A circularidade no setor têxtil: perspetiva dos cidadãos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86508 |
Resumo: | Dissertação de mestrado de Economia Industrial e das Empresas |
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A circularidade no setor têxtil: perspetiva dos cidadãosIndústria têxtilImpactos negativosResíduosEconomia circular102-D/2020Deposição de têxteisSoluções circularesReciclagemReutilizaçãoTextile industryNegative impactsWasteCircular economyDisposal of textilesCircular solutionsRecyclingReuseCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado de Economia Industrial e das EmpresasDiversas indústrias são responsáveis pelo aumento dos problemas ambientais atualmente vividos. Uma das mais impactantes é a indústria têxtil, que é predominantemente constituída por empresas que seguem o modelo fast fashion. Este modelo é caracterizado por produção rápida e contínua, constante novidade e sentido de necessidade e, consequentemente consumo impulsivo. À vista disso, não existe valorização dos recursos usados durante o processo produtivo nem o consumidor cria apego sentimental às peças de roupa compradas, provocando um aumento do descarte de produtos têxteis. De modo a atenuar os impactos negativos provocados pelas várias indústrias surgiu o conceito de economia circular que enuncia boas práticas a aplicar para a preservação e utilização de forma moderada dos recursos naturais de forma que futuras gerações possam usufruir dos mesmos. Interligado com a economia circular e de modo a colmatar os problemas provocados pela indústria têxtil, surgiu o decreto-lei 102-D/2020 que expõe a obrigatoriedade de separação dos resíduos têxteis. A literatura e os estudos realizados relativamente ao decreto-lei e às soluções a implementar para a sua execução, especialmente a reutilização de peças têxteis, são escassos. Assim, o presente estudo apresenta um trabalho de investigação sobre a consciencialização dos consumidores acerca dos impactos negativos provocados pela indústria têxtil, os seus hábitos de compra e deposição de têxteis e a recetividade dos mesmos a implementar medidas sustentáveis no seu quotidiano que irão ao encontro da concretização do decreto-lei. O estudo tem o foco de sensibilizar e educar os consumidores para a prática de medidas sustentáveis que promovam uma economia circular. Através de um questionário partilhado online, obtiveram-se 189 respostas válidas de consumidores de têxteis. Os resultados obtidos demonstraram que os consumidores têm perceção dos impactos negativos da indústria têxtil no meio ambiente. Os participantes afirmam ter responsabilidade pessoal para ajudar a colmatar estes problemas ambientais, e demonstraram recetividade no uso de peças têxteis compostas por fibras recicladas e fibras sustentáveis. Contudo, manifestaram baixo interesse na compra de peças reutilizadas. Com os dados apurados, é possível compreender as principais barreiras e motivações dos consumidores aquando da implementação de práticas circulares no seu dia a dia.Several industries are responsible for the increase in environmental problems currently faced. One of the most impactful is the textile industry, which is predominantly constituted of companies that follow the fast fashion model. This model is characterized by fast and continuous production, constant novelty and sense of need and, consequently, impulsive consumption. In view of this, there is no appreciation of the resources used during the production process nor does the consumer creates sentimental attachment to the garments purchased, causing an increase in the disposal of textile products. In order to mitigate the negative impacts caused by various industries, the concept of circular economy emerged, which sets out good practices to be applied for the preservation and moderate use of natural resources so that future generations can enjoy them. Interconnected with the circular economy and to solve the problems caused by the textile industry, the decree-law 102-D/2020 was created, which sets out the mandatory separation of textile waste. The literature and the studies carried out regarding the decree-law and the solutions to be implemented for its execution, more specifically the reuse of textile pieces, are scarce. Thus, this study presents a research work on the awareness of consumers about the negative impacts caused by the textile industry, their habits of purchase and disposal of textiles and their receptiveness to implement sustainable measures in their daily lives that will meet the implementation of the decree-law. The study focuses on raising awareness and educating consumers to practice sustainable measures that promote a circular economy. Through a shared online questionnaire, 189 valid responses were obtained from textile consumers. The results showed that consumers are aware of the negative impacts of the textile industry on the environment. Participants claim to have a personal responsibility to help remedy these environmental problems and showed receptiveness to wearing textiles made of recycled and sustainable fibres. However, they expressed low interest in buying reused garments. With the data collected, it is possible to understand the main barriers and motivations of consumers when implementing circular practices in their daily lives.Pinto, LígiaUniversidade do MinhoAfonso, Daniela Sofia Santos2023-09-062023-09-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86508por203355415info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-23T01:18:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:40.784157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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