Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Patrícia Daniela Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78091
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a46588db30d5245cd6fd576ddbe3cf39
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionadaRisk Education in study of physical and social environment and in history and geography of Portugal: report of an experience in the context of supervised professional practiceEducação geográficaEducação para os riscosRiscos naturaisGeographical educationHazards educationNatural hazardsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio apresenta os resultados de uma “investigação-ação” sobre a temática do ensino dos Riscos Naturais que desenvolvemos no contexto de uma turma de 1.º ciclo e numa turma de 2.º ciclo do ensino básico nas cidades de Braga e Guimarães. Pretendeu ser um ensaio investigativo sobre a forma como a temática dos Riscos pode e deve ser integrada no âmbito da lecionação destes ciclos de estudos iniciais da escolaridade básica. Ao longo do relatório descrevemos a várias atividades didáticas que desenvolvemos com os nossos alunos de modo a abordar a temática dos riscos e aferimos as opiniões dos alunos sobre a temática através de um inquérito por questionário e de uma ficha de metacognição. Salienta-se que os alunos, de um modo geral, consideram a abordagem desta temática muito relevante. Deste modo, este relatório visa dar um pequeno contributo à pesquisa educacional sobre a importância da lecionação da temática dos Riscos nos anos iniciais da escolaridade obrigatória.This internship report shows the results of a “research-action” about the thematic of Natural Hazards that we developed in the context of a classroom of 1st cycle and another classroom of 2nd cycle of basic education in the cities of Braga and Guimarães. It tried to be a research activity about the way that Hazards can and must de integrated in the teaching in these lower levels of basic education. In this report, we describe several didactical activities that we developed with our pupils to approach the thematic of hazards and also to understand the opinions of our pupils about this issue applying a survey and a metacognition worksheet. We underline that our pupils, in a general way, consider this thematic very relevant. Like this, this report aims to give a small contribution for the educational research about the importance of the teaching about Hazards in the lower levels of basic education.Abay, Cristiana Martinha Maia Oliveira Fonseca CostaUniversidade do MinhoRocha, Patrícia Daniela Ferreira da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78091por202991768info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:54:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:43:53.867057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionada
Risk Education in study of physical and social environment and in history and geography of Portugal: report of an experience in the context of supervised professional practice
title Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionada
spellingShingle Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionada
Rocha, Patrícia Daniela Ferreira da
Educação geográfica
Educação para os riscos
Riscos naturais
Geographical education
Hazards education
Natural hazards
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionada
title_full Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionada
title_fullStr Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionada
title_full_unstemmed Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionada
title_sort Educação para os riscos em estudo do meio e em história e geografia de Portugal: relato de uma experiência em contexto de prática profissional supervisionada
author Rocha, Patrícia Daniela Ferreira da
author_facet Rocha, Patrícia Daniela Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abay, Cristiana Martinha Maia Oliveira Fonseca Costa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Patrícia Daniela Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação geográfica
Educação para os riscos
Riscos naturais
Geographical education
Hazards education
Natural hazards
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação geográfica
Educação para os riscos
Riscos naturais
Geographical education
Hazards education
Natural hazards
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78091
url https://hdl.handle.net/1822/78091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202991768
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132187142914048