Microssimulação para um estudo do impacto de diferentes velocidades na segurança rodoviária e no tempo de viagem de vias urbanas: estudo de caso na cidade de Guimarães
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/70915 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
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Microssimulação para um estudo do impacto de diferentes velocidades na segurança rodoviária e no tempo de viagem de vias urbanas: estudo de caso na cidade de GuimarãesMicro-simulation for a study of the impact of different speeds on safety road travel and urban travel time: case study in the city of GuimarãesSimulação de tráfegoFluxo de tráfegoSegurança rodoviáriaConflitos de tráfegoTraffic simulationTraffic flowRoad safetyTraffic conflictEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Engenharia CivilNos dias que correm, a gestão da rede viária, recorrendo a sistemas informáticos, toma uma amplitude consideravelmente grande, sendo que, o uso da microssimulação como ferramenta suplementar para o estudo da rede torna essa gestão mais rápida e eficaz, evitando estudos in situ. No entanto, apesar de se mostrar uma ferramenta útil, é necessário que o modelo em estudo esteja o melhor representado possível de modo a obter resultados que mais se adequem à realidade da via, podendo uma má calibração do modelo fornecer resultados que não se adequem à boa gestão da via em estudo. Então, com recurso à microssimulação, mais concretamente ao software PTV VISSIM, será avaliado uma rede viária a nível microscópico assim como os parâmetros que mais influenciam o percurso dos utilizadores dentro da mesma. Os parâmetros serão modificados de acordo com o modelador de forma a obter um modelo o mais próximo da realidade possível. Serão também escolhidos os critérios mais adequados de modo para a calibração e validação do modelo. Será também analisada a segurança rodoviária da rede com recurso ao software SSAM. Aqui serão analisados os pontos de conflitos da rede, caracterizando-os quanto ao tipo e quanto à sua severidade. Posteriormente será introduzida uma análise de sensibilidade, onde serão modificados alguns parâmetros individualmente ou em conjunto, de modo a avaliar a sua influência na rede conseguindo assim avaliar a importância de cada um nos veículos.In recent days, the use of micro-simulation as an additional tool for the study of the network makes this management faster and more efficient, avoiding in situ studies. However, although it is a useful tool, it is necessary that the model under study is the best represented possible in order to obtain results that best fit the reality of the road, and a poor calibration of the model can provide results that do not fit the good management of the road under study. In this sense, using micro-simulation, more precisely to the VISSIM PTV software, a road network at the microscopic level will be evaluated as well as the parameters that most influence the route of the users within that network. The parameters will be modified according to the modeler so as to obtain a model as close to reality as possible. The most appropriate criteria for the calibration and validation of the model will also be chosen. The road safety of the network will also be analyzed using the SSAM software. Here the network's points of conflict will be analyzed, characterizing them as to the type and its severity. Subsequently, a sensitivity analysis will be introduced, where some parameters will be modified individually or together, in order to assess their influence on the network, thus assessing the importance of each in the vehicles.Ribeiro, PauloCunto, Flávio José CraveiroUniversidade do MinhoAraújo, Carlos Miguel Cardoso20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70915por202629619info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:26.667953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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