Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de Caxiuanã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rosana Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11471
Resumo: Dissertação de Mestrado em Antropologia
id RCAP_a436837db81b189bedc934917a9acea8
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11471
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de CaxiuanãSaberes locaisEducação ambientalComunidades ribeirinhasEstudantesCotidianoAmazôniaKey wordsLocal knowledgeEnvironmental educationRiparian communitiesStudentsEveryday lifeDissertação de Mestrado em AntropologiaNa pesquisa foi investigado como os estudantes habloc (habitantes locais) de 1º ao 5º ano, pais e professores das comunidades ribeirinhas de Laranjal, Pedreira e Caxiuanã (Município de Melgaço – Pará - Brasil) participam no projeto de educação ambiental, em consonância com o Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Floresta Modelo de Caxiuanã (FMC), bem como as peculiares metodológicas de aprendizagem dos saberes da floresta, do rio e da terra nas escolas ribeirinhas das comunidades em estudo. A pesquisa é fruto de experiências e contato com alunos, professores e comunidades locais, via realização de oficinas de educação ambiental nas Olimpíadas de Ciência na Floresta de Caxiuana. Este estudo foi desenvolvido sob uma abordagem etnográfica, com recurso à observação participante, entrevistas, gravação de vídeos e elaboração de uma cartilha informativa que levará o resultado da pesquisa em uma linguagem local, para os espaços educativos formais e não formais (Escolas e Comunidades). Na transversalidade deste estudo, explora-se o tipo de transporte escolar, alimentação, e outras atividades consonantes dos estudantes ribeirinhos.In the research it was investigated how habloc students (locals) from 1st to 5th grade, parents and teachers of coastal communities of Laranjal, Pedreira and Caxiuanã participate in the environmental education project in line with the Sustainable Development Program (PDS) Forest Model Caxiuanã (FMC) as well as the peculiar methods of acquiring knowledge about the forest, river and land in riverine schools in the communities under study. This research is the fruit of experience and contact of the researcher with students, teachers and local communities, through developing environmental education workshops in the Science Olympics in Caxiuana Forest. This study was conducted under an ethnographic approach, using the participant observation, interviews, video recording and preparation of an information booklet that will lead the search result in a local language, for the formal educational spaces and non-formal (Schools and Communities). In the focus of this study, we explore the type of school transportation, food, and other consonants activities of riparian students. These communities are located in the National Forest Caxiuanã FLONAC inside and around the Scientific Ferreira Penna- FPSS station which marks the 3rd physical basis of the Pará Emilio Goeldi- MPEG Museum, which receives an average of 1,000 researchers per year and is the basis support for the development of research in the most varied themes. The study is a contribution to the riverside communities, bringing new techniques and environmental education approach for a sustainable future.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasAmante, Maria de FátimaRepositório da Universidade de LisboaNascimento, Rosana Oliveira2016-05-02T17:22:47Z2015-12-022015-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11471TID:201512220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:46.532184Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de Caxiuanã
title Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de Caxiuanã
spellingShingle Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de Caxiuanã
Nascimento, Rosana Oliveira
Saberes locais
Educação ambiental
Comunidades ribeirinhas
Estudantes
Cotidiano
Amazônia
Key words
Local knowledge
Environmental education
Riparian communities
Students
Everyday life
title_short Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de Caxiuanã
title_full Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de Caxiuanã
title_fullStr Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de Caxiuanã
title_full_unstemmed Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de Caxiuanã
title_sort Saberes locais e educação ambiental:etnografia do cotidiano nas comunidades ribeirinhas da floresta Nacional de Caxiuanã
author Nascimento, Rosana Oliveira
author_facet Nascimento, Rosana Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amante, Maria de Fátima
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Rosana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes locais
Educação ambiental
Comunidades ribeirinhas
Estudantes
Cotidiano
Amazônia
Key words
Local knowledge
Environmental education
Riparian communities
Students
Everyday life
topic Saberes locais
Educação ambiental
Comunidades ribeirinhas
Estudantes
Cotidiano
Amazônia
Key words
Local knowledge
Environmental education
Riparian communities
Students
Everyday life
description Dissertação de Mestrado em Antropologia
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-02
2015-12-02T00:00:00Z
2016-05-02T17:22:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11471
TID:201512220
url http://hdl.handle.net/10400.5/11471
identifier_str_mv TID:201512220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131061355020288