Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiras, Margarida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Eva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4240
Resumo: Os sistemas de saúde assumem a responsabilidade não só de melhorar a saúde das populações mas também de as proteger do custo da doença e de as tratar com dignidade. Tendo por base as três dimensões que definem os sistemas de saúde (regulação, financiamento e prestação), e que cada dimensão pode ser dominada por três tipos de atores (estado, social e privado), no âmbito deste trabalho é nosso propósito estudar os sistemas de saúde de tipo Seguro Nacional de Saúde (nomeadamente dos países como o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia e a Irlanda), na perspetiva das respostas às legitimas expectativas dos cidadãos. Assim, iremos proceder a uma revisão da literatura para chegarmos aos objetivos específicos: (i) descrever sucintamente os sistemas de saúde baseados no seguro nacional de saúde, onde se podem incluir a Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia; (ii) caracterizar o conceito de responsiveness; (iii) identificar a presença da responsiveness nestes sistemas. A forma como os sistemas de saúde interagem com as pessoas é determinante para o seu bem estar. Avaliar o desempenho dos sistemas de saúde não se limita à avaliação dos resultados em saúde mas também no respeito e integração dos princípios éticos e dos direitos humanos.
id RCAP_a3f8b13d07f12ff3f7a1c81a62f8a3aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãosGestão em saúdeSistema de saúdeSeguro nacional de saúdeCanadáAustráliaNova ZelândiaIrlandaOs sistemas de saúde assumem a responsabilidade não só de melhorar a saúde das populações mas também de as proteger do custo da doença e de as tratar com dignidade. Tendo por base as três dimensões que definem os sistemas de saúde (regulação, financiamento e prestação), e que cada dimensão pode ser dominada por três tipos de atores (estado, social e privado), no âmbito deste trabalho é nosso propósito estudar os sistemas de saúde de tipo Seguro Nacional de Saúde (nomeadamente dos países como o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia e a Irlanda), na perspetiva das respostas às legitimas expectativas dos cidadãos. Assim, iremos proceder a uma revisão da literatura para chegarmos aos objetivos específicos: (i) descrever sucintamente os sistemas de saúde baseados no seguro nacional de saúde, onde se podem incluir a Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia; (ii) caracterizar o conceito de responsiveness; (iii) identificar a presença da responsiveness nestes sistemas. A forma como os sistemas de saúde interagem com as pessoas é determinante para o seu bem estar. Avaliar o desempenho dos sistemas de saúde não se limita à avaliação dos resultados em saúde mas também no respeito e integração dos princípios éticos e dos direitos humanos.Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaRCIPLEiras, MargaridaSousa, Eva2015-02-11T11:21:52Z2014-042014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4240porEiras M, Sousa E. Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos. In Seminário O sistema nacional de saúde nacional e internacional: história, actualidade e tendências, ESTeSL, 11 de Abril de 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:42.575747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos
title Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos
spellingShingle Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos
Eiras, Margarida
Gestão em saúde
Sistema de saúde
Seguro nacional de saúde
Canadá
Austrália
Nova Zelândia
Irlanda
title_short Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos
title_full Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos
title_fullStr Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos
title_full_unstemmed Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos
title_sort Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos
author Eiras, Margarida
author_facet Eiras, Margarida
Sousa, Eva
author_role author
author2 Sousa, Eva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Eiras, Margarida
Sousa, Eva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em saúde
Sistema de saúde
Seguro nacional de saúde
Canadá
Austrália
Nova Zelândia
Irlanda
topic Gestão em saúde
Sistema de saúde
Seguro nacional de saúde
Canadá
Austrália
Nova Zelândia
Irlanda
description Os sistemas de saúde assumem a responsabilidade não só de melhorar a saúde das populações mas também de as proteger do custo da doença e de as tratar com dignidade. Tendo por base as três dimensões que definem os sistemas de saúde (regulação, financiamento e prestação), e que cada dimensão pode ser dominada por três tipos de atores (estado, social e privado), no âmbito deste trabalho é nosso propósito estudar os sistemas de saúde de tipo Seguro Nacional de Saúde (nomeadamente dos países como o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia e a Irlanda), na perspetiva das respostas às legitimas expectativas dos cidadãos. Assim, iremos proceder a uma revisão da literatura para chegarmos aos objetivos específicos: (i) descrever sucintamente os sistemas de saúde baseados no seguro nacional de saúde, onde se podem incluir a Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia; (ii) caracterizar o conceito de responsiveness; (iii) identificar a presença da responsiveness nestes sistemas. A forma como os sistemas de saúde interagem com as pessoas é determinante para o seu bem estar. Avaliar o desempenho dos sistemas de saúde não se limita à avaliação dos resultados em saúde mas também no respeito e integração dos princípios éticos e dos direitos humanos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2014-04-01T00:00:00Z
2015-02-11T11:21:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4240
url http://hdl.handle.net/10400.21/4240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Eiras M, Sousa E. Sistemas de seguro nacional de saúde e respostas às legitimas expectativas dos cidadãos. In Seminário O sistema nacional de saúde nacional e internacional: história, actualidade e tendências, ESTeSL, 11 de Abril de 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133394745950208