The Impact of the Anchor Store on the Performance of a Commercial Centre (On the model of Sonae Sierra)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damian, Diana Simona
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1454
Resumo: Nesta tese de mestrado utilizamos um conjunto de dados relativos a estabelecimentos comerciais para analisar a complexidade económica de um grande Centro Comercial onde existem várias lojas que estão muito próximas entre si. Colocar um grande número de lojas num mesmo local permite ao consumidor economizar tempo e gera também uma rede complexa de externalidades e incentivos entre os lojistas e o mall developer. Os Centros Comerciais planificados têm geralmente vários tipos de lojas, nomeadamente as chamadas lojas-âncora, e vários retalhistas especializados que comercializam bens e serviços diversos e em geral substitutos. Os consumidores estão a par da qualidade e dos preços das lojas âncora e os Centros Comerciais não só lhes oferecem a possibilidade de conhecer produtos de outros retalhistas, como lhes permitem desta forma, economizar tempo e dinheiro. Nesta lógica, a colocação de ambos os tipos de estabelecimentos comerciais possuem benefícios mútuos. Este trabalho analisa o impacto das lojas-âncora no desempenho e resultados dos Centros Comerciais, e nos custos e desempenho das outras lojas. A análise empírica demonstra que uma maior presença de âncoras num centro comercial tem influência directa no aumento das vendas e, consequentemente, dos preços de arrendamento das outras lojas existentes no Centro Comercial em questão. Os resultados obtidos permitem concluir que as lojas-âncora aumentam o poder de atracção da clientela medido pelo número de pessoas que visita o Centro Comercial num dado momento, mas também que ultimamente, elas têm um menor impacto nas vendas por visitante.
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