Retórica na comunicação empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ivone Susana Marques de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9151
Resumo: Face à actual confusão terminológica e aos diferentes critérios de classificação pelos quais vêm sendo agrupadas as particulares formas de comunicação que ocorrem na empresa, procura-se mostrar como, no contexto do estudo em causa, faz sentido optar por um conceito lato de Comunicação Empresarial, que abranja tanto a comunicação com fins mercadológicos como a que persegue fins institucionais. Assinala-se a tonalidade persuasiva presente na generalidade dos actos comunicativos, que põem em marcha o projecto empresarial, mediante alguns exemplos que ilustram a necessidade de se prestar uma atenção muito particular ao cruzamento da argumentação com a persuasão discursiva. A retórica surge, então, como lugar central para o estudo da competência argumentativa pelo que, após breve enquadramento histórico da sua polémica emergência como disciplina, são analisadas as principais técnicas argumentativas que fazem com que a antiga retórica aristotélica possa ser vista como arte de encontrar, para cada questão, o argumento mais convicente. Complementarmente, actualiza-se o património retórico com o exame detalhado das estruturas lógico-argumentativas e das estratégias de persuasão elaboradas por Perelman, que integram uma Nova Retórica, mais apta a responder às questões do nosso tempo. O estudo foca, ainda, o desejável equilíbrio entre a eficácia e os limites éticos da retórica, e conclui pela necessidade de se estudar a comunicação, ao nível da empresa, do ponto de vista dos seus particulares efeitos persuasivos, o que, implicitamente, leva ao reconhecimento de uma retórica empresarial.
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