Imagem e desafios da profissão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6975 |
Resumo: | Este texto procurou evidenciar os factores que desafiam a profissionalidade docente no quadro da nossa contemporaneidade e influenciam a imagem social da profissão, tendo em referência a situação dos professores do ensino básico. Pretendendo representar os desafios do trabalho do professor no Século XXI, recorremos a três metáforas: professor-arquitecto, professor-influenciador e professor-construtor. |
id |
RCAP_a3d2a0f4224dd1fe9290b7a15650b8d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Imagem e desafios da profissão docenteProfessor arquitectoProfessor influenciadorProfessor construtorProfissão docenteEste texto procurou evidenciar os factores que desafiam a profissionalidade docente no quadro da nossa contemporaneidade e influenciam a imagem social da profissão, tendo em referência a situação dos professores do ensino básico. Pretendendo representar os desafios do trabalho do professor no Século XXI, recorremos a três metáforas: professor-arquitecto, professor-influenciador e professor-construtor.ProfediçõesBiblioteca Digital do IPBBonifácio, Evangelina2012-05-24T09:57:53Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6975porBonifácio, Evangelina(2010) - Imagem e desafios da profissão docente. A Página da Educação. ISSN 1647-3248. II:188, p. 38-391647-3248info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:16:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:42.004961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem e desafios da profissão docente |
title |
Imagem e desafios da profissão docente |
spellingShingle |
Imagem e desafios da profissão docente Bonifácio, Evangelina Professor arquitecto Professor influenciador Professor construtor Profissão docente |
title_short |
Imagem e desafios da profissão docente |
title_full |
Imagem e desafios da profissão docente |
title_fullStr |
Imagem e desafios da profissão docente |
title_full_unstemmed |
Imagem e desafios da profissão docente |
title_sort |
Imagem e desafios da profissão docente |
author |
Bonifácio, Evangelina |
author_facet |
Bonifácio, Evangelina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonifácio, Evangelina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor arquitecto Professor influenciador Professor construtor Profissão docente |
topic |
Professor arquitecto Professor influenciador Professor construtor Profissão docente |
description |
Este texto procurou evidenciar os factores que desafiam a profissionalidade docente no quadro da nossa contemporaneidade e influenciam a imagem social da profissão, tendo em referência a situação dos professores do ensino básico. Pretendendo representar os desafios do trabalho do professor no Século XXI, recorremos a três metáforas: professor-arquitecto, professor-influenciador e professor-construtor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2012-05-24T09:57:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/6975 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/6975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bonifácio, Evangelina(2010) - Imagem e desafios da profissão docente. A Página da Educação. ISSN 1647-3248. II:188, p. 38-39 1647-3248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Profedições |
publisher.none.fl_str_mv |
Profedições |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135207362658304 |