Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Nádia Filipa Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18676
Resumo: A promoção e desenvolvimento de um destino turístico através da realização de eventos tem sido uma das formas que as entidades governamentais encontraram para destacar e dinamizar as suas ações de desenvolvimento, com o objetivo de melhorar a imagem da localidade e/ou combater a sazonalidade. Tendo em conta que o futebol português tem sido um setor do país que mais se tem destacado ao nível global, devido a resultados históricos atingidos nas últimas duas décadas, de entre os quais se destaca a recente vitória da Seleção Portuguesa de Futebol no Europeu 2016 ou a conquista da Champions League, em 2004, pelo FC Porto, torna-se oportuna a análise da realização de um grande evento desportivo e a forma como este poderá influenciar a imagem transmitida aos agentes turísticos. Sendo, atualmente, considerada, pelos responsáveis da UEFA, a entidade que superintende o futebol europeu, como a principal competição europeia ao nível de clubes no futebol e, uma vez que Lisboa é também atualmente “um destino turístico que marca tendências e que dita a moda”1, o objetivo principal desta dissertação será verificar se a final da UCL Lisbon 2014 incentivou o crescimento da cidade de Lisboa e de que forma contribuiu para que esta se tornasse” a cidade mais cool da Europa”2. Com base nos dados recolhidos, e analisados através de uma metodologia mista, são apresentados os impactos gerais causados pela realização deste tipo de eventos, verificando-se que os setores da hotelaria e da restauração foram os mais beneficiados com a realização desta final em Lisboa. São ainda propostas algumas sugestões para a realização de investigações futuras, tendo por base a promoção e desenvolvimento de eventos desportivos, considerando que estes são uma mais-valia para a imagem turística e para a economia do país. Com esta dissertação, pretende-se contribuir para a dinamização da realização e investigação de eventos desportivos não só para que Lisboa se torne uma das capitais de Desporto Europeu, mas também para que Portugal consiga, através destes exemplos, atrair e fidelizar turistas ao destino.
id RCAP_a4affb882ea8d8ea9abce5e16142c992
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014TurismoDesportoEventosEventos DesportivosLisboaEstudo de casoFinal da Liga dos Campeões2014Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA promoção e desenvolvimento de um destino turístico através da realização de eventos tem sido uma das formas que as entidades governamentais encontraram para destacar e dinamizar as suas ações de desenvolvimento, com o objetivo de melhorar a imagem da localidade e/ou combater a sazonalidade. Tendo em conta que o futebol português tem sido um setor do país que mais se tem destacado ao nível global, devido a resultados históricos atingidos nas últimas duas décadas, de entre os quais se destaca a recente vitória da Seleção Portuguesa de Futebol no Europeu 2016 ou a conquista da Champions League, em 2004, pelo FC Porto, torna-se oportuna a análise da realização de um grande evento desportivo e a forma como este poderá influenciar a imagem transmitida aos agentes turísticos. Sendo, atualmente, considerada, pelos responsáveis da UEFA, a entidade que superintende o futebol europeu, como a principal competição europeia ao nível de clubes no futebol e, uma vez que Lisboa é também atualmente “um destino turístico que marca tendências e que dita a moda”1, o objetivo principal desta dissertação será verificar se a final da UCL Lisbon 2014 incentivou o crescimento da cidade de Lisboa e de que forma contribuiu para que esta se tornasse” a cidade mais cool da Europa”2. Com base nos dados recolhidos, e analisados através de uma metodologia mista, são apresentados os impactos gerais causados pela realização deste tipo de eventos, verificando-se que os setores da hotelaria e da restauração foram os mais beneficiados com a realização desta final em Lisboa. São ainda propostas algumas sugestões para a realização de investigações futuras, tendo por base a promoção e desenvolvimento de eventos desportivos, considerando que estes são uma mais-valia para a imagem turística e para a economia do país. Com esta dissertação, pretende-se contribuir para a dinamização da realização e investigação de eventos desportivos não só para que Lisboa se torne uma das capitais de Desporto Europeu, mas também para que Portugal consiga, através destes exemplos, atrair e fidelizar turistas ao destino.The promotion and development of a tourist destination through events has been one of the ways that governments have found to highlight and streamline their development actions, with the aim of improving the image of the locality and/or combating seasonality. Bearing in mind that Portuguese football has been one of the most outstanding sectors of the country at the global level, due to the historical results achieved in the last two decades, among which the recent victory of the Portuguese Football Team in the European Championship 2016 or FC Porto's 2004 Champions League achievement, makes it