Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/46012 |
Resumo: | O presente artigo mostra a importância da tradição remitologizadora à educação valorizando os vários tipos de imaginação, assim como as suas lições míticas. Numa primeira parte, problematizaremos a imaginação, prioritrariamente, a partir de Kieran Egan. Na segunda parte, apresentaremos o Pinóquio, de Rubem Alves, tecendo algumas reflexões na perspetiva da filosofia do imaginário educacional que nós vimos, ao longo dos últimos anos, construindo. Tais problematizações conduzem-nos a pensar a educação e o papel do Pedagogo desde as lições de cariz simbólico e mítico de Pinóquio, uma vez que elas sugerem a renúncia e a tentação de sufocar o destino do educando, assim como a renúncia ao projeto de fabricar o outro, negando-lhe a alteridade sempre desejável. |
id |
RCAP_a479835956566ba1e35bde5e0a18dc24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem AlvesWhen imagination is seen by educators: contributions from Kieran Eagan and Rubem AlvesImaginaçãoFormaçãoEducaçãoImaginationEducationInstructionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo mostra a importância da tradição remitologizadora à educação valorizando os vários tipos de imaginação, assim como as suas lições míticas. Numa primeira parte, problematizaremos a imaginação, prioritrariamente, a partir de Kieran Egan. Na segunda parte, apresentaremos o Pinóquio, de Rubem Alves, tecendo algumas reflexões na perspetiva da filosofia do imaginário educacional que nós vimos, ao longo dos últimos anos, construindo. Tais problematizações conduzem-nos a pensar a educação e o papel do Pedagogo desde as lições de cariz simbólico e mítico de Pinóquio, uma vez que elas sugerem a renúncia e a tentação de sufocar o destino do educando, assim como a renúncia ao projeto de fabricar o outro, negando-lhe a alteridade sempre desejável.This article demonstrates the importance of a re-mythicizing tradition to education, valuing the several types of imagination, as well as their mythical lessons. In the first section we problematize imagination, mainly through Kieran Egan. In the second part, we present Rubem Alves’ Pinóquio , developing some reflections under the perspective of educational imaginariness that we have been previously building. These problems lead us to think about education and the role of the Educator based o n the symbolic and mythical lessons of Pinóquio, since they suggest relinquishing and the temptation of suffocating the student’s destiny, as well as waiving the project of ‘fabricating the other’, denying them the always sought alterityFCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Pelotas (UFPel)Universidade do MinhoAraújo, Alberto FilipePeres, Lúcia Maria Vaz20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46012porAraújo, A. F. & Peres, L. M. Vaz (2015). Quando a Imaginação é olhada por Educadores: Contributos a partir de Kieran Egan e de Ruben Alves. Cadernos de Educação, nº 50, 1-14.2178-079Xhttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/5823/4247info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:07.785270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves When imagination is seen by educators: contributions from Kieran Eagan and Rubem Alves |
title |
Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves |
spellingShingle |
Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves Araújo, Alberto Filipe Imaginação Formação Educação Imagination Education Instruction Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves |
title_full |
Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves |
title_fullStr |
Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves |
title_full_unstemmed |
Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves |
title_sort |
Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves |
author |
Araújo, Alberto Filipe |
author_facet |
Araújo, Alberto Filipe Peres, Lúcia Maria Vaz |
author_role |
author |
author2 |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alberto Filipe Peres, Lúcia Maria Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginação Formação Educação Imagination Education Instruction Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Imaginação Formação Educação Imagination Education Instruction Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente artigo mostra a importância da tradição remitologizadora à educação valorizando os vários tipos de imaginação, assim como as suas lições míticas. Numa primeira parte, problematizaremos a imaginação, prioritrariamente, a partir de Kieran Egan. Na segunda parte, apresentaremos o Pinóquio, de Rubem Alves, tecendo algumas reflexões na perspetiva da filosofia do imaginário educacional que nós vimos, ao longo dos últimos anos, construindo. Tais problematizações conduzem-nos a pensar a educação e o papel do Pedagogo desde as lições de cariz simbólico e mítico de Pinóquio, uma vez que elas sugerem a renúncia e a tentação de sufocar o destino do educando, assim como a renúncia ao projeto de fabricar o outro, negando-lhe a alteridade sempre desejável. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/46012 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/46012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, A. F. & Peres, L. M. Vaz (2015). Quando a Imaginação é olhada por Educadores: Contributos a partir de Kieran Egan e de Ruben Alves. Cadernos de Educação, nº 50, 1-14. 2178-079X https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/5823/4247 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas (UFPel) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas (UFPel) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132959008096256 |