A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruzeiro, Luís Humberto da Conceição Alves do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45653
Resumo: Nos últimos anos, o mundo corporativo tem enfrentado um fenómeno cada vez mais frequente: o surgimento de startups. Essas empresas, que muitas vezes contam com recursos limitados, pouca experiência e dimensões reduzidas, têm conquistado um espaço significativo no panorama corporativo e industrial. A chave para o sucesso das startups é a inovação, o pensamento “fora da caixa”, a criatividade e a capacidade de se destacar dos competidores. Com essas características, algumas startups conseguem desempenhar um papel de “disruptor” e conquistar o mercado. No entanto, nem todas as startups conseguem prosperar ou até mesmo sobreviver. De acordo com informações publicadas em 2021 pela EU-startups, cerca de 86% das startups estabelecidas entram em declínio em menos de 5 anos. Uma das formas de aumentar as chances de sobrevivência é o estabelecimento de parcerias com outras entidades. Essa estratégia pode oferecer acesso a mais recursos financeiros e economias de escala e até dar alguma experiência de como ultrapassar a burocracia. No entanto, é importante destacar que nem todas as parcerias são eficazes ou conseguem atingir as metas propostas por ambas as partes. Existem muitos fatores que podem impedir o sucesso das relações estabelecidas pelas startups. Fatores como a inexperiência, a ausência de comunicação e a falta de transparência de objetivos são comuns e podem comprometer qualquer tipo de parceria. Portanto, é essencial que as startups tenham em mente alguns pontos fulcrais para estabelecer uma boa parceria, desde a definição dos objetivos até à procura de parceiros adequados, à comunicação com a outra entidade e se possível à renovação da parceria. Com o objetivo de estudar as parcerias estabelecidas pelas startups do Instituto Pedro Nunes (IPN) e ajudar futuras startups a estabelecerem e gerirem parcerias de forma eficaz foi desenvolvido um projeto de investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas a startups do IPN. Da investigação sobre o tema e dos estudos de caso desenvolvidos resultou um guia (Apêndice 2) para auxiliar as startups a criarem parcerias de sucesso.
id RCAP_a3c72fe12c93a883003c11b24ac403a5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro NunesStartupParceriaPNNos últimos anos, o mundo corporativo tem enfrentado um fenómeno cada vez mais frequente: o surgimento de startups. Essas empresas, que muitas vezes contam com recursos limitados, pouca experiência e dimensões reduzidas, têm conquistado um espaço significativo no panorama corporativo e industrial. A chave para o sucesso das startups é a inovação, o pensamento “fora da caixa”, a criatividade e a capacidade de se destacar dos competidores. Com essas características, algumas startups conseguem desempenhar um papel de “disruptor” e conquistar o mercado. No entanto, nem todas as startups conseguem prosperar ou até mesmo sobreviver. De acordo com informações publicadas em 2021 pela EU-startups, cerca de 86% das startups estabelecidas entram em declínio em menos de 5 anos. Uma das formas de aumentar as chances de sobrevivência é o estabelecimento de parcerias com outras entidades. Essa estratégia pode oferecer acesso a mais recursos financeiros e economias de escala e até dar alguma experiência de como ultrapassar a burocracia. No entanto, é importante destacar que nem todas as parcerias são eficazes ou conseguem atingir as metas propostas por ambas as partes. Existem muitos fatores que podem impedir o sucesso das relações estabelecidas pelas startups. Fatores como a inexperiência, a ausência de comunicação e a falta de transparência de objetivos são comuns e podem comprometer qualquer tipo de parceria. Portanto, é essencial que as startups tenham em mente alguns pontos fulcrais para estabelecer uma boa parceria, desde a definição dos objetivos até à procura de parceiros adequados, à comunicação com a outra entidade e se possível à renovação da parceria. Com o objetivo de estudar as parcerias estabelecidas pelas startups do Instituto Pedro Nunes (IPN) e ajudar futuras startups a estabelecerem e gerirem parcerias de forma eficaz foi desenvolvido um projeto de investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas a startups do IPN. Da investigação sobre o tema e dos estudos de caso desenvolvidos resultou um guia (Apêndice 2) para auxiliar as startups a criarem parcerias de sucesso.Nunes, Rosa Maria CorreiaRibeiro, António Rui TrigoRepositório ComumCruzeiro, Luís Humberto da Conceição Alves do20232024-06-17T00:00:00Z2023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45653TID:203332008porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-27T02:17:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:48.013393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes
title A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes
spellingShingle A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes
Cruzeiro, Luís Humberto da Conceição Alves do
Startup
Parceria
PN
title_short A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes
title_full A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes
title_fullStr A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes
title_full_unstemmed A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes
title_sort A gestão das parcerias nas startups: perspetiva das startups do Instituto Pedro Nunes
author Cruzeiro, Luís Humberto da Conceição Alves do
author_facet Cruzeiro, Luís Humberto da Conceição Alves do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Rosa Maria Correia
Ribeiro, António Rui Trigo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruzeiro, Luís Humberto da Conceição Alves do
dc.subject.por.fl_str_mv Startup
Parceria
PN
topic Startup
Parceria
PN
description Nos últimos anos, o mundo corporativo tem enfrentado um fenómeno cada vez mais frequente: o surgimento de startups. Essas empresas, que muitas vezes contam com recursos limitados, pouca experiência e dimensões reduzidas, têm conquistado um espaço significativo no panorama corporativo e industrial. A chave para o sucesso das startups é a inovação, o pensamento “fora da caixa”, a criatividade e a capacidade de se destacar dos competidores. Com essas características, algumas startups conseguem desempenhar um papel de “disruptor” e conquistar o mercado. No entanto, nem todas as startups conseguem prosperar ou até mesmo sobreviver. De acordo com informações publicadas em 2021 pela EU-startups, cerca de 86% das startups estabelecidas entram em declínio em menos de 5 anos. Uma das formas de aumentar as chances de sobrevivência é o estabelecimento de parcerias com outras entidades. Essa estratégia pode oferecer acesso a mais recursos financeiros e economias de escala e até dar alguma experiência de como ultrapassar a burocracia. No entanto, é importante destacar que nem todas as parcerias são eficazes ou conseguem atingir as metas propostas por ambas as partes. Existem muitos fatores que podem impedir o sucesso das relações estabelecidas pelas startups. Fatores como a inexperiência, a ausência de comunicação e a falta de transparência de objetivos são comuns e podem comprometer qualquer tipo de parceria. Portanto, é essencial que as startups tenham em mente alguns pontos fulcrais para estabelecer uma boa parceria, desde a definição dos objetivos até à procura de parceiros adequados, à comunicação com a outra entidade e se possível à renovação da parceria. Com o objetivo de estudar as parcerias estabelecidas pelas startups do Instituto Pedro Nunes (IPN) e ajudar futuras startups a estabelecerem e gerirem parcerias de forma eficaz foi desenvolvido um projeto de investigação de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas a startups do IPN. Da investigação sobre o tema e dos estudos de caso desenvolvidos resultou um guia (Apêndice 2) para auxiliar as startups a criarem parcerias de sucesso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-06-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45653
TID:203332008
url http://hdl.handle.net/10400.26/45653
identifier_str_mv TID:203332008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133346089926656