. Sinais Vitais. ISSN 0873-5689. 89 p. 48-51
0872-8844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Formasau
publisher.none.fl_str_mv Formasau
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135162387136512