Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2092 |
Resumo: | O presente trabalho é uma dissertação realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo para obtenção do grau de Mestre em Gestão das Organizações. Em toda e qualquer organização, que conta com interação de pessoas, existem conflitos. Estes podem ser de vários tipos, ter várias causas e acarretam vantagens e desvantagens. A gestão de um conflito no seio de uma organização é da maior importância, já que quando é feita uma gestão positiva do mesmo podem ser eliminados os seus efeitos positivos e retirar da experiência até alguns positivos. Este estudo, exploratório e descritivo, debruça-se sobre o conflito interpessoal numa organização em concreto, a escola. Nas escolas todos os dias existem situações de conflito entre alunos ou entre alunos e docentes. Esta investigação tenta perceber se as causas associadas a estas situações são discussões, mal-entendidos, violência física ou verbal e ainda como são geridas estas situações. Quisemos também entender se os docentes estão familiarizados com técnicas para a gestão positiva de um conflito e se, dentro destas técnicas, a mediação é uma ferramenta viável e eficaz. Achamos importante responder a estas questões, já que são atuais e estão presentes no dia-a-dia das escolas. Aliada à pesquisa foi empregue um questionário a 123 docentes da Escola Secundária de Ponte de Lima, de modo a obter dados referentes à situação atual dos conflitos na escola e de que modo os docentes gerem essas situações. Foi-nos também possível com os dados obtidos compreender o uso de técnicas de gestão de conflitos por parte dos docentes. |
id |
RCAP_a45a967af92a7353c8c618c34f8f25a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2092 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolarConflitosEscola secundáriaAlunosDocentesO presente trabalho é uma dissertação realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo para obtenção do grau de Mestre em Gestão das Organizações. Em toda e qualquer organização, que conta com interação de pessoas, existem conflitos. Estes podem ser de vários tipos, ter várias causas e acarretam vantagens e desvantagens. A gestão de um conflito no seio de uma organização é da maior importância, já que quando é feita uma gestão positiva do mesmo podem ser eliminados os seus efeitos positivos e retirar da experiência até alguns positivos. Este estudo, exploratório e descritivo, debruça-se sobre o conflito interpessoal numa organização em concreto, a escola. Nas escolas todos os dias existem situações de conflito entre alunos ou entre alunos e docentes. Esta investigação tenta perceber se as causas associadas a estas situações são discussões, mal-entendidos, violência física ou verbal e ainda como são geridas estas situações. Quisemos também entender se os docentes estão familiarizados com técnicas para a gestão positiva de um conflito e se, dentro destas técnicas, a mediação é uma ferramenta viável e eficaz. Achamos importante responder a estas questões, já que são atuais e estão presentes no dia-a-dia das escolas. Aliada à pesquisa foi empregue um questionário a 123 docentes da Escola Secundária de Ponte de Lima, de modo a obter dados referentes à situação atual dos conflitos na escola e de que modo os docentes gerem essas situações. Foi-nos também possível com os dados obtidos compreender o uso de técnicas de gestão de conflitos por parte dos docentes.2018-11-27T13:03:15Z2018-07-25T00:00:00Z2018-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2092TID:202029743porSeromenho, Diogo Novaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:34Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:27.231321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar |
title |
Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar |
spellingShingle |
Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar Seromenho, Diogo Novais Conflitos Escola secundária Alunos Docentes |
title_short |
Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar |
title_full |
Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar |
title_fullStr |
Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar |
title_sort |
Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar |
author |
Seromenho, Diogo Novais |
author_facet |
Seromenho, Diogo Novais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seromenho, Diogo Novais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflitos Escola secundária Alunos Docentes |
topic |
Conflitos Escola secundária Alunos Docentes |
description |
O presente trabalho é uma dissertação realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo para obtenção do grau de Mestre em Gestão das Organizações. Em toda e qualquer organização, que conta com interação de pessoas, existem conflitos. Estes podem ser de vários tipos, ter várias causas e acarretam vantagens e desvantagens. A gestão de um conflito no seio de uma organização é da maior importância, já que quando é feita uma gestão positiva do mesmo podem ser eliminados os seus efeitos positivos e retirar da experiência até alguns positivos. Este estudo, exploratório e descritivo, debruça-se sobre o conflito interpessoal numa organização em concreto, a escola. Nas escolas todos os dias existem situações de conflito entre alunos ou entre alunos e docentes. Esta investigação tenta perceber se as causas associadas a estas situações são discussões, mal-entendidos, violência física ou verbal e ainda como são geridas estas situações. Quisemos também entender se os docentes estão familiarizados com técnicas para a gestão positiva de um conflito e se, dentro destas técnicas, a mediação é uma ferramenta viável e eficaz. Achamos importante responder a estas questões, já que são atuais e estão presentes no dia-a-dia das escolas. Aliada à pesquisa foi empregue um questionário a 123 docentes da Escola Secundária de Ponte de Lima, de modo a obter dados referentes à situação atual dos conflitos na escola e de que modo os docentes gerem essas situações. Foi-nos também possível com os dados obtidos compreender o uso de técnicas de gestão de conflitos por parte dos docentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-27T13:03:15Z 2018-07-25T00:00:00Z 2018-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2092 TID:202029743 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2092 |
identifier_str_mv |
TID:202029743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131529942663168 |