O ‘cheio’ e o ‘vazio’ na construção da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marta Susana Trigueira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6985
Resumo: Esta dissertação centra-se sobre o crescimento das cidades, sobre os seus ‘cheios’ (edifícios) e sobre os ‘seus vazios’ (ruas e parcelas). Em particular, a dissertação parte de uma interrogação/inquietação: a existência de um vazio (parcela) de grandes dimensões numa área consolidada da cidade é um fenómeno aleatório ou tem por trás uma lógica que o relaciona, de modo estrutural, com outros vazios na cidade? Na resposta a esta pergunta aplicou-se um conceito da geografia urbana – o conceito de cintura periférica (fringe belt). A primeira parte da dissertação, após uma breve introdução, constitui uma revisão da literatura, percebendo como é que este tema, bem como o conceito de cintura periférica, que dá a estas parcelas vazias uma lógica de formação e estrutural, tem vindo a ser debatido. O conjunto de estudos sobre cinturas periféricas assentam não só num olhar para o desenvolvimento histórico-geográfico da cidade incluindo também perspetivas económicas, sociais e espaciais. A segunda parte, centrada no caso de estudo, identifica as cinturas periféricas que estruturam a cidade do Porto. Partindo de uma análise das parcelas, complementada pelo estudo das ruas e dos edifícios do Porto, identificam-se na cidade atual, três cinturas periféricas: interior, intermédia e exterior. Incluem-se nestas três cinturas diferentes usos como industrias, institucionais, estações ferroviárias, armazéns, e espaços abertos e vazios. A terceira parte da dissertação centra-se no projeto de intervenção no Parque das Camélias. O tema do ‘cheio’ e do ‘vazio’, e em particular do ‘vazio’ constituído pelo interior do quarteirão e assumido como espaço público, é explorado. Debatem-se, num quadro mais geral da história urbana do quarteirão das Camélias, as permanências e as transformações resultantes do projeto de intervenção. Por fim, apresenta-se um conjunto de conclusões e recomendações futuras.
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