Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Peres, Lúcia Maria Vaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46012
Resumo: O presente artigo mostra a importância da tradição remitologizadora à educação valorizando os vários tipos de imaginação, assim como as suas lições míticas. Numa primeira parte, problematizaremos a imaginação, prioritrariamente, a partir de Kieran Egan. Na segunda parte, apresentaremos o Pinóquio, de Rubem Alves, tecendo algumas reflexões na perspetiva da filosofia do imaginário educacional que nós vimos, ao longo dos últimos anos, construindo. Tais problematizações conduzem-nos a pensar a educação e o papel do Pedagogo desde as lições de cariz simbólico e mítico de Pinóquio, uma vez que elas sugerem a renúncia e a tentação de sufocar o destino do educando, assim como a renúncia ao projeto de fabricar o outro, negando-lhe a alteridade sempre desejável.
id RCAP_a479835956566ba1e35bde5e0a18dc24
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem AlvesWhen imagination is seen by educators: contributions from Kieran Eagan and Rubem AlvesImaginaçãoFormaçãoEducaçãoImaginationEducationInstructionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente artigo mostra a importância da tradição remitologizadora à educação valorizando os vários tipos de imaginação, assim como as suas lições míticas. Numa primeira parte, problematizaremos a imaginação, prioritrariamente, a partir de Kieran Egan. Na segunda parte, apresentaremos o Pinóquio, de Rubem Alves, tecendo algumas reflexões na perspetiva da filosofia do imaginário educacional que nós vimos, ao longo dos últimos anos, construindo. Tais problematizações conduzem-nos a pensar a educação e o papel do Pedagogo desde as lições de cariz simbólico e mítico de Pinóquio, uma vez que elas sugerem a renúncia e a tentação de sufocar o destino do educando, assim como a renúncia ao projeto de fabricar o outro, negando-lhe a alteridade sempre desejável.This article demonstrates the importance of a re-mythicizing tradition to education, valuing the several types of imagination, as well as their mythical lessons. In the first section we problematize imagination, mainly through Kieran Egan. In the second part, we present Rubem Alves’ Pinóquio , developing some reflections under the perspective of educational imaginariness that we have been previously building. These problems lead us to think about education and the role of the Educator based o n the symbolic and mythical lessons of Pinóquio, since they suggest relinquishing and the temptation of suffocating the student’s destiny, as well as waiving the project of ‘fabricating the other’, denying them the always sought alterityFCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Pelotas (UFPel)Universidade do MinhoAraújo, Alberto FilipePeres, Lúcia Maria Vaz20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46012porAraújo, A. F. & Peres, L. M. Vaz (2015). Quando a Imaginação é olhada por Educadores: Contributos a partir de Kieran Egan e de Ruben Alves. Cadernos de Educação, nº 50, 1-14.2178-079Xhttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/5823/4247info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:07.785270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
When imagination is seen by educators: contributions from Kieran Eagan and Rubem Alves
title Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
spellingShingle Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
Araújo, Alberto Filipe
Imaginação
Formação
Educação
Imagination
Education
Instruction
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
title_full Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
title_fullStr Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
title_full_unstemmed Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
title_sort Quando a imaginação é olhada por educadores: Contributos a partir de Kieran Egane de Rubem Alves
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
Peres, Lúcia Maria Vaz
author_role author
author2 Peres, Lúcia Maria Vaz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Peres, Lúcia Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginação
Formação
Educação
Imagination
Education
Instruction
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Imaginação
Formação
Educação
Imagination
Education
Instruction
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente artigo mostra a importância da tradição remitologizadora à educação valorizando os vários tipos de imaginação, assim como as suas lições míticas. Numa primeira parte, problematizaremos a imaginação, prioritrariamente, a partir de Kieran Egan. Na segunda parte, apresentaremos o Pinóquio, de Rubem Alves, tecendo algumas reflexões na perspetiva da filosofia do imaginário educacional que nós vimos, ao longo dos últimos anos, construindo. Tais problematizações conduzem-nos a pensar a educação e o papel do Pedagogo desde as lições de cariz simbólico e mítico de Pinóquio, uma vez que elas sugerem a renúncia e a tentação de sufocar o destino do educando, assim como a renúncia ao projeto de fabricar o outro, negando-lhe a alteridade sempre desejável.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46012
url http://hdl.handle.net/1822/46012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, A. F. & Peres, L. M. Vaz (2015). Quando a Imaginação é olhada por Educadores: Contributos a partir de Kieran Egan e de Ruben Alves. Cadernos de Educação, nº 50, 1-14.
2178-079X
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/5823/4247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132959008096256