Aspetos da paródia em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13695 |
Resumo: | José Saramago (1922-2010) fez uso da intertextualidade para a composição de diversas obras, sendo a paródia um dos recursos mais frequentemente empregados para o estabelecimento dos diálogos entre textos. O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) é a obra na qual o diálogo paródico com um dos livros mais famosos do mundo, a Bíblia, se faz avultante. O objetivo desta reflexão é averiguar de que modo Saramago serve-se da paródia para o desenvolvimento de sua narrativa, tanto no que se refere à desconstrução clara e eficaz do texto bíblico, quanto no que diz respeito à manutenção de certos elementos contidos nos relatos canônicos para a posterior subversão. |
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Aspetos da paródia em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José SaramagoAspects of parody in O evangelho segundo Jesus Cristo, by José SaramagoJosé Saramago, 1922-2010O Evangelho Segundo Jesus CristoBíbliaParódiaBibleParodyODS::04:Educação de QualidadeJosé Saramago (1922-2010) fez uso da intertextualidade para a composição de diversas obras, sendo a paródia um dos recursos mais frequentemente empregados para o estabelecimento dos diálogos entre textos. O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) é a obra na qual o diálogo paródico com um dos livros mais famosos do mundo, a Bíblia, se faz avultante. O objetivo desta reflexão é averiguar de que modo Saramago serve-se da paródia para o desenvolvimento de sua narrativa, tanto no que se refere à desconstrução clara e eficaz do texto bíblico, quanto no que diz respeito à manutenção de certos elementos contidos nos relatos canônicos para a posterior subversão.The purpose of this reflection is to find out how José Saramago (1922-2010) uses parody for the development of his narrative, both regarding the clear and effective deconstruction of the biblical text and the maintenance of certain elements found in the canonical accounts for later subversion. This last characteristic of the parody is hardly taken into account in the various critical readings on the construction of the fictional discourse in O evangelho segundo Jesus Cristo (1991), since clearly the «deconstructive» parody, with the full subversion of biblical texts, can already be seen at a first reading of the narrative.Esta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Projeto UIDB/00077/2020.Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)Repositório AbertoNery, Antonio Augusto2023-05-04T15:08:26Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13695porNery, Antonio Augusto - Aspetos da paródia em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 4 (jan.-junho de 2020), p. 152-165https://doi.org/10.53943/ELCV.01202184-4097info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:48:40Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:40.781771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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