A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Catarina Raposo Santos de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Carvalho, Ângela Cristina Ferreira Renna de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13770
Resumo: Este artigo dá a conhecer um estudo de caso realizado com o objetivo de averiguar a pertinência do uso didático de curtas-metragens na aula de Português Língua Estrangeira. O projeto foi desenvolvido junto de uma turma de nível A2, do Curso Anual de Português para Estrangeiros do ano letivo 2016-2017, no contexto do Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Neste sentido, partindo dos conhecimentos decorrentes da revisão da literatura sobre o tema e da análise do contexto de intervenção, planificámos e implementámos duas propostas de exploração didática de curtas-metragens, sob a orientação dos princípios metodológicos do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, e procedemos à recolha e análise de dados e consequente avaliação. Os resultados desta investigação permitem-nos confirmar as múltiplas possibilidades da curtametragem no desenho de atividades motivadoras, voltadas para o estudo de conteúdos variados, para o exercício integrado das atividades de língua primárias e para o desenvolvimento das diferentes competências mobilizadas na situação de comunicação.   DOI: https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14a3
id RCAP_a43f6856fb670827ff429b9e90830f99
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13770
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A curta-metragem como recurso didático na aula de PLEArtigosEste artigo dá a conhecer um estudo de caso realizado com o objetivo de averiguar a pertinência do uso didático de curtas-metragens na aula de Português Língua Estrangeira. O projeto foi desenvolvido junto de uma turma de nível A2, do Curso Anual de Português para Estrangeiros do ano letivo 2016-2017, no contexto do Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Neste sentido, partindo dos conhecimentos decorrentes da revisão da literatura sobre o tema e da análise do contexto de intervenção, planificámos e implementámos duas propostas de exploração didática de curtas-metragens, sob a orientação dos princípios metodológicos do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, e procedemos à recolha e análise de dados e consequente avaliação. Os resultados desta investigação permitem-nos confirmar as múltiplas possibilidades da curtametragem no desenho de atividades motivadoras, voltadas para o estudo de conteúdos variados, para o exercício integrado das atividades de língua primárias e para o desenvolvimento das diferentes competências mobilizadas na situação de comunicação.   DOI: https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14a3FLUP2024-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13770por1647-8770Matos, Catarina Raposo Santos deCarvalho, Ângela Cristina Ferreira Renna deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T07:00:30Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:07.837437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE
title A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE
spellingShingle A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE
Matos, Catarina Raposo Santos de
Artigos
title_short A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE
title_full A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE
title_fullStr A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE
title_full_unstemmed A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE
title_sort A curta-metragem como recurso didático na aula de PLE
author Matos, Catarina Raposo Santos de
author_facet Matos, Catarina Raposo Santos de
Carvalho, Ângela Cristina Ferreira Renna de
author_role author
author2 Carvalho, Ângela Cristina Ferreira Renna de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Catarina Raposo Santos de
Carvalho, Ângela Cristina Ferreira Renna de
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo dá a conhecer um estudo de caso realizado com o objetivo de averiguar a pertinência do uso didático de curtas-metragens na aula de Português Língua Estrangeira. O projeto foi desenvolvido junto de uma turma de nível A2, do Curso Anual de Português para Estrangeiros do ano letivo 2016-2017, no contexto do Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Neste sentido, partindo dos conhecimentos decorrentes da revisão da literatura sobre o tema e da análise do contexto de intervenção, planificámos e implementámos duas propostas de exploração didática de curtas-metragens, sob a orientação dos princípios metodológicos do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, e procedemos à recolha e análise de dados e consequente avaliação. Os resultados desta investigação permitem-nos confirmar as múltiplas possibilidades da curtametragem no desenho de atividades motivadoras, voltadas para o estudo de conteúdos variados, para o exercício integrado das atividades de língua primárias e para o desenvolvimento das diferentes competências mobilizadas na situação de comunicação.   DOI: https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14a3
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13770
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-8770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP
publisher.none.fl_str_mv FLUP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136836352737280