Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Inês Isabel Luziário
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29280
Resumo: Com o presente estudo pretende-se investigar a existência de uma possível influência entre estímulos musicais na infância e a aprendizagem musical. Teoricamente, diversos estudos surgem sucessivamente remetendo para a importância e papel desempenhado pela música desde a gestação materna, perpetuando-se pela infância com um contributo fundamental para o desenvolvimento do Ser Humano de forma abrangente. Os principais veículos de transmissão de estímulos musicais surgem do meio sociocultural envolvente e da família. Tendo como objeto de estudo os alunos intervenientes no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada a realizar na Escola de Música do Conservatório Nacional, nos níveis de iniciação, médio e secundário, analisar-se-ão os seus percursos e a forma como a existência ou ausência de estímulos musicais na sua infância está relacionada com o seu desempenho ao longo do percurso de aprendizagem musical; Abstract: Supervised teaching report held at Escola de Música do Conservatório Nacional – The musical stimuli in childhood and its influence on musical learning. This study aims to investigate the existence of a possible influence between musical stimuli in childhood and musical learning. Theoretically, several studies appear successively referring to the importance and role played by music since the maternal pregnancy, perpetuating itself through childhood with a fundamental contribution to the development of the Human Being in a comprehensive way. The main vehicles for transmitting musical stimuli arise from the surrounding socio-cultural environment and the family. Having as object of study the students intervening during the Supervised Teaching Practice to be held at the Escola de Músca do Conservatório Nacional, in the initiation, middle and secondary levels, their paths and the way in which the existence or absence will be analyzed of musical stimuli in his childhood is related to his performance along the musical learning path.
id RCAP_a3cda4982d5a66ed9fce6661a5091a73
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musicalEstímulosMúsicaInfânciaAprendizagemStimuliMusicChildhoodLearningCom o presente estudo pretende-se investigar a existência de uma possível influência entre estímulos musicais na infância e a aprendizagem musical. Teoricamente, diversos estudos surgem sucessivamente remetendo para a importância e papel desempenhado pela música desde a gestação materna, perpetuando-se pela infância com um contributo fundamental para o desenvolvimento do Ser Humano de forma abrangente. Os principais veículos de transmissão de estímulos musicais surgem do meio sociocultural envolvente e da família. Tendo como objeto de estudo os alunos intervenientes no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada a realizar na Escola de Música do Conservatório Nacional, nos níveis de iniciação, médio e secundário, analisar-se-ão os seus percursos e a forma como a existência ou ausência de estímulos musicais na sua infância está relacionada com o seu desempenho ao longo do percurso de aprendizagem musical; Abstract: Supervised teaching report held at Escola de Música do Conservatório Nacional – The musical stimuli in childhood and its influence on musical learning. This study aims to investigate the existence of a possible influence between musical stimuli in childhood and musical learning. Theoretically, several studies appear successively referring to the importance and role played by music since the maternal pregnancy, perpetuating itself through childhood with a fundamental contribution to the development of the Human Being in a comprehensive way. The main vehicles for transmitting musical stimuli arise from the surrounding socio-cultural environment and the family. Having as object of study the students intervening during the Supervised Teaching Practice to be held at the Escola de Músca do Conservatório Nacional, in the initiation, middle and secondary levels, their paths and the way in which the existence or absence will be analyzed of musical stimuli in his childhood is related to his performance along the musical learning path.Universidade de Évora2021-03-12T15:25:54Z2021-03-122021-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29280http://hdl.handle.net/10174/29280TID:202666255porDepartamento de Músicainesilnunes@gmail.com203Nunes, Inês Isabel Luziárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:04.671037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical
title Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical
Nunes, Inês Isabel Luziário
Estímulos
Música
Infância
Aprendizagem
Stimuli
Music
Childhood
Learning
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical
author Nunes, Inês Isabel Luziário
author_facet Nunes, Inês Isabel Luziário
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Inês Isabel Luziário
dc.subject.por.fl_str_mv Estímulos
Música
Infância
Aprendizagem
Stimuli
Music
Childhood
Learning
topic Estímulos
Música
Infância
Aprendizagem
Stimuli
Music
Childhood
Learning
description Com o presente estudo pretende-se investigar a existência de uma possível influência entre estímulos musicais na infância e a aprendizagem musical. Teoricamente, diversos estudos surgem sucessivamente remetendo para a importância e papel desempenhado pela música desde a gestação materna, perpetuando-se pela infância com um contributo fundamental para o desenvolvimento do Ser Humano de forma abrangente. Os principais veículos de transmissão de estímulos musicais surgem do meio sociocultural envolvente e da família. Tendo como objeto de estudo os alunos intervenientes no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada a realizar na Escola de Música do Conservatório Nacional, nos níveis de iniciação, médio e secundário, analisar-se-ão os seus percursos e a forma como a existência ou ausência de estímulos musicais na sua infância está relacionada com o seu desempenho ao longo do percurso de aprendizagem musical; Abstract: Supervised teaching report held at Escola de Música do Conservatório Nacional – The musical stimuli in childhood and its influence on musical learning. This study aims to investigate the existence of a possible influence between musical stimuli in childhood and musical learning. Theoretically, several studies appear successively referring to the importance and role played by music since the maternal pregnancy, perpetuating itself through childhood with a fundamental contribution to the development of the Human Being in a comprehensive way. The main vehicles for transmitting musical stimuli arise from the surrounding socio-cultural environment and the family. Having as object of study the students intervening during the Supervised Teaching Practice to be held at the Escola de Músca do Conservatório Nacional, in the initiation, middle and secondary levels, their paths and the way in which the existence or absence will be analyzed of musical stimuli in his childhood is related to his performance along the musical learning path.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12T15:25:54Z
2021-03-12
2021-02-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29280
http://hdl.handle.net/10174/29280
TID:202666255
url http://hdl.handle.net/10174/29280
identifier_str_mv TID:202666255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
inesilnunes@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136672268419072