timely to analyze the conduct of a major sporting event and how it could influence the image transmitted to the tourism agents. Currently being considered, by UEFA officials, the body that oversees European football, as the main European club level competition in football and, since Lisbon is also currently "a tourist destination that marks trends and dictates fashion”3, the main objective of this dissertation will be to verify if the final of UCL Lisbon 2014 encouraged the growth of the city of Lisbon and in what way contributed to that it became "the coolest city of Europe”4. Based on the data collected, and analyzed through a mixed methodology, the general impacts caused by the realization of this type of events are presented, and the hospitality and catering sectors were the ones most benefited by the accomplishment of this final in Lisbon. Some suggestions are also proposed for conducting future research, based on the promotion and development of sporting events, considering that these are an added value for the tourist image and for the economy of the country. With this dissertation, we intend to contribute to the promotion of the realization and investigation of sporting events not only for Lisbon to become one of the European Sports capitals, but also for Portugal to be able, through these examples, to attract and retain tourists to the destination.Repositório ComumPais, Nádia Filipa Pinheiro2017-07-25T09:12:18Z2017-06-282017-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18676TID:201720078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:04.815575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014
title Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014
spellingShingle Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014
Pais, Nádia Filipa Pinheiro
Turismo
Desporto
Eventos
Eventos Desportivos
Lisboa
Estudo de caso
Final da Liga dos Campeões
2014
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014
title_full Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014
title_fullStr Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014
title_full_unstemmed Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014
title_sort Impacto de Eventos Desportivos no Turismo em Lisboa: Estudo de caso: UEFA Champions League Lisboa 2014
author Pais, Nádia Filipa Pinheiro
author_facet Pais, Nádia Filipa Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Nádia Filipa Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Desporto
Eventos
Eventos Desportivos
Lisboa
Estudo de caso
Final da Liga dos Campeões
2014
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Turismo
Desporto
Eventos
Eventos Desportivos
Lisboa
Estudo de caso
Final da Liga dos Campeões
2014
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A promoção e desenvolvimento de um destino turístico através da realização de eventos tem sido uma das formas que as entidades governamentais encontraram para destacar e dinamizar as suas ações de desenvolvimento, com o objetivo de melhorar a imagem da localidade e/ou combater a sazonalidade. Tendo em conta que o futebol português tem sido um setor do país que mais se tem destacado ao nível global, devido a resultados históricos atingidos nas últimas duas décadas, de entre os quais se destaca a recente vitória da Seleção Portuguesa de Futebol no Europeu 2016 ou a conquista da Champions League, em 2004, pelo FC Porto, torna-se oportuna a análise da realização de um grande evento desportivo e a forma como este poderá influenciar a imagem transmitida aos agentes turísticos. Sendo, atualmente, considerada, pelos responsáveis da UEFA, a entidade que superintende o futebol europeu, como a principal competição europeia ao nível de clubes no futebol e, uma vez que Lisboa é também atualmente “um destino turístico que marca tendências e que dita a moda”1, o objetivo principal desta dissertação será verificar se a final da UCL Lisbon 2014 incentivou o crescimento da cidade de Lisboa e de que forma contribuiu para que esta se tornasse” a cidade mais cool da Europa”2. Com base nos dados recolhidos, e analisados através de uma metodologia mista, são apresentados os impactos gerais causados pela realização deste tipo de eventos, verificando-se que os setores da hotelaria e da restauração foram os mais beneficiados com a realização desta final em Lisboa. São ainda propostas algumas sugestões para a realização de investigações futuras, tendo por base a promoção e desenvolvimento de eventos desportivos, considerando que estes são uma mais-valia para a imagem turística e para a economia do país. Com esta dissertação, pretende-se contribuir para a dinamização da realização e investigação de eventos desportivos não só para que Lisboa se torne uma das capitais de Desporto Europeu, mas também para que Portugal consiga, através destes exemplos, atrair e fidelizar turistas ao destino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25T09:12:18Z
2017-06-28
2017-06-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18676
TID:201720078
url http://hdl.handle.net/10400.26/18676
identifier_str_mv TID:201720078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135488295043072