A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto Carmo, Mariana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/7548
Resumo: Este artigo pretende acrescentar conhecimento sobre a comunicação não verbal (CNV) e a sua influência no turismo, utilizando o estudo de caso de um hotel de cinco estrelas em Sintra. Estudos mostram a necessidade da aplicação de uma correta comunicação para obter os melhores resultados ao nível de hospitalidade, no entanto, as referências e as fundamentações sobre a CNV são pouco aprofundadas. Os objetivos são perceber de que modo são aplicados os elementos da CNV no atendimento feito no Front Office (FO); se existe e qual a formação no hotel sobre a CNV; e qual a perceção que tanto os colaboradores como as chefias têm sobre a utilização dos elementos da CNV. A investigação tem um caráter qualitativo. A recolha de informação baseou-se em dados bibliográficos e informações recolhidas no hotel. Os resultados apresentados são baseados na observação direta feita no FO, assim como nas respostas obtidas em entrevistas semiestruturadas. Aferiu-se que os colaboradores, apesar de terem uma formação de curta duração para a interação direta com o hóspede/cliente, se empenham em aplicar a CNV, recorrendo a um sorriso profissional e ao contacto visual.
id RCAP_a3e7f546709bfe703f6b210c0d9b6db3
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/7548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintracomunicação omnicanalhotelariacomunicação não verbalturismoatendimentoomnichannel communicationhospitalitynonverbal communicationtourism customer serviceEste artigo pretende acrescentar conhecimento sobre a comunicação não verbal (CNV) e a sua influência no turismo, utilizando o estudo de caso de um hotel de cinco estrelas em Sintra. Estudos mostram a necessidade da aplicação de uma correta comunicação para obter os melhores resultados ao nível de hospitalidade, no entanto, as referências e as fundamentações sobre a CNV são pouco aprofundadas. Os objetivos são perceber de que modo são aplicados os elementos da CNV no atendimento feito no Front Office (FO); se existe e qual a formação no hotel sobre a CNV; e qual a perceção que tanto os colaboradores como as chefias têm sobre a utilização dos elementos da CNV. A investigação tem um caráter qualitativo. A recolha de informação baseou-se em dados bibliográficos e informações recolhidas no hotel. Os resultados apresentados são baseados na observação direta feita no FO, assim como nas respostas obtidas em entrevistas semiestruturadas. Aferiu-se que os colaboradores, apesar de terem uma formação de curta duração para a interação direta com o hóspede/cliente, se empenham em aplicar a CNV, recorrendo a um sorriso profissional e ao contacto visual.This article aims to add knowledge about nonverbal communication (CNV) and its influence on tourism using the case study of a 5* hotel in Sintra. Studies show the need to apply correct communication to obtain the best results in terms of hospitality, however the references and rationale about CNV are little detailed. The objectives are to understand how CNV elements are applied to Front Office (FO) service; if there is and what is the training at the hotel about CNV; the perception that both employees and managers have about the use of CNV elements. The investigation has a qualitative nature. Information collection was based on bibliographic data and information collected at the hotel. The results presented are based on the direct observation made in the FO as well as the responses obtained to semi-structured interviews. Despite having a short training for direct interaction with the guest/client, the employees commit to apply the NVC, by using a professional smile and eye contact.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2020-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/7548porurn:doi:10.4000/cp.7548http://journals.openedition.org/cp/7548Neto Carmo, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T03:46:17Zoai:revues.org:cp/7548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:23.440860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra
title A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra
spellingShingle A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra
Neto Carmo, Mariana
comunicação omnicanal
hotelaria
comunicação não verbal
turismo
atendimento
omnichannel communication
hospitality
nonverbal communication
tourism customer service
title_short A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra
title_full A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra
title_fullStr A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra
title_full_unstemmed A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra
title_sort A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra
author Neto Carmo, Mariana
author_facet Neto Carmo, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto Carmo, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação omnicanal
hotelaria
comunicação não verbal
turismo
atendimento
omnichannel communication
hospitality
nonverbal communication
tourism customer service
topic comunicação omnicanal
hotelaria
comunicação não verbal
turismo
atendimento
omnichannel communication
hospitality
nonverbal communication
tourism customer service
description Este artigo pretende acrescentar conhecimento sobre a comunicação não verbal (CNV) e a sua influência no turismo, utilizando o estudo de caso de um hotel de cinco estrelas em Sintra. Estudos mostram a necessidade da aplicação de uma correta comunicação para obter os melhores resultados ao nível de hospitalidade, no entanto, as referências e as fundamentações sobre a CNV são pouco aprofundadas. Os objetivos são perceber de que modo são aplicados os elementos da CNV no atendimento feito no Front Office (FO); se existe e qual a formação no hotel sobre a CNV; e qual a perceção que tanto os colaboradores como as chefias têm sobre a utilização dos elementos da CNV. A investigação tem um caráter qualitativo. A recolha de informação baseou-se em dados bibliográficos e informações recolhidas no hotel. Os resultados apresentados são baseados na observação direta feita no FO, assim como nas respostas obtidas em entrevistas semiestruturadas. Aferiu-se que os colaboradores, apesar de terem uma formação de curta duração para a interação direta com o hóspede/cliente, se empenham em aplicar a CNV, recorrendo a um sorriso profissional e ao contacto visual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/7548
url http://journals.openedition.org/cp/7548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.7548
http://journals.openedition.org/cp/7548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130597874991104