A simulação de cuidados complexos. Uma nova ferramenta formativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/2744 |
Resumo: | A simulação é uma estratégia formativa que visa melhorar habilidades e competências clínicas. O pressuposto básico que subjaz ao incremento das práticas simuladas em cuidados de enfermagem é a de que esta ferramenta favorece o processo formativo ao confrontar o aluno com situações predefinidas. Na tentativa de resolução dessas situações, e orientado pelo professor, o formando contextualiza o problema do qual detém um conhecimento prévio, pondo em jogo todos os subsídios teóricos adquiridos em sala de aulas, com vista a à compressão /solução do problema. Este método de ensino ajusta-se às situações que envolvam processos de tomada de decisão, ou então a actividades práticas e cuidados complexos, em que a exigência da tarefa excede a habilidade na tarefa, e o treino pode aperfeiçoar o desempenho e reduzir o erro. Com o crescimento da complexidade dos problemas reais a simulação constitui uma ferramenta cada vez mais usada em várias áreas do conhecimento. Alguns conceitos referentes a esta técnica de ensino são aqui apresentados. |
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