Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29280 |
Resumo: | Com o presente estudo pretende-se investigar a existência de uma possível influência entre estímulos musicais na infância e a aprendizagem musical. Teoricamente, diversos estudos surgem sucessivamente remetendo para a importância e papel desempenhado pela música desde a gestação materna, perpetuando-se pela infância com um contributo fundamental para o desenvolvimento do Ser Humano de forma abrangente. Os principais veículos de transmissão de estímulos musicais surgem do meio sociocultural envolvente e da família. Tendo como objeto de estudo os alunos intervenientes no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada a realizar na Escola de Música do Conservatório Nacional, nos níveis de iniciação, médio e secundário, analisar-se-ão os seus percursos e a forma como a existência ou ausência de estímulos musicais na sua infância está relacionada com o seu desempenho ao longo do percurso de aprendizagem musical; Abstract: Supervised teaching report held at Escola de Música do Conservatório Nacional – The musical stimuli in childhood and its influence on musical learning. This study aims to investigate the existence of a possible influence between musical stimuli in childhood and musical learning. Theoretically, several studies appear successively referring to the importance and role played by music since the maternal pregnancy, perpetuating itself through childhood with a fundamental contribution to the development of the Human Being in a comprehensive way. The main vehicles for transmitting musical stimuli arise from the surrounding socio-cultural environment and the family. Having as object of study the students intervening during the Supervised Teaching Practice to be held at the Escola de Músca do Conservatório Nacional, in the initiation, middle and secondary levels, their paths and the way in which the existence or absence will be analyzed of musical stimuli in his childhood is related to his performance along the musical learning path. |
id |
RCAP_a3cda4982d5a66ed9fce6661a5091a73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29280 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musicalEstímulosMúsicaInfânciaAprendizagemStimuliMusicChildhoodLearningCom o presente estudo pretende-se investigar a existência de uma possível influência entre estímulos musicais na infância e a aprendizagem musical. Teoricamente, diversos estudos surgem sucessivamente remetendo para a importância e papel desempenhado pela música desde a gestação materna, perpetuando-se pela infância com um contributo fundamental para o desenvolvimento do Ser Humano de forma abrangente. Os principais veículos de transmissão de estímulos musicais surgem do meio sociocultural envolvente e da família. Tendo como objeto de estudo os alunos intervenientes no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada a realizar na Escola de Música do Conservatório Nacional, nos níveis de iniciação, médio e secundário, analisar-se-ão os seus percursos e a forma como a existência ou ausência de estímulos musicais na sua infância está relacionada com o seu desempenho ao longo do percurso de aprendizagem musical; Abstract: Supervised teaching report held at Escola de Música do Conservatório Nacional – The musical stimuli in childhood and its influence on musical learning. This study aims to investigate the existence of a possible influence between musical stimuli in childhood and musical learning. Theoretically, several studies appear successively referring to the importance and role played by music since the maternal pregnancy, perpetuating itself through childhood with a fundamental contribution to the development of the Human Being in a comprehensive way. The main vehicles for transmitting musical stimuli arise from the surrounding socio-cultural environment and the family. Having as object of study the students intervening during the Supervised Teaching Practice to be held at the Escola de Músca do Conservatório Nacional, in the initiation, middle and secondary levels, their paths and the way in which the existence or absence will be analyzed of musical stimuli in his childhood is related to his performance along the musical learning path.Universidade de Évora2021-03-12T15:25:54Z2021-03-122021-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29280http://hdl.handle.net/10174/29280TID:202666255porDepartamento de Músicainesilnunes@gmail.com203Nunes, Inês Isabel Luziárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:04.671037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical Nunes, Inês Isabel Luziário Estímulos Música Infância Aprendizagem Stimuli Music Childhood Learning |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música do Conservatório Nacional - Os estímulos musicais na infância e a sua influência na aprendizagem musical |
author |
Nunes, Inês Isabel Luziário |
author_facet |
Nunes, Inês Isabel Luziário |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Inês Isabel Luziário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estímulos Música Infância Aprendizagem Stimuli Music Childhood Learning |
topic |
Estímulos Música Infância Aprendizagem Stimuli Music Childhood Learning |
description |
Com o presente estudo pretende-se investigar a existência de uma possível influência entre estímulos musicais na infância e a aprendizagem musical. Teoricamente, diversos estudos surgem sucessivamente remetendo para a importância e papel desempenhado pela música desde a gestação materna, perpetuando-se pela infância com um contributo fundamental para o desenvolvimento do Ser Humano de forma abrangente. Os principais veículos de transmissão de estímulos musicais surgem do meio sociocultural envolvente e da família. Tendo como objeto de estudo os alunos intervenientes no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada a realizar na Escola de Música do Conservatório Nacional, nos níveis de iniciação, médio e secundário, analisar-se-ão os seus percursos e a forma como a existência ou ausência de estímulos musicais na sua infância está relacionada com o seu desempenho ao longo do percurso de aprendizagem musical; Abstract: Supervised teaching report held at Escola de Música do Conservatório Nacional – The musical stimuli in childhood and its influence on musical learning. This study aims to investigate the existence of a possible influence between musical stimuli in childhood and musical learning. Theoretically, several studies appear successively referring to the importance and role played by music since the maternal pregnancy, perpetuating itself through childhood with a fundamental contribution to the development of the Human Being in a comprehensive way. The main vehicles for transmitting musical stimuli arise from the surrounding socio-cultural environment and the family. Having as object of study the students intervening during the Supervised Teaching Practice to be held at the Escola de Músca do Conservatório Nacional, in the initiation, middle and secondary levels, their paths and the way in which the existence or absence will be analyzed of musical stimuli in his childhood is related to his performance along the musical learning path. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-12T15:25:54Z 2021-03-12 2021-02-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29280 http://hdl.handle.net/10174/29280 TID:202666255 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29280 |
identifier_str_mv |
TID:202666255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música inesilnunes@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136672268419072 |