Alguns contributos das ciências para a investigação de obras de arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/101809 https://doi.org/10.14195/0870-4112_3-5_4 |
Resumo: | O estudo científico de uma obra de arte pode ajudar a esclarecer muitos aspectos do seu percurso, desde a sua execução até à actualidade. Uma caracterização detalhada dos materiais aplicados ajuda os historiadores de arte e os peritos em obras de arte a complementar os dados estilísticos e documentais, permitindo estimar uma datação, uma autoria e eventuais alterações que tenha sofrido ao longo do tempo, assim como a identificação de falsificações. A descrição das abordagens comuns neste tipo de investigação é feita em função dos suportes das obras (pedra, madeira, metal, vidro, cerâmica, osso ou marfim, tecidos e documentos gráficos) e em função da sua decoração (distribuída por eventuais camadas de preparação, pintura e protecção). Apresentam- se as vantagens e desvantagens de cada técnica aplicada caso a caso. |
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Alguns contributos das ciências para a investigação de obras de arteSome contributions from the sciences to the investigation of artworksArteFalsificaçãoTécnicas científicasCaracterizaçãoIdentificaçãoForgeryScientific techniquesCharacterizationIdentificationO estudo científico de uma obra de arte pode ajudar a esclarecer muitos aspectos do seu percurso, desde a sua execução até à actualidade. Uma caracterização detalhada dos materiais aplicados ajuda os historiadores de arte e os peritos em obras de arte a complementar os dados estilísticos e documentais, permitindo estimar uma datação, uma autoria e eventuais alterações que tenha sofrido ao longo do tempo, assim como a identificação de falsificações. A descrição das abordagens comuns neste tipo de investigação é feita em função dos suportes das obras (pedra, madeira, metal, vidro, cerâmica, osso ou marfim, tecidos e documentos gráficos) e em função da sua decoração (distribuída por eventuais camadas de preparação, pintura e protecção). Apresentam- se as vantagens e desvantagens de cada técnica aplicada caso a caso.The scientific study of an artwork can help clarify many aspects of its history, from its execution to the present time. A detailed characterization of the materials used helps art historians and art experts complement stylistic and documentary data, allowing them to estimate a date, an authorship and any changes the artwork may have undergone over time, as well as to identify forgeries. The description of the common approaches in this type of research focuses on the artworks’ medium (stone, wood, metal, glass, pottery, bone or ivory, fabric, and graphic documents) and their decoration (distributed by potential layers of preparation, painting, and protection). The advantages and disadvantages of each technique are presented on a case-by-case basis.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/101809http://hdl.handle.net/10316/101809https://doi.org/10.14195/0870-4112_3-5_4por2183-71390870-4112Catarino, Lídia Maria GilGil, Francisco Paulo de Sá Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-15T20:44:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/101809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:18:55.497625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O estudo científico de uma obra de arte pode ajudar a esclarecer muitos aspectos do seu percurso, desde a sua execução até à actualidade. Uma caracterização detalhada dos materiais aplicados ajuda os historiadores de arte e os peritos em obras de arte a complementar os dados estilísticos e documentais, permitindo estimar uma datação, uma autoria e eventuais alterações que tenha sofrido ao longo do tempo, assim como a identificação de falsificações. A descrição das abordagens comuns neste tipo de investigação é feita em função dos suportes das obras (pedra, madeira, metal, vidro, cerâmica, osso ou marfim, tecidos e documentos gráficos) e em função da sua decoração (distribuída por eventuais camadas de preparação, pintura e protecção). Apresentam- se as vantagens e desvantagens de cada técnica aplicada caso a caso. |
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