Aplicação do FMEA a sistemas de construção de viadutos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguéis, Bruno Manuel Couto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3853
Resumo: Dada a complexidade da construção de tabuleiros de viadutos com recurso ao cimbre ao solo e à viga de lançamento e dos riscos associados a essas operações, procedeu-se ao desenvolvimento de matrizes de avaliação qualitativa de análise de riscos (FMEA – método de análise de falhas e efeitos) à qual se associaram escalas de graduação do grau de risco. Este trabalho incide principalmente na avaliação de riscos desses dois processos construtivos. Iniciou-se pela classificação dos vários tipos de pontes/viadutos e pela análise dos principais processos construtivos aplicados na sua construção. Efectuou-se a análise da sinistralidade no sector da construção e de um método qualitativo de avaliação de riscos, o método de análise de falhas e efeitos (FMEA). Para se obter uma graduação quantitativa do grau de risco aplicaram-se dois métodos de valoração, tendo-se estimado, para um deles, os valores a atribuir à probabilidade da ocorrência com base nos dados da sinistralidade laboral. Da avaliação de riscos efectuada, resultaram valores para os 4 graus de risco (risco muito elevado, risco elevado, risco moderado e risco baixo) cujas consequências são materializadas pela severidade que pode decorrer para o(s) trabalhador(es). Efectuou-se a avaliação de riscos referida na construção do viaduto da ligação ferroviária da linha do Norte ao Porto de Aveiro.
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