Guerra dos Tintureiros Produção Audiovisual sobre a cor Índigo e Carmesim
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/92238 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
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Guerra dos Tintureiros Produção Audiovisual sobre a cor Índigo e Carmesim...corcinema de animaçãoanimaçãoíndigocarmesimColouranimationindigocrimsondyeingDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA cor é um fator importante na vivência de um ser humano. Desde o aparecimento do cinema que vários autores apostam na cor nas suas animações como fenómeno de destaque e talento, como é o caso de Winsor McCay no filme Little Nemo in Slumberland, em 1911. O fenómeno da cor no cinema de animação fez despontar diversos autores. No entanto, foi em 1932 que a Walt Disney deu um incrível avanço na história da animação ao formar uma aliança com a empresa Techicolor; esta última desenvolvia processos tecnológicos de coloração de filmes. Estes processos permitiram elevar as animações a outro nível pois, os movimentos tornaram-se mais realistas e as cenas ganharam uma maior profundidade.A partir desse período, a animação foi atravessando vários estilos e tomando novas formas. Os avanços tecnológicos permitiram passar da animação “tradicional” 2D em acetato de celulose, para a animação digital 2D e 3D. Contudo, muitas das técnicas e regras base se mantém desde o início até aos dias de hoje.O projeto desenvolvido ao longo desta dissertação, permitiu experienciar as técnicas abordadas, realizando uma animação digital em 2D sobre duas cores propostas pela Universidade Politécnica de Tóquio: carmesim e índigo. Estas cores têm principal destaque na cultura japonesa, contudo foram, também, muito importantes na tinturaria na Europa durante a Idade Média e a Idade Moderna.Em suma, esta dissertação reflete a história do cinema de animação, dando principal ênfase à influência da cor neste meio. Em demonstração dos conteúdos abordados foi, por fim, desenvolvida uma produção audiovisual que dá a conhecer o papel de destaque que as cores índigo e carmesim tiveram na tinturaria da Europa.Colour is an important factor in the experience of a human being. Since the advent of cinema, several authors have bet on colour in their animations as a prominent phenomenon and talent, as is the case of Winsor McCay in the film Little Nemo in Slumberland, in 1911. The phenomenon of colour in animation cinema has made several authors become known. However, it was in 1932 that Walt Disney made an incredible breakthrough in the history of animation by forming an alliance with the company Techicolor; the latter was developing technological processes for colouring movies. These processes raised the animations to another level because the movements became more realistic and the scenes gained more depth.From this period on, animation has been crossing various styles and taking new forms. Technological advances have made it possible to move from “traditional” 2D cellulose acetate animation to 2D and 3D digital animation. Nevertheless, many of the basic techniques and rules remain from the beginning to the present day.The project developed throughout this dissertation has allowed us to experience the techniques covered, by making a 2D digital animation on two colours proposed by the Polytechnic University of Tokyo: crimson and indigo. These colours have a main prominence in Japanese culture, however they were also very important in dyeing in Europe during the Middle Ages and the Modern Age.In short, this dissertation reflects the history of animation cinema, giving main emphasis to the influence of colour in this medium. To demonstrate the contents that were approached, an audiovisual production was finally developed which shows the prominent role that indigo and crimson colours played in European dyeing.2020-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92238http://hdl.handle.net/10316/92238TID:202553612porGóis, Bruno Daniel Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:08:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:23.521998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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