Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Susana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas Santos, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11413
Resumo: Com esta investigação procura-se alargar o conhecimento sobre as caraterísticas das organizações sociais em Portugal. Para além de ser abordado o conceito de organização social, o artigo apresenta um esboço do seu perfil contemplando as dimensões antiguidade, âmbito geográfico de atuação, dimensão das equipas de trabalho (colaboradores e voluntários), volume de recursos financeiros movimentados e beneficiários. A investigação adota uma metodologia quantitativa, através de dados primários recolhidos através de um inquérito por questionário enviado aos responsáveis de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) em Portugal e projetos cotados na Bolsa de Valores Sociais (BVS). Para análise dos dados foram adotadas técnicas de análise descritiva. A investigação realizada permitiu definir um perfil heterogéneo onde se destaca uma grande diversidade dos inputs utilizados (recursos humanos e financeiros) e do número de beneficiados que conseguem satisfazer. As organizações apresentam também características diferentes em função do tipo de iniciativa, âmbito geográfico e senioridade da organização.
id RCAP_a4180d62fc76d2a75bc83178ed93e9f1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em PortugalEmpreendedorismo socialOrganizações sociaisRecursosBeneficiáriosPortugalCom esta investigação procura-se alargar o conhecimento sobre as caraterísticas das organizações sociais em Portugal. Para além de ser abordado o conceito de organização social, o artigo apresenta um esboço do seu perfil contemplando as dimensões antiguidade, âmbito geográfico de atuação, dimensão das equipas de trabalho (colaboradores e voluntários), volume de recursos financeiros movimentados e beneficiários. A investigação adota uma metodologia quantitativa, através de dados primários recolhidos através de um inquérito por questionário enviado aos responsáveis de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) em Portugal e projetos cotados na Bolsa de Valores Sociais (BVS). Para análise dos dados foram adotadas técnicas de análise descritiva. A investigação realizada permitiu definir um perfil heterogéneo onde se destaca uma grande diversidade dos inputs utilizados (recursos humanos e financeiros) e do número de beneficiados que conseguem satisfazer. As organizações apresentam também características diferentes em função do tipo de iniciativa, âmbito geográfico e senioridade da organização.IESRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBernardino, SusanaFreitas Santos, José2018-04-20T11:45:14Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11413porBernardino, S. & Freitas Santos, J. (2017). Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal. Research Notes on Impact Economy, 1, 27-34.10400.22/11413info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:47.334595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal
title Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal
spellingShingle Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal
Bernardino, Susana
Empreendedorismo social
Organizações sociais
Recursos
Beneficiários
Portugal
title_short Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal
title_full Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal
title_fullStr Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal
title_full_unstemmed Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal
title_sort Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal
author Bernardino, Susana
author_facet Bernardino, Susana
Freitas Santos, José
author_role author
author2 Freitas Santos, José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Susana
Freitas Santos, José
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo social
Organizações sociais
Recursos
Beneficiários
Portugal
topic Empreendedorismo social
Organizações sociais
Recursos
Beneficiários
Portugal
description Com esta investigação procura-se alargar o conhecimento sobre as caraterísticas das organizações sociais em Portugal. Para além de ser abordado o conceito de organização social, o artigo apresenta um esboço do seu perfil contemplando as dimensões antiguidade, âmbito geográfico de atuação, dimensão das equipas de trabalho (colaboradores e voluntários), volume de recursos financeiros movimentados e beneficiários. A investigação adota uma metodologia quantitativa, através de dados primários recolhidos através de um inquérito por questionário enviado aos responsáveis de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) em Portugal e projetos cotados na Bolsa de Valores Sociais (BVS). Para análise dos dados foram adotadas técnicas de análise descritiva. A investigação realizada permitiu definir um perfil heterogéneo onde se destaca uma grande diversidade dos inputs utilizados (recursos humanos e financeiros) e do número de beneficiados que conseguem satisfazer. As organizações apresentam também características diferentes em função do tipo de iniciativa, âmbito geográfico e senioridade da organização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-04-20T11:45:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11413
url http://hdl.handle.net/10400.22/11413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bernardino, S. & Freitas Santos, J. (2017). Contributos para a definição de um perfil das organizações sociais em Portugal. Research Notes on Impact Economy, 1, 27-34.
10400.22/11413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IES
publisher.none.fl_str_mv IES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131412658388992