Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seromenho, Diogo Novais
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2092
Resumo: O presente trabalho é uma dissertação realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo para obtenção do grau de Mestre em Gestão das Organizações. Em toda e qualquer organização, que conta com interação de pessoas, existem conflitos. Estes podem ser de vários tipos, ter várias causas e acarretam vantagens e desvantagens. A gestão de um conflito no seio de uma organização é da maior importância, já que quando é feita uma gestão positiva do mesmo podem ser eliminados os seus efeitos positivos e retirar da experiência até alguns positivos. Este estudo, exploratório e descritivo, debruça-se sobre o conflito interpessoal numa organização em concreto, a escola. Nas escolas todos os dias existem situações de conflito entre alunos ou entre alunos e docentes. Esta investigação tenta perceber se as causas associadas a estas situações são discussões, mal-entendidos, violência física ou verbal e ainda como são geridas estas situações. Quisemos também entender se os docentes estão familiarizados com técnicas para a gestão positiva de um conflito e se, dentro destas técnicas, a mediação é uma ferramenta viável e eficaz. Achamos importante responder a estas questões, já que são atuais e estão presentes no dia-a-dia das escolas. Aliada à pesquisa foi empregue um questionário a 123 docentes da Escola Secundária de Ponte de Lima, de modo a obter dados referentes à situação atual dos conflitos na escola e de que modo os docentes gerem essas situações. Foi-nos também possível com os dados obtidos compreender o uso de técnicas de gestão de conflitos por parte dos docentes.
id RCAP_a45a967af92a7353c8c618c34f8f25a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2092
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolarConflitosEscola secundáriaAlunosDocentesO presente trabalho é uma dissertação realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo para obtenção do grau de Mestre em Gestão das Organizações. Em toda e qualquer organização, que conta com interação de pessoas, existem conflitos. Estes podem ser de vários tipos, ter várias causas e acarretam vantagens e desvantagens. A gestão de um conflito no seio de uma organização é da maior importância, já que quando é feita uma gestão positiva do mesmo podem ser eliminados os seus efeitos positivos e retirar da experiência até alguns positivos. Este estudo, exploratório e descritivo, debruça-se sobre o conflito interpessoal numa organização em concreto, a escola. Nas escolas todos os dias existem situações de conflito entre alunos ou entre alunos e docentes. Esta investigação tenta perceber se as causas associadas a estas situações são discussões, mal-entendidos, violência física ou verbal e ainda como são geridas estas situações. Quisemos também entender se os docentes estão familiarizados com técnicas para a gestão positiva de um conflito e se, dentro destas técnicas, a mediação é uma ferramenta viável e eficaz. Achamos importante responder a estas questões, já que são atuais e estão presentes no dia-a-dia das escolas. Aliada à pesquisa foi empregue um questionário a 123 docentes da Escola Secundária de Ponte de Lima, de modo a obter dados referentes à situação atual dos conflitos na escola e de que modo os docentes gerem essas situações. Foi-nos também possível com os dados obtidos compreender o uso de técnicas de gestão de conflitos por parte dos docentes.2018-11-27T13:03:15Z2018-07-25T00:00:00Z2018-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2092TID:202029743porSeromenho, Diogo Novaisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:42:34Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2092Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:27.231321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar
title Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar
spellingShingle Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar
Seromenho, Diogo Novais
Conflitos
Escola secundária
Alunos
Docentes
title_short Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar
title_full Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar
title_fullStr Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar
title_full_unstemmed Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar
title_sort Gestão de conflitos : gerir um conflito em ambiente escolar
author Seromenho, Diogo Novais
author_facet Seromenho, Diogo Novais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seromenho, Diogo Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos
Escola secundária
Alunos
Docentes
topic Conflitos
Escola secundária
Alunos
Docentes
description O presente trabalho é uma dissertação realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo para obtenção do grau de Mestre em Gestão das Organizações. Em toda e qualquer organização, que conta com interação de pessoas, existem conflitos. Estes podem ser de vários tipos, ter várias causas e acarretam vantagens e desvantagens. A gestão de um conflito no seio de uma organização é da maior importância, já que quando é feita uma gestão positiva do mesmo podem ser eliminados os seus efeitos positivos e retirar da experiência até alguns positivos. Este estudo, exploratório e descritivo, debruça-se sobre o conflito interpessoal numa organização em concreto, a escola. Nas escolas todos os dias existem situações de conflito entre alunos ou entre alunos e docentes. Esta investigação tenta perceber se as causas associadas a estas situações são discussões, mal-entendidos, violência física ou verbal e ainda como são geridas estas situações. Quisemos também entender se os docentes estão familiarizados com técnicas para a gestão positiva de um conflito e se, dentro destas técnicas, a mediação é uma ferramenta viável e eficaz. Achamos importante responder a estas questões, já que são atuais e estão presentes no dia-a-dia das escolas. Aliada à pesquisa foi empregue um questionário a 123 docentes da Escola Secundária de Ponte de Lima, de modo a obter dados referentes à situação atual dos conflitos na escola e de que modo os docentes gerem essas situações. Foi-nos também possível com os dados obtidos compreender o uso de técnicas de gestão de conflitos por parte dos docentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-27T13:03:15Z
2018-07-25T00:00:00Z
2018-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2092
TID:202029743
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2092
identifier_str_mv TID:202029743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131529942663168